Alemanha vai generalizar os testes gratuitos e “testes caseiros” a um euro

Tiago petinga / Lusa

A Alemanha vai generalizar os testes gratuitos de covid-19 e disponibilizar “testes caseiros” a um euro, anunciou esta terça-feira o ministro da Saúde, Jens Spahn, noticiou a agência AFP.

“A partir de 01 de março, todos os cidadãos poderão ser testados gratuitamente por pessoal formado em testes antigénicos rápidos. Há um número suficientes de testes disponíveis no mercado”, anunciou o ministro no Twitter. “As autarquias podem pedir aos seus centros de Saúde ou farmácias que ofereçam estes testes”, escreveu.

Segundo a AFP, o custo dos testes vai ser suportado pelo Governo federal.

Os “testes caseiros vão”, escreveu ainda Spahn, “ficar também disponíveis para todos após aprovação” pelo Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos. “Estes testes podem contribuir para a segurança da vida quotidiana, especialmente nas escolas e centros de dia”, disse, indicando que o seu ministério estava “a negociar com vários fabricantes”.

De acordo com vários meios de comunicação alemães, apontou a AFP, “está a ser estudada uma campanha de contribuição com um euro em troca de um teste”.

No entanto, os testes antigénicos não são considerados tão fiáveis como os testes PCR. Na Alemanha, o Instituto Robert Koch de Vigilância Epidemiológica defende, assim, a validação de um teste antigénico positivo através de um teste PCR.

A Alemanha registou nas últimas 24 horas 3.856 novas infeções por coronavírus e 528 mortes, de acordo com dados do Instituto Robert Koch (RKI) de virologia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.408.243 mortos no mundo, resultantes de mais de 109 milhões de casos de infeção, segundo a AFP. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …