Alemanha, França, Itália e Países Baixos assinam acordo para garantir 300 milhões de doses de vacina à UE

Alemanha, França, Itália e Países Baixos assinaram um acordo com o grupo farmacêutico AstraZeneca para garantir o fornecimento à União Europeia (UE) de 300 milhões de doses de uma eventual vacina contra o coronavírus.

De acordo com o jornal francês Le Figaro e a agência France-Presse (AFP), o acordo com assinado com o grupo farmacêutico AstraZeneca prevê o aprovisionamento de todos os países da União Europeia a partir do momento em que for encontrada uma vacina contra a covid-19.

A notícia foi avançada aos meio de comunicação pelo Ministério alemão da Saúde, segundo o qual o desenvolvimento de uma vacina poderá ser conseguido com sucesso até ao final deste ano.

Segundo o jornal, as doses “devem ser distribuídas a todos os Estados-membros que queiram participar, dependendo da dimensão da sua população”. “Para que as vacinas estejam disponíveis em grande número muito rapidamente, após a sua eventual aprovação este ano ou no próximo, a capacidade de produção deve ser garantida por contrato desde agora”.

Vários laboratórios estão a tentar encontrar uma vacina em tempo recorde. Este avanço permitirá à União Europeia investir em capacidade de produção enquanto os ensaios clínicos em humanos não estão finalizados e dar aos Estados-membros o direito de comprar um certo número de doses a um determinado preço quando a vacina estiver disponível.

Até ao momento, a pandemia de covid-19 infetou quase oito milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 434 mil pessoas. O total de recuperados ronda os 3,8 milhões.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …