/

Alemanha vai tornar obrigatória vacina contra o sarampo (e penalizar pais que não vacinem)

worldeconomicforum / Flickr

Ministro da Saúde alemão, Jens Spahn

O Governo alemão quer penalizar pais que não vacinem os filhos contra o sarampo com multas de até 2500 euros.

Jens Spahn, ministro da Saúde alemão, quer erradicar o sarampo e, para isso, a Alemanha vai penalizar os pais que não vacinem os seus filhos com multas de até 2500 euros e expulsão de infantários.

A proposta do governante foi explicada ao semanário Bild am Sonntag e implica a expulsão de crianças não vacinadas de infantários. No caso de crianças mais velhas, que não podem ser expulsas da escola primária, serão impostas multas aos pais de até 2500 euros.

Segundo Spahn, a importância da vacinação das crianças nos infantários deve-se ao facto de, muitas vezes, estes estabelecimentos terem “bebés com menos de dez meses que não têm idade para ser vacinados e por isso correm maior risco”.

A taxa de vacinação estimada na Alemanha é de 93%, segundo o instituto Robert Koch, quando a recomendada é de 95%. Segundo o Público, também está prevista a vacinação obrigatória para profissionais de saúde.

Espera-se que a proposta do ministro da Saúde seja aprovada e entre em vigor em março do próximo ano.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem alertado para um ressurgimento de surtos de sarampo em todo o mundo. No ano passado, morreram 136 mil pessoas em todo o mundo, e o número de infetados subiu 50% comparado com o ano anterior.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.