Alemanha mobiliza forças políciais para controlar as suas fronteiras

A Alemanha está a mobilizar “várias centenas de polícias” para controlar as suas fronteiras, depois de ter decidido suspender a livre circulação prevista no acordo europeu de Schengen, devido ao afluxo maciço de refugiados, indicou a polícia.

“Estamos a mobilizar várias centenas de polícias”, disse hoje à tarde um porta-voz da polícia federal, citado pela agência de notícias francesa AFP, devendo o controlo ocorrer sobretudo na fronteira com a Áustria, por onde têm entrado dezenas de milhares de refugiados.

Os controlos nas fronteiras começaram pelas 17:30 de domingo, ou seja, no momento exacto em que o ministro do Interior, Thomas de Maizière, anunciava em Berlim que o país tinha decidido reintroduzir provisoriamente os controlos das fronteiras, para “conter o fluxo de refugiados”.

Contudo, às 19:30 locais, um correspondente da AFP que se encontrava num dos grandes pontos de passagem entre a Alemanha e a Áustria não tinha ainda observado qualquer movimentação policial particular.

A polícia, por sua vez, precisou que se está a preparar para manter essa medida “por um longo período”, apesar de Maizière a ter classificado como uma decisão provisória.

As forças de segurança advertiram que as pessoas que pretendem atravessar as fronteiras da Alemanha devem agora munir-se de bilhetes de identidade ou passaportes.

Berlim justificou esta decisão excepcional – que surge quando a Alemanha tinha, há poucos dias, decidido franquear a entrada aos refugiados – com o enorme afluxo de migrantes.

A maioria entrou na Alemanha pela fronteira austríaca e encaminhou-se para Munique de comboio.

Aquela grande cidade do sul do país fez soar os alarmes este fim de semana, quando atingiu o limite: os refugiados viram-se obrigados a dormir ao relento e mesmo no chão, porque a capacidade de alojamento de emergência está praticamente esgotada.

Segundo as autoridades locais, em duas semanas, 63.000 refugiados chegaram a Munique.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha, olha… estes alemães continuam a surpreender (e nem por isso…)!
    Então estavam tão generosos (que até incentivaram a vinda de mais refugiados) e agora fecham a porta?!
    Que escumalha de governantes temos a liderar a EUROPA!…

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …