Alexandra foi sequestrada e telefonou para o 112 três vezes. Ninguém fez nada e o raptor matou-a

Robert Ghement / EPA

O alegado assassinato de uma jovem de 15 anos, na Roménia, está a causar uma onda de indignação contra a polícia, que após ter recebido três chamadas da rapariga, demorou 19 horas a chegar ao local.

Conforme indicaram este domingo as autoridades romenas, citadas pela agência EFE, Alexandra Macesanu, de 15 anos, telefonou para a polícia, na quinta-feira, a partir da casa do presumível assassino, em Caracal, na qual se encontrava sequestrada. A jovem foi raptada quando estava a pedir boleia para casa, de acordo com a polícia, citada pela BBC.

A família de Alexandra defende que a polícia romena não levou as chamadas da jovem a sério e as autoridades dizem que não foi possível perceber a tempo de onde a adolescente fez as ligações.

A polícia encontrou restos humanos e jóias que a jovem costumava usar no interior de uma casa. De acordo com a mesma fonte, o homem, chamado Gheorghe Dinca, de 65 anos, que foi detido um dia depois, terá violado a jovem e, posteriormente, queimado o seu corpo.  De profissão é mecânico e tem três filhos, dois dos quais vivem no estrangeiro.

Segundo a imprensa local, o homem já confessou ter atacado Macesanu e também outra jovem, de 18 anos, desaparecida em abril. A polícia já enviou os restos mortais para autópsia. Podem pertencer à adolescente ou da jovem de 18 anos que desapareceu em abril, de acordo com a Reuters.

Desde então, membros da sociedade civil e vários utilizadores das redes sociais criticaram as autoridades e o alegado assassino.

Centenas de pessoas concentraram-se este fim de semana em Bucareste e noutras cidades da Roménia para expressar a sua indignação perante a atuação da polícia.

As autoridades explicaram que inicialmente houve dificuldade em localizar o local, mas o ministro de Interior demitiu o chefe da polícia, explicando que eram necessárias medidas drásticas.

O antigo presidente da Comissão Nacional para a Modernização da Roménia, tio de Alexandra, anunciou que vai apresentar queixa contra “todos os bastardos que mataram uma criança e o têm na consciência“.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …