Alfa Pendular descarrila em Soure. Há pelo menos dois mortos e dezenas de feridos

Um Alfa Pendular descarrilou na tarde desta sexta-feira em Soure, Coimbra. O alerta foi dado às 15h30 e o acidente terá causado duas mortes, sete feridos graves e outros 30 ligeiros.

Um comboio Alfa Pendular descarrilou hoje na Linha do Norte, em Soure, distrito de Coimbra. O comboio embateu com uma máquina de trabalho, um veículo de conservação de catenária, confirmou fonte da Proteção Civil do distrito de Coimbra ao SAPO24. Fonte dos bombeiros de Soure garantem que o acidente “é grave”.

A Sábado escreve que há pelo menos dois mortos, sete feridos graves e 30 feridos ligeiros. O Alfa, que transportava 280 pessoas, seguia na direção sul-norte e o acidente ocorreu na zona de Casalinhos.

“Há meios já no local e outros a caminho”, disse fonte da ANPC. Atualmente no local estão 214 operacionais, apoiados por 80 meios terrestres e 2 meios aéreos. A linha do Norte encontra-se de momento cortada e os bombeiros já estão a retirar as pessoas da composição.

Em declarações à Rádio Observador, o presidente da Junta de Freguesia de Soure, Santos Mota, diz que seguiam várias pessoas no comboio, dado que era final de semana. O autarca confirmo ainda a existência de “alguns feridos”, nomeadamente um “em estado grave”, e “uma ou duas vítimas mortais”.

Uma das vítimas mortais será o operador do veículo de manutenção. O maquinista ainda estará encarcerado no comboio até ao momento.

João Cunha, especialista em ferrovia ouvido pela SIC Notícias diz que ainda é demasiado cedo para tentar perceber o que aconteceu. No entanto, destacou que o Alfa Pendular tem “um sistema de segurança de grande eficácia”, que lhe permite corrigir falhas humanas.

Manuel Tão, especialista em transportes ferroviários, dá como hipótese a falha de algum dos comboios “na adequação à sinalização”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu ao acidente com nota publicada no site da Presidência, onde “lamenta o grave acidente ferroviário desta tarde na Linha do Norte”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aqui está à prova a competência e o bom funcionamento da CP, penso que não será necessário acrescentar mais nada, pois uma linha de comboio todos sabemos mais ou menos como é, para mais aquela uma das mais movimentadas do país. Responsáveis não irá haver certamente como de costume. Deve ter sido falha do sistema, coisa tão usual nos serviços públicos!

RESPONDER

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira em assembleia-geral (AG) o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações. Os acionistas aprovaram …