/

Aldeões paquistaneses caminhavam quilómetros em busca de água (até um jogador da NBA ter entrado em cena)

Projeto Sonny Khan / Paani

Criança em Tharparkar, a maior área desértica do Paquistão

A KAI Family Foundation, a instituição de caridade do astro da NBA Kyrie Irving, fez uma parceria de ajuda hídrica com o Projeto Paani para fornecer água potável, maior sustentabilidade alimentar e apoio solar à aldeia Rohal no distrito semi-árido de Tharparkar, no Paquistão.

Sonny Khan, cofundador do Projeto Paani, é fã da NBA e decidiu procurar a KAI Family Foundation para resolver os problemas da aldeia Rohal e instalar uma central solar de água na região.

“O facto de Kyrie Irving, no meio de [uma temporada da NBA], ainda ser capaz de ouvir e assinar tudo é incrível”, disse Khan à Vice. “[Os beneficiários] estão numa área tão remota que não seguem o basquetebol nem Kyrie Irving, então é muito surreal ver alguém como ele a dedicar o seu tempo para os impactar.”

Além de dar acesso a água potável e limpa suficiente para o consumo diário e para a agricultura, a nova central solar de água também fornece à comunidade iluminação e apoio agrícola.

O presidente do comité da vila de Rohal, Arjun Meghwar, contou à Vice que, antes da instalação desta central de ajuda hídrica, a população abastecia-se de água contaminada em poços abertos.

Para além dos riscos óbvios de saúde pública, “muitas mulheres e crianças caíam nos poços”. “Agora, estão seguros e têm água potável perto das suas casas. Antes, viajavam cerca de 2 a 3 quilómetros por 10 litros de água”, disse Meghwar.

Em Tharparkar, temperaturas muito quentes, chuvas muito raras e perda de colheitas são infortúnios muito comuns, não fosse esta a maior área desértica do Paquistão.

Com uma população de mais de 1,6 milhões de pessoas, das quais 87% são consideradas pobres, o distrito do deserto sofre com a enorme escassez de água, insegurança alimentar e atraso no desenvolvimento de infraestruturas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.