Alojamento local cai a pique. Porto e Lisboa têm pouco mais de 5 mil imóveis ativos

O número de imóveis dedicados ao alojamento local no Porto e em Lisboa têm caído a pique. Há pouco mais de 5 mil imóveis ativos nas duas cidades.

Há um tremendo abismo entre o número de imóveis que consta no Registo Nacional de Alojamento Local (AL) e os que estão, de facto, em atividade e com movimento.

Em julho de 2021, o Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) indicava que havia 18.953 imóveis em Lisboa e 8.615 imóveis no Porto, escreve o jornal Público.

No entanto, se se olhar para os que estão inseridos em plataformas como o Airbnb e o Booking, em vez das 27.568 unidades de alojamento local, estão listadas apenas 16.256: 10.148 em Lisboa e 6.108 no Porto.

Agora, caso olhemos para os imóveis que estão a aceitar reservas e a registar taxas de ocupação, a realidade é bem diferente. Em julho deste ano, apenas 5.083 imóveis estavam de facto ativos: 2.789 na capital e 2.294 na Invicta.

No total, são menos 7.870 imóveis de alojamento local ativos dos que os 12.953 de dezembro de 2019, nas duas cidades, nas mesmas condições. A análise foi efetuada pela pela Confidencial Imobiliário (CI).

“O mercado de alojamento local nunca teve a dimensão económica que se lhe atribui, mesmo antes da pandemia de covid-19″, repara o diretor da CI, Ricardo Guimarães, realçando que o Registo Nacional de Alojamento Local “não está atualizado”.

O especialista diz que os decisores e o mercado deviam preocupar-se em perceber o que levou ao desaparecimento de 7.870 imóveis nas duas cidades em ano e meio.

“Importa perceber se esta descida de seis mil imóveis [só em Lisboa] não faz falta à cidade e ao setor do turismo. Tendo em conta o potencial, e o número de registos no Turismo de Portugal, o alojamento local tem apenas 44% dos imóveis em atividade“, acrescenta.

Eduardo Miranda, presidente da Associação de Alojamento Local em Portugal (ALEP), confirma que o RNAL está desatualizado. Lembrou ainda que quando a lei que permite às câmaras municipais restringir a atividade, em julho de 2018, houve de imediato uma “corrida aos registos” na cidade de Lisboa.

“Isso é o que acontece quando avisam que se vai suspender, congelar uma atividade: uma corrida ao registo enquanto ainda é possível”, explicou Eduardo Miranda ao Público.

“Não é sério falar que até ao mês de julho abriram 457 novos AL no Porto em 2021. Também é preciso dizer que fecharam 832. Ou seja, o Porto perdeu 375 alojamentos locais só no ano de 2021″, acrescenta o presidente da ALEP.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem quatro mestrados em gestão que estão entre os melhores do mundo

Portugal tem quatro mestrados de gestão entre os 100 melhores do mundo, indica o ranking do Financial Times de 2021 divulgado hoje. À Nova SBE, Católica-Lisbon e ISCTE Business School, que regressa este ano ao ranking, …

Coreia do Norte efetua teste com "novo míssil de longo alcance”. É uma "ameaça" à comunidade internacional

A Coreia do Norte efetuou com sucesso um teste com um novo “míssil de cruzeiro de longo alcance” durante este fim de semana, anunciou este domingo a agência oficial KCNA. Os disparos do teste, efetuado no …

Mulher de Ricardo Salgado já não vai ser ouvida como testemunha

A mulher do ex-banqueiro, Maria João Salgado, foi dispensada pela defesa de ser ouvida como testemunha. Padre da capela da família foi chamado, mas não apareceu no tribunal. Maria João Salgado, que deveria ser ouvida esta …

Marques Mendes defende expulsão de juiz negacionista da magistratura

Comentador avaliou negativamente o desempenho de Carlos Moedas nos debates com Fernando Media, elogiou António Costa, recomendou o uso de máscara na rua apesar do fim da obrigatoriedade e atirou-se ao lóbi das farmacêuticas. No seu …

Um Mundial a cada dois anos? Entre várias críticas, há quem o defenda com unhas e dentes

Um Mundial a cada dois anos e a concentração dos jogos internacionais em um ou dois períodos por ano? As opiniões dividem-se. Ultimamente tem-se discutido a possibilidade de mudar a periodicidade da realização do Campeonato do …

Hospital de Santa Maria está a realizar cirurgia inovadora no combate à obesidade

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a realizar uma nova cirurgia à obesidade que não implica incisões e requer menos tempo de internamento. Inovadora e revolucionária, a cirurgia realizada no Hospital de Santa Maria …

Premier League: ninguém pode ver pela TV os jogos das 15h. Porquê?

Se estiver a passar na televisão um Manchester United-Liverpool, as equipas mais pequenas terão as bancadas vazias. O argumento foi apresentado pelo presidente do Burnley, há mais de 50 anos. E a regra mantém-se. O assunto …

Alunos regressam às aulas — e professores já têm greve marcada para os primeiros dias

Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam esta semana as aulas, que arrancam com uma greve anunciada num ano marcado pelo início do plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente de …

Sporting atira-se ao VAR e reclama dois penáltis e uma expulsão

O Sporting contestou a atuação do VAR do encontro frente ao FC Porto, João Pinheiro. Em causa estão dois penáltis por assinalar e um cartão vermelho por mostrar. Rúben Amorim já só pensa no próximo jogo …

Exclusividade dos médicos ao SNS "nunca irá passar do papel", diz ex-ministro da Saúde

O antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considera que a questão da exclusividade dos médicos ao SNS "nunca irá passar do papel". Em contexto da pandemia de covid-19, a saúde tem sido um tema bastante …