Aleppo em risco de se tornar “um gigantesco cemitério”

(dr) Maysun

Aleppo, Syria: Hell on Earth by Maysun

Aleppo, Syria: Hell on Earth by Maysun

Caso os combates continuem e a ajuda humanitária permaneça bloqueada, parte da cidade síria pode tornar-se “um gigantesco cemitério”, alertou um alto funcionário da ONU.

Numa intervenção no Conselho de Segurança da ONU, reunido esta quarta-feira numa sessão de emergência após um pedido da França, o responsável das operações humanitárias das Nações Unidas, Stephen O’Brien, indicou que cerca de 25 mil civis terão fugido da zona leste de Aleppo (parte controlada pelos rebeldes) desde sábado.

Estas pessoas, segundo o representante, fugiram para a zona oeste de Aleppo, controlada pelas forças governamentais, ou para outras áreas vizinhas.

Stephen O’Brien relatou que dezenas de pessoas terão perdido a vida num raide aéreo ocorrido na quarta-feira de manhã, mas sem dar mais pormenores.

“É provável que outros milhares fujam, se os combates se prolongarem e se intensificarem nos próximos dias”, reforçou.

O representante assinalou ainda a falta de ambulâncias no terreno: “Os feridos estão a ser transportados em carrinhos de vegetais”.

“Apelamos, suplicamos mesmo, que as partes em conflito e aqueles que têm influência façam tudo o que for possível para proteger os civis e permitir o acesso à parte sitiada de Aleppo leste antes que ela se transforme num gigantesco cemitério”, declarou.

“Já não há mais limites, nem linhas vermelhas para atravessar, as regras da guerra (…) têm sido sistematicamente violadas na Síria”, frisou.

As Nações Unidas têm medicamentos e géneros alimentares armazenados para fornecer às dezenas de milhares de pessoas que estão nesta área e os camiões da organização internacional estão prontos para entrar na zona leste de Aleppo.

“Por isso é vital que o governo sírio permita o deslocamento do nosso pessoal a Aleppo com toda a segurança e sem restrições indevidas”, insistiu Stephen O’Brien.

O responsável afirmou estar “extremamente preocupado” com os cerca de 250.000 habitantes que ainda permanecem na zona leste de Aleppo.

“Estas pessoas estão sitiadas há 150 dias e não têm os meios para sobreviver muito mais tempo”, advertiu, concluindo que, até à data, “os apelos, os pedidos e até as exigências do Conselho têm sido largamente ignorados” pelas fações envolvidas no conflito.

Mais de 300.000 pessoas foram mortas e milhões obrigadas a fugir desde o início da guerra na Síria, há quase seis anos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …

Rússia regista primeira vacina contra coronavírus (e filha de Putin já a tomou)

A Rússia tornou-se esta terça-feira o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi inoculada. "Esta manhã foi …

Golo de Bruno Fernandes põe Manchester United nas meias da Liga Europa

O Manchester United, com um golo de Bruno Fernandes, e o Inter de Milão apuraram-se hoje para as meias-finais da Liga Europa de futebol, depois de baterem Copenhaga, após prolongamento, e Bayer Leverkusen, respetivamente. Já no …

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …