Alfa Pendular descarrila em Soure. Há pelo menos dois mortos e dezenas de feridos

Um Alfa Pendular descarrilou na tarde desta sexta-feira em Soure, Coimbra. O alerta foi dado às 15h30 e o acidente terá causado duas mortes, sete feridos graves e outros 30 ligeiros.

Um comboio Alfa Pendular descarrilou hoje na Linha do Norte, em Soure, distrito de Coimbra. O comboio embateu com uma máquina de trabalho, um veículo de conservação de catenária, confirmou fonte da Proteção Civil do distrito de Coimbra ao SAPO24. Fonte dos bombeiros de Soure garantem que o acidente “é grave”.

A Sábado escreve que há pelo menos dois mortos, sete feridos graves e 30 feridos ligeiros. O Alfa, que transportava 280 pessoas, seguia na direção sul-norte e o acidente ocorreu na zona de Casalinhos.

“Há meios já no local e outros a caminho”, disse fonte da ANPC. Atualmente no local estão 214 operacionais, apoiados por 80 meios terrestres e 2 meios aéreos. A linha do Norte encontra-se de momento cortada e os bombeiros já estão a retirar as pessoas da composição.

https://twitter.com/SVNewsAlerts/status/1289228842624843777

Em declarações à Rádio Observador, o presidente da Junta de Freguesia de Soure, Santos Mota, diz que seguiam várias pessoas no comboio, dado que era final de semana. O autarca confirmo ainda a existência de “alguns feridos”, nomeadamente um “em estado grave”, e “uma ou duas vítimas mortais”.

Uma das vítimas mortais será o operador do veículo de manutenção. O maquinista ainda estará encarcerado no comboio até ao momento.

João Cunha, especialista em ferrovia ouvido pela SIC Notícias diz que ainda é demasiado cedo para tentar perceber o que aconteceu. No entanto, destacou que o Alfa Pendular tem “um sistema de segurança de grande eficácia”, que lhe permite corrigir falhas humanas.

Manuel Tão, especialista em transportes ferroviários, dá como hipótese a falha de algum dos comboios “na adequação à sinalização”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu ao acidente com nota publicada no site da Presidência, onde “lamenta o grave acidente ferroviário desta tarde na Linha do Norte”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aqui está à prova a competência e o bom funcionamento da CP, penso que não será necessário acrescentar mais nada, pois uma linha de comboio todos sabemos mais ou menos como é, para mais aquela uma das mais movimentadas do país. Responsáveis não irá haver certamente como de costume. Deve ter sido falha do sistema, coisa tão usual nos serviços públicos!

RESPONDER

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …