/

Polícia alemã detém suspeito de 19 anos que planeava ataque

A polícia alemã deteve esta terça-feira um sírio, de 19 anos, suspeito de planear um atentado com explosivos no país, anunciou a procuradoria antiterrorista em comunicado.

O homem, identificado como Yamen A., foi detido esta madrugada pelas forças especiais na cidade de Schwerin, no nordeste do país, tendo sido realizadas buscas a uma série de apartamentos daquela região, situada a norte de Berlim.

O jovem é suspeito de ter “planeado e inclusive preparado, em concreto, um atentado” na Alemanha com “a ajuda de um explosivo extremamente potente“, sublinhou a procuradoria federal alemã responsável pelos assuntos de terrorismo.

“Não foi ainda apurado se o suspeito tinha já um alvo em mente ou não“, detalhou, sublinhando ainda que não dispõe de elementos sobre se o suspeito pertencia “a uma organização terrorista”.

Segundo os investigadores, o sírio tomou a decisão “de detonar uma bomba na Alemanha com o objetivo de matar e ferir o maior número de pessoas possível o mais tardar em julho” último e, nas semanas seguintes, começou a procurar produtos químicos e materiais necessários para a construção do engenho.

No plano político, esta detenção não ajuda a Chanceler alemã, Angela Merkel, acusada de ter aumentado a insegurança no país por ter permitido que mais de um milhão de pessoas entrasse no país nos últimos dois anos, a maioria das quais refugiadas da Síria.

A política de porta aberta de Merkel aos refugiados e migrantes levou, nas eleições de Setembro, a uma subida do partido anti-imigração Alternativa para a Alemanha, que chegou pela primeira vez ao Parlamento alemão.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.