Alemanha, França, Espanha e Suécia envolvidos em rede de espionagem

Chuck Patch / Wikimedia

-

Os serviços de inteligência alemão, francês, espanhol e sueco desenvolveram sistemas de vigilância de comunicações telefónicas e na internet em “estreita colaboração” com a agência britânica GCHQ, noticia hoje o jornal The Guardian.

O desenvolvimento destes sistemas remonta aos últimos cinco anos, segundo o jornal britânico, citado pela AFP, que se baseia em documentos obtidos pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, atualmente refugiado na Rússia.

Num relatório da GCHQ (agência de espionagem e segurança britânica) sobre os seus parceiros europeus, citado pelo The Guardian, a agência britânica expressa “admiração pelas capacidades técnicas” do serviço de informações alemão (BND, na sigla em Alemão).

A BND tem “um potencial tecnológico enorme e um bom acesso ao coração da internet – eles estão a monitorizar os cabos de fibra ótica de 40 ‘gigabits’ e de 100 gigabits” por segundo, lê-se no relatório.

O The Guardian afirma também que a GCHQ “tem desempenhado um papel fundamental no aconselhamento dos seus homólogos europeus sobre a forma de contornar as leis nacionais para limitar o poder de fiscalização das agências de inteligência”.

No caso de França, o jornal adianta que a GCHQ treinou membros da direção-geral da segurança Externa (DGSE, na sigla em francês) para “operações de internet multidisciplinares”.

No que respeita a Espanha, o Centro Nacional de Inteligência (CNI, na sigla em espanhol) fez, pelo menos em 2008, a vigilância em massa de comunicações na internet através de uma empresa britânica.

Na Suécia, a GCHQ saúda também a adoção, em 2008, de uma lei que permite a recolha de dados de internet e telefónicos transmitidos por cabos de fibra ótica.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Agora sempre quero ver onde é que os alemães e os franciús vão buscar moral para pedir contas aos EUA.. e mais… Não são só esses países.. Portugal Italia, Suiça, Brasil e muitos mais espiam os seus concidadãos… deixem se de moralismos… gostam de espiar mas quando são espiados ai mãezinha que ta mal.. lol Matem se pá!!

RESPONDER

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …