Regulador lança alerta contra infusões de “sangue jovem” para prevenir envelhecimento

As infusões de plasma de dadores jovens estão a ser apresentadas como solução para problemas de saúde relacionados com o envelhecimento. Mas as autoridades norte-americanas advertem que há riscos grandes e nenhum benefício clínico comprovado.

A FDA, o regulador para a segurança alimentar e de medicamentos dos Estados Unidos, alertou esta semana contra o uso de infusões de plasma de dadores de sangue jovens para afastar os efeitos do envelhecimento. O plasma, a parte líquida do sangue, contém proteínas que ajudam a coagular o sangue e essa é a principal advertência da Food and Drug Administration.

Segundo o Live Science, as infusões estão a ser promovidas para tratar vários casos, incluindo o envelhecimento e a perda de memória, assim como condições graves como demência, esclerose múltipla, doença cardíaca e transtorno de stress pós-traumático.

Em comunicado, Scott Gottlieb, comissário da FDA, escreveu que “não há benefício clínico comprovado da infusão de plasma de dadores jovens para curar, mitigar, tratar ou prevenir essas condições, e há riscos associados ao uso de qualquer produto de plasma”.

“Os usos relatados desses produtos não devem ser considerados seguros ou eficazes”, acrescentou o médico citado pelo Diário de Notícias, acrescentando que o regulador  desencoraja “fortemente” os consumidores de usar essa terapia “fora dos ensaios clínicos, sob o conselho de revisão institucional apropriado e supervisão regulamentar”.

Apesar de não ter mencionado nenhuma em particular, o responsável adiantou que “um número crescente de clínicas” está a oferecer plasma de dadores jovens e terapias semelhantes. “Simplificando, estamos preocupados que alguns pacientes estejam a ser atormentados por agentes sem escrúpulos que promovem tratamentos de plasma de dadores jovens como curas e remédios”.

O plasma em si pode ser prejudicial. No entanto, as preocupações vão mais além: “os propósitos não comprovados podem desencorajar pacientes que sofrem de doenças graves ou incuráveis de receber tratamentos seguros e eficazes que possam estar disponíveis para eles”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Infusão
      substantivo feminino
      (…)
      5. [Medicina] Administração, por via endovenosa, de uma substância diluída num meio líquido
      infusão“, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

  1. Ok para a definição de infusões. So que não se tratam de produtos diluidos mas de transfusões de plasma (lendo a fonte em inglês). Pelo que a infusão não me parece bem aplicada na mesma.

RESPONDER

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …