/

Alemanha perdeu 2ª Guerra Mundial porque Hitler sofria de Parkinson

8

Recuerdos de Pandora / Flickr

Um novo estudo alega que a Doença de Parkinson contribuiu fortemente para algumas das decisões erradas que Adolf Hitler tomou e que levaram à derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Diversas investigações têm realçado que Hitler apresentaria sinais da Doença de Parkinson já em 1933. Os sintomas desta desordem neuro-degenerativa terão aumentado progressivamente até à sua morte em 1945.

Na última fase da sua vida, seria visível em Hitler um ligeiro tremor na mão esquerda, um alegado sintoma da Doença de Parkinson. Mas, além da incapacidade progressiva nos movimentos corporais, a enfermidade terá também afectado as suas funções cognitivas e a capacidade de expressar emoções, como é típico nos doentes de Parkinson.

Este novo estudo, publicado na World Neurosurgery, pressupõe que “a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial foi influenciada pela tomada de decisão questionável e arriscada de Hitler e pela sua personalidade desumana e insensível, ambas afectadas, provavelmente, pela sua condição de Parkinson”.

Os investigadores citam diversas decisões erradas de Hitler que consideram impulsivas e temerárias e, consequentemente, resultado da Doença de Parkinson.

Eles referem, nomeadamente, o ataque feito à União Soviética, considerado precipitado, a posterior recusa em retirar as tropas alemãs de Estalinegrado, não considerando as numerosas baixas, e a forma inadequada como não promoveu a defesa das praias da Normandia em 1944.

A mesma pesquisa aponta que o “temperamento volátil” de Hitler terá também sido agravado pela Doença de Parkinson que terá, igualmente, vincado a sua incapacidade de sentir empatia ou remorsos.

O estudo cita ainda “a sua desordem paranóica marcada por intensas crenças anti-semitas”, frisando que “influenciou a forma como tratou os Judeus e outras pessoas não-alemãs”.

SV, ZAP

8 Comments

  1. Quase que poderíamos dizer que grande parte dos alemães e dos povos do norte da Europa sofrem desta doença, pois a arrogância e desprezo como vem os povos do sul, bem como os tiques de supremacia que evidenciam estão-lhes no sangue. Metade das atrocidades cometidas pela Alemanha não iriam em frente se o povo não tivesse as mesmas ideias e sentimentos que o seu ditador. Não é por acaso que se aprende na história que os povos do norte da Europa que invadiram a península ibérica eram os chamados povos bárbaros. Nesse aspeto o povo muçulmano eram bem mais pacíficos tornando os povos português e espanhóis bem mais serenos que os de cabelos loiros e olhos azuis.

  2. O ataque a Russia iniciou no fim do Verão, porque as tropas Italianas adiantaram-se no ataque a Grecia, sendo que Alemanha precisava dos flancos cobertos, deixar os italianos sozinhos seria dar vantagem as tropas aliadas e desmontar a possibilidade de ataque a Russia antes de ter começado. Isto porque Mussolini tentou conquistar os agrados de Hitler agindo proactivamente (pratica bastante comum ate entre os elementos do partido nacional-socialista)… A decisão de não recuar em Estalinegrado, foi baseada na ideia, de que ceder seria dar motivação ao exercicio Russo para avançar, e uma vez que os seus Invernos eram rigorosos, seria bastante mais dificil, no ano seguinte voltar a conquistar as mesmas posições com um exercito cansado e mais debilitado. A defesa da Normandia, era uma opção que nao fazia sentido nenhum para nenhum dos generais alemães, excepto (Romel), porque os custos de um desembarque seriam elevados para as forças aliadas (apenas Romel considerou a hipotese,, porque apenas ele era capaz de arriscar a segurança pela surpresa), algo que os aliados precisaram de fazer para garantir alguma vantagem ( estrategicamente não é um pensamento comum ) Não é necessario Parkison para justificar as acçõe de Hitler .. nem a sua insensibilidade para o fazer parecer mais humano…… sempre foi frio, com um profundo desprezo pelo outro, e um EGO monstruoso, capaz de o fazer sentir proximo de um Deus, com capacidade de decidir quem devia morrer/viver.

  3. Acho fantásticos estes estudos…Portanto ele era anti semita e perdeu a guerra porque em 1933 começou a ter sintomas de Parkinson.
    Esquecem-se é que ele no mein kampf já dizia claramente ao que vinha e o que pretendia fazer, sendo o livro foi em escrito até 1925, já pra não falar das tendências de acusar os judeus de serem os responsáveis pela Alemanha ter perdido a guerra, sendo este argumento usado até pelo Kaiser Guilherme II.
    Quanto à guerra, antes da 2º GM começar a Alemanha estava prestes a ficar na bancarrota, tendo a decisão de invadir a Polónia sido grandemente decidida devido a este facto. A invasão da URSS deu-se porque hitler precisava dos recursos da URSS para continuar em jogo. Sem esses recursos (cereais, petróleo, minerais) estava condenado (como aliás se veio a verificar). Ele não retirou o exército de Estalinegrado porque se o fizesse a wermacht teria de enfrentar no imediato os seis exércitos que cercavam o que restava do 6º exército panzer de Von Paulus. Neste caso ter decidido manter e sacrificar o 6º exército foi a melhor decisão, porque permitiu a Von Manstein tempo para consolidar as defesas em toda a linha e preparar o contra ataque em em 1943 em Kursk.

    • É verdade agora a Alemanha não ganhou a guerra porque o Hitler tinha Parkison os Nazi/facista estão sempre a inventar estas coisas,até que não existiu holocausto nem auchevits valha-nos os santos todos.

  4. Os autores deste estudo estão todos nos EUA. São eles ” Raghav Gupta, Christopher Kim, Nitin Agarwa, Bryan Lieber e Edward A. Monaco. É um estudo científico publicado numa revista de Neurocirurgia. Sobre a II Guerra Mundial nada percebem!!

  5. A derrota tras sempre uma desculpa agora não foram as forças aliadas que ganharam a guerra,foi o Hitler que tinha Parkison valha-nos deus.

  6. Tudo que tem inspirações demoníacas jamais terá sucesso, pois Deus está acima de tudo e todos. Desses exemplos está a humanidade repleta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.