/

Regulador lança alerta contra infusões de “sangue jovem” para prevenir envelhecimento

3

As infusões de plasma de dadores jovens estão a ser apresentadas como solução para problemas de saúde relacionados com o envelhecimento. Mas as autoridades norte-americanas advertem que há riscos grandes e nenhum benefício clínico comprovado.

A FDA, o regulador para a segurança alimentar e de medicamentos dos Estados Unidos, alertou esta semana contra o uso de infusões de plasma de dadores de sangue jovens para afastar os efeitos do envelhecimento. O plasma, a parte líquida do sangue, contém proteínas que ajudam a coagular o sangue e essa é a principal advertência da Food and Drug Administration.

Segundo o Live Science, as infusões estão a ser promovidas para tratar vários casos, incluindo o envelhecimento e a perda de memória, assim como condições graves como demência, esclerose múltipla, doença cardíaca e transtorno de stress pós-traumático.

Em comunicado, Scott Gottlieb, comissário da FDA, escreveu que “não há benefício clínico comprovado da infusão de plasma de dadores jovens para curar, mitigar, tratar ou prevenir essas condições, e há riscos associados ao uso de qualquer produto de plasma”.

“Os usos relatados desses produtos não devem ser considerados seguros ou eficazes”, acrescentou o médico citado pelo Diário de Notícias, acrescentando que o regulador  desencoraja “fortemente” os consumidores de usar essa terapia “fora dos ensaios clínicos, sob o conselho de revisão institucional apropriado e supervisão regulamentar”.

Apesar de não ter mencionado nenhuma em particular, o responsável adiantou que “um número crescente de clínicas” está a oferecer plasma de dadores jovens e terapias semelhantes. “Simplificando, estamos preocupados que alguns pacientes estejam a ser atormentados por agentes sem escrúpulos que promovem tratamentos de plasma de dadores jovens como curas e remédios”.

O plasma em si pode ser prejudicial. No entanto, as preocupações vão mais além: “os propósitos não comprovados podem desencorajar pacientes que sofrem de doenças graves ou incuráveis de receber tratamentos seguros e eficazes que possam estar disponíveis para eles”.

ZAP //

3 Comments

  1. Ok para a definição de infusões. So que não se tratam de produtos diluidos mas de transfusões de plasma (lendo a fonte em inglês). Pelo que a infusão não me parece bem aplicada na mesma.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.