Alemanha enfrenta os EUA na sombra da “vergonha de 1982”

flaviojvieira.blogspot.pt

-

O último dia da fase de grupos do Mundial 2014 tem apenas uma equipa já garantida nos oitavos de final – e nenhuma eliminada. Sete seleções disputam, assim, três vagas nas eliminatórias que começam já no sábado.

Enquanto os portugueses estão com o coração nas mãos, o jogo que mais chama a atenção do resto do mundo nesta quinta-feira é Alemanha x EUA, num confronto às 17h (hora de Lisboa), em simultâneo com a partida entre Portugal e Gana.

Um empate satisfaz tanto a Alemanha como os EUA: com quatro pontos cada, este resultado permite a ambas passar à segunda fase. Os alemães têm vantagem no saldo de golos e ficariam, assim, na liderança do grupo.

Como é comum em situações deste tipo, as equipas foram questionadas sobre a possibilidade do chamado “jogo de compadres”, aquele em que as equipas se conformam com a pontuação mínima necessária e jogam uma partida sem riscos.

“Esses rumores chegam de fora. Um jogo como este só acontece a cada quatro anos, então não há como não pensar em vencer”, disse o selecionador dos EUA, o alemão Jurgen Klinsmann. “Não fomos feitos para entrar num jogo para empatar. Queremos marcar golos e levar os três pontos.”

O treinador alemão, Joachim Low, que assumiu o comando técnico da seleção precisamente depois de ser auxiliar de Klinsmann, também negou que a amizade com o comandante adversário comprometa o jogo. “Quem nos conhece sabe que somos ambiciosos e queremos ganhar”.

“Vergonha de Gijón” e jogos simultâneos

Há 32 anos, no Mundial de 1982 em Espanha, a Alemanha protagonizou um jogo polémico no mesmo contexto.

Diante da Áustria, os germânicos da RFA abriram o marcador com 1-0 aos dez minutos, um resultado que classificava ambas as equipas. No entanto, depois disso, simplesmente pararam de jogar, trocando passes como quem espera o tempo passar.

A partida de 25 de junho de 1982, conhecida como “Die Schande von Gijón” (“A Vergonha de Gijón“), revoltou os adeptos nas bancadas e os comentadores que narravam o jogo.

A Argélia, que tinha tido o último jogo do grupo dias antes dessa partida e poderia ter passado para os oitavos de final em caso de empate ou de uma vitória mais expressiva da Alemanha, entrou com um protesto junto à FIFA alegando que o resultado tinha sido combinado.

Apesar de a acusação nunca ter sido provada e o resultado ter-se mantido, os últimos jogos de cada grupo na fase final dos Mundiais passaram a acontecer em simultâneo, de forma a tornar mais difícil a manipulação de resultados.

Portugal x Gana

Se Alemanha e Estados Unidos estão muito perto do apuramento para a fase de eliminatórias, Portugal e Gana jogam em Brasília com apenas um ponto cada.

Ganhar não é suficiente para nenhum dos dois: é preciso torcer para que não haja empates no outro jogo, e ainda compensar a diferença do saldo de golos. Enquanto a Alemanha tem um saldo positivo de quatro golos, os EUA têm um, contra -1 do Gana e -4 de Portugal.

Com o pior saldo, os portugueses não têm outra opção que não seja uma vitória estrondosa – complementada com uma goleada também no jogo dos líderes do grupo – para alcançarem o sonho de um lugar nas oitavas. Praticamente à espera de um milagre, mas, como versa o ditado, a esperança é a última a morrer.

Os vencedores do grupo G vão encontrar-se nos oitavos de final com os vencedores do grupo H, que decidem as classificações às 21h nas partidas Bélgica x Coreia do Sul e Argélia x Rússia.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …