Alemanha desmantela rede que recrutava para o Estado Islâmico

A justiça alemã anunciou, esta terça-feira, a detenção de cinco suspeitos de montarem uma “rede salafita-jihadista” no país e de recrutarem para o grupo Estado Islâmico pelo menos uma família, que depois partiu para a Síria.

O presumível líder do grupo é Ahmad Abdulaziz Abdullah A., um iraquiano de 32 anos conhecido como “Abou Walaa”.

Os seus quatro presumíveis cúmplices são um turco de 50 anos, Hasan C., um germano-sérvio de 36 anos, Boban S., um alemão de 27 anos, Mamoud O., e um Camaronês de 26 anos, Ahmed F. Y.

“O objetivo da rede (de Abou Walaa) era enviar recrutas para o Estado Islâmico“, informou a procuradoria federal, encarregada dos casos de terrorismos, em comunicado.

Para isso, os suspeitos organizavam cursos de árabe e sobre teses islamitas radicais.

“Está provado que a rede de Abdulaziz Abdullah A. enviou para o EI na Síria pelo menos um jovem e toda a sua família”, acrescentou a mesma fonte.

Os cinco suspeitos deverão ser presentes ao juiz de instrução até quarta-feira.

A justiça alemã nunca revela os apelidos dos suspeitos durante a fase de instrução.

Segundo números apresentados em maio pelos serviços de informação alemães, um total de 820 islamitas deixaram a Alemanha com destino à Síria e ao Iraque.

Cerca de um terço já regressaram e outros 140 foram mortos, pelo que se estima que cerca de 420 estejam ainda em território sírio ou iraquiano.

A Alemanha tem sido poupada a grandes ataques do EI, como os que atingiram Paris ou Bruxelas, mas vários ataques foram cometidos recentemente por pessoas isoladas, nomeadamente refugiados chegados no afluxo migratório de 2015.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Mais de 100 mil crianças morreram com VIH e 320 mil ficaram infetadas. A pandemia pode piorar o cenário

De acordo com um relatório da UNICEF, a cada 100 segundos uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infetado pelo VIH no ano passado. Com os novos dados, o número total de …

Animação mostra como foram construídas as pontes do século XIV

Construir uma ponte sobre a água parece uma tarefa complicada e a verdade é que, apesar dos inúmeros avanços tecnológicos, os fundamentos pouco alteraram desde os tempos medievais. A Ponte Carlos tem 618 anos, mas não …

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …