Algoritmo controverso consegue detetar orientação sexual a partir de fotografias

O novo algoritmo de inteligência artificial diz-se capaz de perceber, através de uma simples fotografia, se a pessoa em questão é homossexual ou heterossexual.

Segundo o The Guardian, o novo estudo feito na Universidade de Stanford, nos EUA, sugere que as máquinas têm um melhor instinto – o chamado “gaydar” – do que o dos humanos para perceber a orientação sexual de uma determinada pessoa.

O algoritmo, que analisou mais de 35 mil fotografias de rostos publicadas num site de encontros norte-americano, conseguiu distinguir corretamente se um homem era gay ou heterossexual em 81% e, no caso das mulheres, teve um nível de eficácia de 74%.

Por sua vez, as mesmas fotografias foram apresentadas a “juízes humanos” que tiveram piores resultados: 61% no caso dos homens e 54% nas mulheres.

Além disso, quando o software reviu cinco imagens da mesma pessoa, teve ainda mais sucesso: 91% quando se tratavam de homens e 83% no caso das mulheres.

As conclusões do estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, estão a criar polémica, nomeadamente, por levantar questões éticas em torno das tecnologias inovadoras de reconhecimento facial, escreve o jornal britânico.

O algoritmo descobriu que os homossexuais têm traços incomuns. Por exemplo, os homens tinham maxilares mais estreitos, narizes mais longos e testas maiores, enquanto que as mulheres tinham maxilares maiores e testas menores.

De acordo com os autores deste estudo, Michal Kosinski e Yilun Wang, “os rostos contêm muito mais informação acerca da orientação sexual do que é possível percecionar ou interpretar pelo cérebro humano”.

Tal como escreve o The Guardian, é fácil imaginar mulheres a utilizar esta aplicação quando suspeitam dos marido ou mesmo adolescentes a tirar partido deste algoritmo quando têm dúvidas relativamente à sua orientação sexual. Mais assustador ainda seria Governos (que continuam a perseguir a comunidade LGBT) a usar esta tecnologia.

No entanto, os autores defendem que as capacidades deste algoritmo são importantes precisamente por expor isso, para que Governos e empresas possam pro-ativamente considerar os riscos da privacidade e a necessidade de outras proteções e regulamentos.

No estudo agora publicado, os autores notam ainda que a inteligência artificial pode também ser usada para explorar as ligações entre os traços faciais e outro tipo de fenómenos como, por exemplo, a visão política ou traços da personalidade.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isto é para haver maior descriminação ou maior controlo populacional? ….. muito honestamente as maquinas são tão boas a fazer coisas que não precisamos mais de humanos para nada sugiro que deixem as maquinas inventarem se a si próprias e talvez tenhamos grandes surpresas no que ao controlo da opinião e da população diz respeito.

  2. Não sei os detalhes do estudo de avaliação do algoritmo, mas sendo o número de homossexuais muito provavelmente inferior a 20% da população, em fotos de uma amostra aleatória desta seria fácil acertar 80% (ou mais) das vezes simplesmente respondendo sempre “hetero”…

RESPONDER

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …