/

Dia Mundial da Felicidade: 6 alimentos que deixam uma pessoa mais feliz

6

Há alimentos “especialistas” em gerar endorfinas. Dia Mundial da Felicidade assinala-se neste domingo, dia 20 de Março.

Muitas vezes recebem a designação “hormonas da felicidade” mas a sua designação oficial é endorfinas.

Estes neurotransmissores – químicos que permitem transmitir sinais elétricos dentro do sistema nervoso – são produzidos pelo nosso organismo, como reacção a determinados estímulos: stress, medo, dor, entre outros. Chegam a bloquear a dor e a controlar as emoções.

No contexto do Dia Mundial da Felicidade, que se assinala com sorrisos neste domingo, dia 20 de Março, a Juice Plus+, empresa especializada em bem-estar e saúde, sugeriu a ingestão de seis alimentos que “comprovadamente possuem propriedades capazes de provocar a sensação de bem-estar, bom humor e tranquilidade. Por outras palavras, deixam-nos felizes”.

Ou seja, são alimentos que geram endorfinas.

O cacau é o primeiro alimento na lista. Alguns estudos indicam que o consumo de chocolate preto puro, em pequenas quantidades todos os dias, melhora o sistema cardíaco e gera endorfinas.

Os ovos também geram muitas endorfinas, especialmente graças à sua elevada quantidade de proteínas e porque são ricos em triptofano – que produz melatonina (que ajuda no ciclo do sono) e serotonina (apetite e humor).

Os hidratos de carbono também abundam na aveia, alimento que ajuda o organismo a liberar serotonina e, com isso, provoca a sensação de felicidade. Ao mesmo tempo, os sintomas de depressão e de insónia reduzem.

Os espinafres, com o seu potássio e ácido fólico, também podem ajudar a tornar uma pessoa mais feliz.

No abacate encontramos a vitamina B3, que ajuda a regular as substâncias químicas do cérebro e garantem um efeito relaxante e uma sensação de bem-estar.

Por fim, a famosa banana, que contém triptofano, magnésio, carboidratos, potássio e a vitaminas B6 – que previne a depressão e a ansiedade.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

6 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.