Alemanha diz que Tsipras “cortou as últimas pontes entre a Grécia e a UE”

blu-news.org / Flickr

Sigmar Gabriel, líder do partido social-democrata alemão, SPD

Sigmar Gabriel, líder do partido social-democrata alemão, SPD

O vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, afirmou hoje que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, “cortou as últimas pontes” com a Europa e que lhe é “difícil imaginar” novas negociações com Atenas depois do referendo.

“Depois da recusa das regras do jogo da zona euro, como é expresso pelo voto ‘não’, negociações sobre os programas de ajuda de milhares de milhões parecem-me dificilmente imagináveis”, disse o “número dois” de Angela Merkel numa primeira reação do governo alemão, a publicar na segunda-feira pelo jornal Tagesspiel.

Alexis Tsipras e o seu governo estão a levar a Grécia por uma via de “renúncia amarga e desespero”, prosseguiu Gabriel, líder dos sociais-democratas coligados com os conservadores de AngelaMerkel e ministro da Economia.

“Tsipras cortou as últimas pontes que a Europa e a Grécia podiam atravessar para encontrar um compromisso”, afirmou.

Da União Democrata Cristã (CDU), de Angela Merkel, reagiram entretanto alguns deputados, entre os quais Julia Klöckner, considerada próxima da chanceler, para quem “Tsipras não deve pensar que pode pressionar a Europa com o resultado” da consulta.

“Não é só a vontade do povo grego que conta, mas também a dos cidadãos dos outros países europeus”, acrescentou a deputada. “A União Europeia não é um clube ‘à la carte’ em que cada um decide por si as regras do jogo e os outros pagam a fatura”.

Os eleitores gregos rejeitaram hoje em referendo as propostas dos credores internacionais – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Com mais de 70% dos votos contados, o “não” liderava com 61,52% e o “sim” registava 38,48%, segundo números do Ministério do Interior da Grécia.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bom, isto fala por si mesmo, a grécia cortou a arvore das patacas à alemanha e agora estes estão chateados, começou um, esperemos que os outros não se acobardem, em vez de encherem os cofres dos alemães, encham os bolsos do povo.

  2. Deu hoje no telejornal que amanhã a Merkel vai-se reunir com o Holland
    Será a reunião da Europa a 2 a dos 2 vampiros que vão fazer as contas ao que vão sugar aos outros. Esteja-mos por cá descansados que os cérebros laranja já disseram que está tudo bem até porque os cofres estão cheios só falta passar~lhes o cheque. Como os de cá foram os melhores alunos dos últimos anos como prémio devem ser os primeiros a chegar à ferente ainda o governo a seguir vai receber uma medalha do ti cavaco pelos bons serviços prestados a nações estrangeiras.

  3. …Crise humanitária por desvarios radicais.

    Resta-lhes entrar no jogo cujas regras subscreveram… Lá como cá, os que levaram o povo ao “endividamento colectivo” não vão a votos. O que vai a sufrágio é a “penúria” que NINGUÉM QUER e não os seus responsáveis.

RESPONDER

Fase III do desconfinamento arranca com regras mais apertadas em Lisboa

O Governo divulgou, na última sexta-feira, as medidas da terceira fase de desconfinamento devido à pandemia de covid-19, que entram em vigor esta segunda-feira, prolongando a situação de calamidade por mais 15 dias. Na Área Metropolitana de …

Em tempos difíceis, alguns dinossauros tornaram-se canibais

Um novo estudo sugere que os alossauros, grandes predadores do Jurássico, poderiam tornar-se canibais em tempos de escassez de alimentos. De acordo com o site Science Alert, não é fácil encontrar marcas de dentes de dinossauros …

Praias, cafés e espetáculos. Países mais afetados pela pandemia começam a aliviar planos de emergência

Numa altura em que a pandemia parece começar a dar tréguas e com o verão a aproximar-se no hemisfério norte, dezenas de países reabrem esta segunda-feira atividades económicas, de lazer e culturais após as restrições …

Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. A seis meses …

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …