No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Joseolgon / Wikimedia

Praia dos Caneiros, em Lagoa, no Algarve

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social.

De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, metade dos casos de infeção por covid-19 registados entre 23 de junho e 5 de julho resultaram de transmissão por via social, mais do dobro do que acontece no conjunto do país, onde esta causa originou 23% dos casos.

O artigo Situação Epidemiológica da Covid-19 nacional e da Administração Regional de Saúde (ARS) – Lisboa e Vale do Tejo (LVT) foi elaborado pela Direcção de Serviços de Informação e Análise da Direcção Geral de Saúde (DGS).

De acordo com o Público, os especialistas analisaram a distribuição proporcional dos casos entre 23 de junho e 5 dejulho por vias de transmissão para 1.776 casos válidos e chegaram à conclusão que, a nível nacional, a via de transmissão mais frequente é por coabitante. Este fator assume 39% da responsabilidade pelos casos no total do país.

No Algarve, no entanto, o principal motivo para os casos registados é social, com um peso de 50%. Em Lisboa e Vale do Tejo, o fator social pesa 19% e a coabitação assume-se como o motor da transmissão (40%).

O trabalho dos técnicos de saúde foi feito através da análise dos casos com ligação epidemiológica, deixando de fora aqueles onde não foi estabelecida essa conexão (e que representam 18% no caso do total nacional).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …