O Ministério Público alemão pediu esta terça-feira num tribunal de Schleswig a tramitação da extradição para Espanha do ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont pelos crimes de rebelião e desvio de fundos públicos.
Em comunicado, o Ministério Público alemão pediu ainda que o tribunal mantenha o ex-presidente da Generalitat na prisão enquanto decorre o processo de extradição por considerar que há risco de fuga.
De acordo com o El País, os procuradores alemães consideram que o caso de Puigdemont é uma questão estritamente legal e que o conflito catalão diz respeito apenas a Espanha, devendo ser resolvido internamente de acordo com as leis e Constituição espanhola.
O ex-presidente da Catalunha foi detido a 25 de março a 30 quilómetros da fronteira da Alemanha com a Dinamarca, perto da localidade de Schuby.
Puigdemont, que seguia de carro em direção a Hamburgo com a intenção de regressar à Bélgica, onde reside, foi detido na sequência de um mandado de detenção europeu e internacional emitido pelo Supremo Tribunal Espanhol.
“O presidente Carles Puigdemont foi retido na Alemanha, quando passava a fronteira com a Dinamarca, a caminho da Bélgica desde a Finlândia”, escreveu no Twitter o advogado do político catalão J. Alonso-Cuevillas.
“O trato foi sempre correto. Neste momento, está numa esquadra de polícia e a sua defesa legal já foi ativada”, escreveu o advogado, acrescentando que Puigdemont “se dirigia para a Bélgica para colocar-se, como sempre, à disposição da justiça belga“.
O político teria viajado, nesse fim de semana, para a Finlândia, para fazer contactos com deputados finlandeses e dar uma conferência na Universidade de Helsínquia.
O político catalão é acusado de sedição, um crime que a lei espanhola pune com uma pena que pode chegar aos 25 anos de prisão.
A Europa no seu melhor!.
nao deixem escapar esse pro jiadista e traidor!!!!! em nome da europa e da segurança dos cidadaos europeus.. se o deixarem escapar de novo admirem se que a tal extrema direita , o espantalho dos marxistas pro islamitas, para assustar os pacatos cidadaos europeus, nao apareça em força para nos tirar o sono !!!! .
nao se queixem depois!!!!