/

Os alemães já têm um carro voador nos céus

5

(dr) Lilium Aviation

-

Os alemães acabam de cumprir um sonho antigo da Humanidade: colocar um automóvel a cruzar os céus.

Depois de um conjunto variado de protótipos mais ou menos funcionais, a Lilium Aviation utilizou a sua base em Munique para o primeiro teste real deste automóvel voador.

Face aos modelos até aqui conhecidos, o novo VTOL – veículo de descolagem e aterragem vertical – tem dois lugares, recorre apenas a eletricidade para alimentar o motor e consegue descolar e aterrar de forma vertical, tal como um helicóptero.

No vídeo difundido pela empresa, é possível ver o pequeno carro voador alemão a conseguir levantar voo com sucesso. Em cada asa, que tem dez metros de envergadura, estão 36 pequenos motores a jato instalados em 12 flaps móveis.

Esta solução consegue ser ainda cerca de 90% mais eficiente do que as tecnologias que encontramos nos drones mais sofisticados. A autonomia de voo é de 300 km e a velocidade de cruzeiro de topo de 300 km/h.

Para o futuro, a Lilium tem preocupações com a segurança, pretende incluir tecnologia de piloto automático e quer também desenvolver uma nova variante com cinco lugares.

5 Comments

  1. Ainda falta muito para tal coisa, acho eu!… O vídeo não me parece muito explícito, mostra que o veículo voa, mas poderá circular em estradas com a aparência que tem (comprimento das asas)!!?

  2. eu sei que os alemães são meio malucos, mas chamar carro a uma especie de avião é demais.
    pelo que se vê no video, vemos mais um aviao do que um carro.
    para ser carro voador, era pegar num BMW ou WV e po-lo a voar como um aviao e ai sim, o titulo fazia sentido.
    ver uma capsula com asas que nem sequer sao dobradas ou retrateis para depois assumir a figura de carro.
    acho um exagero a esta noticia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.