Alfa Pendular descarrila em Soure. Há pelo menos dois mortos e dezenas de feridos

Um Alfa Pendular descarrilou na tarde desta sexta-feira em Soure, Coimbra. O alerta foi dado às 15h30 e o acidente terá causado duas mortes, sete feridos graves e outros 30 ligeiros.

Um comboio Alfa Pendular descarrilou hoje na Linha do Norte, em Soure, distrito de Coimbra. O comboio embateu com uma máquina de trabalho, um veículo de conservação de catenária, confirmou fonte da Proteção Civil do distrito de Coimbra ao SAPO24. Fonte dos bombeiros de Soure garantem que o acidente “é grave”.

A Sábado escreve que há pelo menos dois mortos, sete feridos graves e 30 feridos ligeiros. O Alfa, que transportava 280 pessoas, seguia na direção sul-norte e o acidente ocorreu na zona de Casalinhos.

“Há meios já no local e outros a caminho”, disse fonte da ANPC. Atualmente no local estão 214 operacionais, apoiados por 80 meios terrestres e 2 meios aéreos. A linha do Norte encontra-se de momento cortada e os bombeiros já estão a retirar as pessoas da composição.

https://twitter.com/SVNewsAlerts/status/1289228842624843777

Em declarações à Rádio Observador, o presidente da Junta de Freguesia de Soure, Santos Mota, diz que seguiam várias pessoas no comboio, dado que era final de semana. O autarca confirmo ainda a existência de “alguns feridos”, nomeadamente um “em estado grave”, e “uma ou duas vítimas mortais”.

Uma das vítimas mortais será o operador do veículo de manutenção. O maquinista ainda estará encarcerado no comboio até ao momento.

João Cunha, especialista em ferrovia ouvido pela SIC Notícias diz que ainda é demasiado cedo para tentar perceber o que aconteceu. No entanto, destacou que o Alfa Pendular tem “um sistema de segurança de grande eficácia”, que lhe permite corrigir falhas humanas.

Manuel Tão, especialista em transportes ferroviários, dá como hipótese a falha de algum dos comboios “na adequação à sinalização”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu ao acidente com nota publicada no site da Presidência, onde “lamenta o grave acidente ferroviário desta tarde na Linha do Norte”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aqui está à prova a competência e o bom funcionamento da CP, penso que não será necessário acrescentar mais nada, pois uma linha de comboio todos sabemos mais ou menos como é, para mais aquela uma das mais movimentadas do país. Responsáveis não irá haver certamente como de costume. Deve ter sido falha do sistema, coisa tão usual nos serviços públicos!

RESPONDER

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …