Alemanha, França, Itália e Países Baixos assinam acordo para garantir 300 milhões de doses de vacina à UE

Alemanha, França, Itália e Países Baixos assinaram um acordo com o grupo farmacêutico AstraZeneca para garantir o fornecimento à União Europeia (UE) de 300 milhões de doses de uma eventual vacina contra o coronavírus.

De acordo com o jornal francês Le Figaro e a agência France-Presse (AFP), o acordo com assinado com o grupo farmacêutico AstraZeneca prevê o aprovisionamento de todos os países da União Europeia a partir do momento em que for encontrada uma vacina contra a covid-19.

A notícia foi avançada aos meio de comunicação pelo Ministério alemão da Saúde, segundo o qual o desenvolvimento de uma vacina poderá ser conseguido com sucesso até ao final deste ano.

Segundo o jornal, as doses “devem ser distribuídas a todos os Estados-membros que queiram participar, dependendo da dimensão da sua população”. “Para que as vacinas estejam disponíveis em grande número muito rapidamente, após a sua eventual aprovação este ano ou no próximo, a capacidade de produção deve ser garantida por contrato desde agora”.

Vários laboratórios estão a tentar encontrar uma vacina em tempo recorde. Este avanço permitirá à União Europeia investir em capacidade de produção enquanto os ensaios clínicos em humanos não estão finalizados e dar aos Estados-membros o direito de comprar um certo número de doses a um determinado preço quando a vacina estiver disponível.

Até ao momento, a pandemia de covid-19 infetou quase oito milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 434 mil pessoas. O total de recuperados ronda os 3,8 milhões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.