Polícia alemã detém suspeito de 19 anos que planeava ataque

A polícia alemã deteve esta terça-feira um sírio, de 19 anos, suspeito de planear um atentado com explosivos no país, anunciou a procuradoria antiterrorista em comunicado.

O homem, identificado como Yamen A., foi detido esta madrugada pelas forças especiais na cidade de Schwerin, no nordeste do país, tendo sido realizadas buscas a uma série de apartamentos daquela região, situada a norte de Berlim.

O jovem é suspeito de ter “planeado e inclusive preparado, em concreto, um atentado” na Alemanha com “a ajuda de um explosivo extremamente potente“, sublinhou a procuradoria federal alemã responsável pelos assuntos de terrorismo.

“Não foi ainda apurado se o suspeito tinha já um alvo em mente ou não“, detalhou, sublinhando ainda que não dispõe de elementos sobre se o suspeito pertencia “a uma organização terrorista”.

Segundo os investigadores, o sírio tomou a decisão “de detonar uma bomba na Alemanha com o objetivo de matar e ferir o maior número de pessoas possível o mais tardar em julho” último e, nas semanas seguintes, começou a procurar produtos químicos e materiais necessários para a construção do engenho.

No plano político, esta detenção não ajuda a Chanceler alemã, Angela Merkel, acusada de ter aumentado a insegurança no país por ter permitido que mais de um milhão de pessoas entrasse no país nos últimos dois anos, a maioria das quais refugiadas da Síria.

A política de porta aberta de Merkel aos refugiados e migrantes levou, nas eleições de Setembro, a uma subida do partido anti-imigração Alternativa para a Alemanha, que chegou pela primeira vez ao Parlamento alemão.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …