Alemanha ultrapassa Japão e passa a ter menor taxa de natalidade do mundo

EPP / wikimedia

A chanceler alemã, Angela Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel

A Alemanha ultrapassou o Japão e passou a ter a menor taxa de natalidade do mundo, gerando temores de que a escassez de mão-de-obra no mercado de trabalho possa prejudicar a economia do país mais rico da Europa.

Os autores de um novo estudo alertam para os efeitos da redução da população em idade ativa, ou seja, apta a exercer uma atividade económica, e afirmam que a maior participação das mulheres na força de trabalho poderá ser a chave para o futuro económico do país.

Na Alemanha, houve uma média de 8,2 nascimentos para cada mil habitantes nos últimos cinco anos, segundo o estudo divulgado pela empresa de auditoria alemã BDO, em conjunto com o Instituto de Economia Internacional de Hamburgo (HWWI).

O levantamento diz que, no mesmo período, o Japão registou uma média ligeiramente maior do que a alemã, de 8,4 nascimentos para cada mil habitantes.

Na Europa, Portugal e Itália vêm em segundo e terceiro lugares com uma média de 9 e 9,3 filhos a cada mil habitantes, respectivamente. França e Reino Unido têm, em média, 12,7 nascimentos a cada mil habitantes.

Por outro lado, aponta o levantamento, as maiores taxas de natalidade foram verificadas entre os países africanos. O Níger encabeça o ranking, com 50 nascimentos a cada mil habitantes.

Salários mais altos

A taxa de natalidade decrescente da Alemanha significa que o número de pessoas em idade ativa no país – entre os 20 e os 65 anos – cairia de 61% para 54% em 2030, informou o diretor da HWWI, Henning Voepel, através de um comunicado.

Arno Probst, da BDO, afirma por sua vez que, devido à baixa taxa de natalidade, os empregadores alemães vão enfrentar procura por maiores salários para pagar as despesas com a segurança social.

“Sem um mercado de trabalho forte, a Alemanha não poderá manter-se na dianteira da economia por muito tempo”, acrescentou Probst.

Os especialistas, no entanto, discordam sobre as razões do baixo número de nascimentos na Alemanha, assim como os meios para fazer frente à situação.

Probst considera que o país precisaria de jovens imigrantes para preencher lacunas importantes do mercado de trabalho, e mais mulheres teriam que se juntar à população economicamente ativa para evitar problemas no futuro.

A Alemanha tem uma das maiores taxas de migração do mundo, mas, recentemente, vem assistindo a um crescente apoio ao partido anti-imigrante Alternativa para a Alemanha (AfD).

Os dados vêm à tona numa altura de esforços do atual governo da chanceler alemã Angela Merkel para incentivar o nascimento de mais bebés no país.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …