Allen v. Farrow. Um dos casos mais polémicos de Hollywood chegou à HBO

Colin Swan / Flickr

O escritor e cineasta Woody Allen

Allen v. Farrow. O primeiro episódio da mais recente série documental da HBO chegou a Portugal esta segunda-feira e traz à tona um dos casos mais mediáticos e polémicos de Hollywood.

Em 1993, Mia Farrow acusou Woody Allen de ter abusado sexualmente da filha adotiva, Dylan Farrow, na altura com apenas 7 anos. Esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, foi lançado o primeiro episódio da mais recente série documental da HBO, que conta a história de um dos escândalos mais mediáticos de Hollywood.

Durante mais de 20 anos, Mia Farrow insistiu nas acusações enquanto o realizador as negava. Dois tribunais acabaram por concluir que não tinha havido qualquer caso de abuso sexual e que a criança era manipulada pela mãe. Enquanto que a progenitora ganhou fama de desequilibrada, o padrasto conseguiu continuar com a sua carreira

Allen v. Farrow parece oferecer uma perspetiva diferente, ao posicionar-se a favor da atriz.

O Expresso escreve que o trabalho conta com relatos de testemunhas: babysitters (uma delas Allison Stickland, que afirma ter visto um pai de joelhos em frente a uma filha em idade pré-escolar e sem cuecas); plantas da casa de Farrow no Connecticut (cujos pormenores batem certo com os interrogatórios); e muitas imagens (incluindo um vídeo de Dylan em que esta descreve o que o pai lhe terá feito).

O abuso sexual na infância é ainda pior quando “acontece com alguém de quem gostas, em quem acreditas, que aperta o teu cinto do carro, que pega na tua mão na rua, que te conta histórias antes de dormir”. O relato é da própria Dylan Farrow, uma das pessoas convidadas a dar o seu testemunho, agora com 35 anos.

Em Allen v. Farrow, especialistas analisam o vídeo à luz da atualidade e, segundo estes, não há dúvidas de que é verdadeiro: Dylan diz a verdade sem ter sido manipulada pela mãe, o contrário do que Woody Allen tentou alegar em tribunal.

A conclusão a que a produção chega é também a única possível, já que Woody Allen, Moses Farrow (filho adotivo de Farrow e Allen) e Soon-Yi Previn (atual mulher do realizador), não aceitaram participar no documentário.

Os quatro episódios de Allen v. Farrow – que também se foca na revelação do relacionamento de Allen com a filha de Farrow, Soon-Yi, e as consequências nos anos que se seguiram – chegaram a Portugal esta segunda-feira e estão disponíveis na HBO.

No domingo à noite, Woody Allen e Soon-Yi Previn emitiram um comunicado em resposta à exibição, nos Estados Unidos, do primeiro episódio do novo documentário da HBO.

Estes documentaristas não tinham interesse na verdade. Em vez disso, passaram anos a colaborar sub-repticiamente com os Farrows e os seus facilitadores para montar um trabalho de demolição crivado de mentiras. Woody e Soon-Yi foram abordados há menos de dois meses e foram-lhes dados apenas alguns dias ‘para responder’. Naturalmente que recusaram fazê-lo”, lê-se.

O casal sugere que a série é exibida na HBO por causa da relação do canal com Ronan Farrow, filho biológico de Woody Allen e Mia Farrow.

“Como se sabe há décadas, estas alegações são categoricamente falsas. Várias agências investigaram-nas na época e descobriram que, independentemente do que Dylan Farrow possa ter sido levada a acreditar, absolutamente nenhum abuso alguma vez teve lugar. Infelizmente, não é surpreendente que o canal que vai exibir isto seja a HBO – que tem um acordo de produção e relação comercial com Ronan Farrow. Embora este trabalho medíocre possa chamar a atenção, não muda os factos”, escrevem.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …