Allen v. Farrow. Um dos casos mais polémicos de Hollywood chegou à HBO

Colin Swan / Flickr

O escritor e cineasta Woody Allen

Allen v. Farrow. O primeiro episódio da mais recente série documental da HBO chegou a Portugal esta segunda-feira e traz à tona um dos casos mais mediáticos e polémicos de Hollywood.

Em 1993, Mia Farrow acusou Woody Allen de ter abusado sexualmente da filha adotiva, Dylan Farrow, na altura com apenas 7 anos. Esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, foi lançado o primeiro episódio da mais recente série documental da HBO, que conta a história de um dos escândalos mais mediáticos de Hollywood.

Durante mais de 20 anos, Mia Farrow insistiu nas acusações enquanto o realizador as negava. Dois tribunais acabaram por concluir que não tinha havido qualquer caso de abuso sexual e que a criança era manipulada pela mãe. Enquanto que a progenitora ganhou fama de desequilibrada, o padrasto conseguiu continuar com a sua carreira

Allen v. Farrow parece oferecer uma perspetiva diferente, ao posicionar-se a favor da atriz.

O Expresso escreve que o trabalho conta com relatos de testemunhas: babysitters (uma delas Allison Stickland, que afirma ter visto um pai de joelhos em frente a uma filha em idade pré-escolar e sem cuecas); plantas da casa de Farrow no Connecticut (cujos pormenores batem certo com os interrogatórios); e muitas imagens (incluindo um vídeo de Dylan em que esta descreve o que o pai lhe terá feito).

O abuso sexual na infância é ainda pior quando “acontece com alguém de quem gostas, em quem acreditas, que aperta o teu cinto do carro, que pega na tua mão na rua, que te conta histórias antes de dormir”. O relato é da própria Dylan Farrow, uma das pessoas convidadas a dar o seu testemunho, agora com 35 anos.

Em Allen v. Farrow, especialistas analisam o vídeo à luz da atualidade e, segundo estes, não há dúvidas de que é verdadeiro: Dylan diz a verdade sem ter sido manipulada pela mãe, o contrário do que Woody Allen tentou alegar em tribunal.

A conclusão a que a produção chega é também a única possível, já que Woody Allen, Moses Farrow (filho adotivo de Farrow e Allen) e Soon-Yi Previn (atual mulher do realizador), não aceitaram participar no documentário.

Os quatro episódios de Allen v. Farrow – que também se foca na revelação do relacionamento de Allen com a filha de Farrow, Soon-Yi, e as consequências nos anos que se seguiram – chegaram a Portugal esta segunda-feira e estão disponíveis na HBO.

No domingo à noite, Woody Allen e Soon-Yi Previn emitiram um comunicado em resposta à exibição, nos Estados Unidos, do primeiro episódio do novo documentário da HBO.

Estes documentaristas não tinham interesse na verdade. Em vez disso, passaram anos a colaborar sub-repticiamente com os Farrows e os seus facilitadores para montar um trabalho de demolição crivado de mentiras. Woody e Soon-Yi foram abordados há menos de dois meses e foram-lhes dados apenas alguns dias ‘para responder’. Naturalmente que recusaram fazê-lo”, lê-se.

O casal sugere que a série é exibida na HBO por causa da relação do canal com Ronan Farrow, filho biológico de Woody Allen e Mia Farrow.

“Como se sabe há décadas, estas alegações são categoricamente falsas. Várias agências investigaram-nas na época e descobriram que, independentemente do que Dylan Farrow possa ter sido levada a acreditar, absolutamente nenhum abuso alguma vez teve lugar. Infelizmente, não é surpreendente que o canal que vai exibir isto seja a HBO – que tem um acordo de produção e relação comercial com Ronan Farrow. Embora este trabalho medíocre possa chamar a atenção, não muda os factos”, escrevem.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira

"Subida do salário mínimo é para manter", diz Siza Vieira

O ministro da Economia destaca que a trajetória do aumento do salário mínimo nacional "é para manter", assegurando que a meta é que este suba até aos 750 euros em 2023. Em entrevista ao semanário Expresso, …

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Cabo Verde extraditou Alex Saab para os Estados Unidos

O empresário Alex Saab, considerado pelos Estados Unidos testa-de-ferro do Presidente da Venezuela deixou a ilha do Sal, este sábado, em cumprimento do pedido de extradição das autoridades norte-americanas. "Isto configura um rapto. Foi novamente raptado", …