Alemanha diz que Tsipras “cortou as últimas pontes entre a Grécia e a UE”

blu-news.org / Flickr

Sigmar Gabriel, líder do partido social-democrata alemão, SPD

Sigmar Gabriel, líder do partido social-democrata alemão, SPD

O vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, afirmou hoje que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, “cortou as últimas pontes” com a Europa e que lhe é “difícil imaginar” novas negociações com Atenas depois do referendo.

“Depois da recusa das regras do jogo da zona euro, como é expresso pelo voto ‘não’, negociações sobre os programas de ajuda de milhares de milhões parecem-me dificilmente imagináveis”, disse o “número dois” de Angela Merkel numa primeira reação do governo alemão, a publicar na segunda-feira pelo jornal Tagesspiel.

Alexis Tsipras e o seu governo estão a levar a Grécia por uma via de “renúncia amarga e desespero”, prosseguiu Gabriel, líder dos sociais-democratas coligados com os conservadores de AngelaMerkel e ministro da Economia.

“Tsipras cortou as últimas pontes que a Europa e a Grécia podiam atravessar para encontrar um compromisso”, afirmou.

Da União Democrata Cristã (CDU), de Angela Merkel, reagiram entretanto alguns deputados, entre os quais Julia Klöckner, considerada próxima da chanceler, para quem “Tsipras não deve pensar que pode pressionar a Europa com o resultado” da consulta.

“Não é só a vontade do povo grego que conta, mas também a dos cidadãos dos outros países europeus”, acrescentou a deputada. “A União Europeia não é um clube ‘à la carte’ em que cada um decide por si as regras do jogo e os outros pagam a fatura”.

Os eleitores gregos rejeitaram hoje em referendo as propostas dos credores internacionais – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Com mais de 70% dos votos contados, o “não” liderava com 61,52% e o “sim” registava 38,48%, segundo números do Ministério do Interior da Grécia.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bom, isto fala por si mesmo, a grécia cortou a arvore das patacas à alemanha e agora estes estão chateados, começou um, esperemos que os outros não se acobardem, em vez de encherem os cofres dos alemães, encham os bolsos do povo.

  2. Deu hoje no telejornal que amanhã a Merkel vai-se reunir com o Holland
    Será a reunião da Europa a 2 a dos 2 vampiros que vão fazer as contas ao que vão sugar aos outros. Esteja-mos por cá descansados que os cérebros laranja já disseram que está tudo bem até porque os cofres estão cheios só falta passar~lhes o cheque. Como os de cá foram os melhores alunos dos últimos anos como prémio devem ser os primeiros a chegar à ferente ainda o governo a seguir vai receber uma medalha do ti cavaco pelos bons serviços prestados a nações estrangeiras.

  3. …Crise humanitária por desvarios radicais.

    Resta-lhes entrar no jogo cujas regras subscreveram… Lá como cá, os que levaram o povo ao “endividamento colectivo” não vão a votos. O que vai a sufrágio é a “penúria” que NINGUÉM QUER e não os seus responsáveis.

RESPONDER

Canibalismo é observado pela primeira vez em espécie de macacos

Uma equipa de investigadores observou um caso de canibalismo em macacos-prego selvagens de cara branca. No estudo, os especialistas descrevem um incidente no qual membros desta espécie consumiram restos mortais de uma cria de 10 …

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …