Alemanha diz que Tsipras “cortou as últimas pontes entre a Grécia e a UE”

blu-news.org / Flickr

Sigmar Gabriel, líder do partido social-democrata alemão, SPD

Sigmar Gabriel, líder do partido social-democrata alemão, SPD

O vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel, afirmou hoje que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, “cortou as últimas pontes” com a Europa e que lhe é “difícil imaginar” novas negociações com Atenas depois do referendo.

“Depois da recusa das regras do jogo da zona euro, como é expresso pelo voto ‘não’, negociações sobre os programas de ajuda de milhares de milhões parecem-me dificilmente imagináveis”, disse o “número dois” de Angela Merkel numa primeira reação do governo alemão, a publicar na segunda-feira pelo jornal Tagesspiel.

Alexis Tsipras e o seu governo estão a levar a Grécia por uma via de “renúncia amarga e desespero”, prosseguiu Gabriel, líder dos sociais-democratas coligados com os conservadores de AngelaMerkel e ministro da Economia.

“Tsipras cortou as últimas pontes que a Europa e a Grécia podiam atravessar para encontrar um compromisso”, afirmou.

Da União Democrata Cristã (CDU), de Angela Merkel, reagiram entretanto alguns deputados, entre os quais Julia Klöckner, considerada próxima da chanceler, para quem “Tsipras não deve pensar que pode pressionar a Europa com o resultado” da consulta.

“Não é só a vontade do povo grego que conta, mas também a dos cidadãos dos outros países europeus”, acrescentou a deputada. “A União Europeia não é um clube ‘à la carte’ em que cada um decide por si as regras do jogo e os outros pagam a fatura”.

Os eleitores gregos rejeitaram hoje em referendo as propostas dos credores internacionais – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Com mais de 70% dos votos contados, o “não” liderava com 61,52% e o “sim” registava 38,48%, segundo números do Ministério do Interior da Grécia.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Bom, isto fala por si mesmo, a grécia cortou a arvore das patacas à alemanha e agora estes estão chateados, começou um, esperemos que os outros não se acobardem, em vez de encherem os cofres dos alemães, encham os bolsos do povo.

  2. Deu hoje no telejornal que amanhã a Merkel vai-se reunir com o Holland
    Será a reunião da Europa a 2 a dos 2 vampiros que vão fazer as contas ao que vão sugar aos outros. Esteja-mos por cá descansados que os cérebros laranja já disseram que está tudo bem até porque os cofres estão cheios só falta passar~lhes o cheque. Como os de cá foram os melhores alunos dos últimos anos como prémio devem ser os primeiros a chegar à ferente ainda o governo a seguir vai receber uma medalha do ti cavaco pelos bons serviços prestados a nações estrangeiras.

  3. …Crise humanitária por desvarios radicais.

    Resta-lhes entrar no jogo cujas regras subscreveram… Lá como cá, os que levaram o povo ao “endividamento colectivo” não vão a votos. O que vai a sufrágio é a “penúria” que NINGUÉM QUER e não os seus responsáveis.

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …