Aliança de centro-direita vence eleições regionais em França

World Economic Forum / Flickr

Nicolas Sarkozy, ex-Presidente francês

As primeiras sondagens à boca das urnas revelam uma vitória da aliança de centro direita na primeira volta das eleições regionais em França, que se realizaram este domingo, e uma forte derrota para o Partido Socialista francês.

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, as primeiras estimativas dão conta de uma vitória entre 31% e 36% dos votos da aliança entre os centristas da União de Democratas e Independentes (UDI) e os conservadores da União por um Movimento Popular (UMP), dirigido pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Já as sondagens citadas pela agência noticiosa France Presse (AFP) são mais conservadoras, adiantando que a aliança UMP-UDI alcançou “entre 29,2% e 32% dos votos”.

Segundo a AFP, os partidos de esquerda receberam entre 23,2% e 32,7% dos votos e a formação política de extrema-direita Frente Nacional (FN), liderada por Marine Le Pen, teve “24,5% e 26,3% dos votos”.

Estas primeiras projeções demonstram, assim, uma derrota da FN, a quem as sondagens (feitas anteriormente ao dia de hoje) atribuíam a vitória, num contexto de forte abstenção (a rondar os 56%).

O líder UMP veio já congratular-se com a vitória nas eleições regionais parciais, considerando que o resultado “mostra o profundo desejo de uma mudança clara” da parte dos franceses.

Por sua vez, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, preferiu destacar a derrota do partido ultranacionalista FN, mostrando-se agradado com o facto de a afluência às urnas também ter sido maior do que a prevista.

A votação designará 2.054 candidatos para mandatos de conselheiros dos 101 departamentos franceses, numas eleições que não incluem as circunscrições da região de Paris, a aglomeração metropolitana de Lyon e as ultraperiféricas Guyana y Martinica.

As competências destes conselheiros são limitadas a assuntos como a proteção da infância e a atribuição de determinadas ajudas sociais, a gestão de algumas estradas, de equipamentos escolares, de certas bibliotecas e arquivos e parte da administração turística, entre outras.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …