Procuradoria alemã pede extradição de Puigdemont

Salvatore di Nolfi / EPA

O Ministério Público alemão pediu esta terça-feira num tribunal de Schleswig a tramitação da extradição para Espanha do ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont pelos crimes de rebelião e desvio de fundos públicos.

Em comunicado, o Ministério Público alemão pediu ainda que o tribunal mantenha o ex-presidente da Generalitat na prisão enquanto decorre o processo de extradição por considerar que há risco de fuga.

De acordo com o El País, os procuradores alemães consideram que o caso de Puigdemont é uma questão estritamente legal e que o conflito catalão diz respeito apenas a Espanha, devendo ser resolvido internamente de acordo com as leis e Constituição espanhola.

O ex-presidente da Catalunha foi detido a 25 de março a 30 quilómetros da fronteira da Alemanha com a Dinamarca, perto da localidade de Schuby.

Puigdemont, que seguia de carro em direção a Hamburgo com a intenção de regressar à Bélgica, onde reside, foi detido na sequência de um mandado de detenção europeu e internacional emitido pelo Supremo Tribunal Espanhol.

“O presidente Carles Puigdemont foi retido na Alemanha, quando passava a fronteira com a Dinamarca, a caminho da Bélgica desde a Finlândia”, escreveu no Twitter o advogado do político catalão J. Alonso-Cuevillas.

“O trato foi sempre correto. Neste momento, está numa esquadra de polícia e a sua defesa legal já foi ativada”, escreveu o advogado, acrescentando que Puigdemont “se dirigia para a Bélgica para colocar-se, como sempre, à disposição da justiça belga“.

O político teria viajado, nesse fim de semana, para a Finlândia, para fazer contactos com deputados finlandeses e dar uma conferência na Universidade de Helsínquia.

O político catalão é acusado de sedição, um crime que a lei espanhola pune com uma pena que pode chegar aos 25 anos de prisão.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. nao deixem escapar esse pro jiadista e traidor!!!!! em nome da europa e da segurança dos cidadaos europeus.. se o deixarem escapar de novo admirem se que a tal extrema direita , o espantalho dos marxistas pro islamitas, para assustar os pacatos cidadaos europeus, nao apareça em força para nos tirar o sono !!!! .
    nao se queixem depois!!!!

RESPONDER

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …