As aldeias de risco vão ter refúgios antifogo e oficial de segurança

Paulo Nobre / Lusa

No âmbito dos programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras, as aldeias de risco passam a ter refúgios antifogos e um oficial de segurança, para transmitir avisos à população e organizar evacuações.

A partir de hoje, Silvério Teixeira, de 61 anos, subchefe da PSP aposentado, assume o cargo de “oficial de segurança da aldeia” (OSA) de Vale Florido, no concelho de Ansião, em Leiria.

No âmbito dos programas de segurança das pessoas contra incêndios florestais, Pessoas Seguras e Aldeia Segura, o Governo criou a nova função de Oficial de Segurança da Aldeia, que funciona em regime de voluntariado.

O OSA, figura que passa a vigorar então nos 189 municípios com freguesias de maior risco de incêndio florestal, deve ser alguém “escolhido pela comunidade, com capacidade de liderança e conhecimentos de segurança, que seja respeitado pela população para que sigam as suas orientações”, descreve a Proteção Civil.

O oficial de segurança de cada aldeia fica encarregue de transmitir avisos à população, organizar evacuações em caso de necessidade e promover ações de sensibilização junto das populações, de forma a evitar comportamentos de risco, segundo o Diário de Notícias.

A aldeia que servirá de inauguração ao projeto inédito tem pouco mais de 100 habitantes que têm sido poupados a incêndios. “Tenho 53 anos e não me lembro de ter havido aqui nenhum incêndio”, reconhece um dos habitantes, Adail Luís.

Silvério, apesar de “orgulhoso” da sua nova missão, reconhece que “apesar de há uns anos andarem fogos perto, felizmente nenhum atingiu a aldeia“. Mas, no seu entender, a decisão de tornar Vale Florido o palco de inauguração dos dois novos programas justifica-se: “ainda se cultivam muitas terras à volta das casas e os terrenos em redor da aldeia estão libertos de árvores”.

Segunda-feira Silvério Teixeira assume, além do mais, o papel de “guia” da comitiva governamental e vai mostrar como a sua aldeia está preparada para combater os fogos. O ex-subchefe da PSP segue o plano da Proteção Civil à risca e já definiu e sinalizou o “local de refúgio”, onde a população se deverá abrigar caso as chamas ameacem a aldeia.

O OSA de Vale Florido acredita que os seus habitantes, a maior parte idosos, estão empenhados, contando com “pelo menos 40” presenças no simulacro de hoje. Só não tem mais porque, “à hora marcada – 11h30 -, as pessoas que trabalham não podem comparecer”, justifica.

Os dois programas inaugurados pela Proteção Civil em Vale Florido, e desenvolvidos em parceria com as autarquias, – Pessoas Seguras e Aldeia Segura -, visam prevenir e diminuir os efeitos dos incêndios.

Na cerimónia de inauguração, vai ser assinado um protocolo entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias. A cerimónia conta com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

No âmbito deste protocolo, a ANPC vai distribuir sinalética e 10 mil kits de auto-proteção, entre outros materiais, assim como irá enumerar critérios para a identificação de locais de refúgio, criar mecanismos de aviso à população e definir condutas pessoais de auto-proteção a adotar pelos cidadãos.

Está também prevista uma campanha a nível nacional, com início em maio, que vai passar nas rádios, televisões, jornais e redes sociais, que tem como tema central as medidas gerais de auto-proteção, segundo o Jornal de Notícias.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estamos a voltar ao tempo da ditadura.
    estão a criar novamente os bufos, em vez de apostarem na prevenção e combate, apostam apenas no salvar o pelo…
    que m***a de pais este esta a se tornar.

  2. Mais um tacho!!! Sera que lhe vao o cortar a reforma da PSP para novo cargo? E que faz ele sozinho??? Se no meio de tantos GNR’S…PROTECAO CIVIL, BOMBEIROS, FIGURAS DO ESTADO,GOVERNO….bla,bla…houve o numero de mortos que NUNCA NINGUEM vais esquecer…

  3. Muito boa ideia!!
    Já se sabe que os “indignados profissionais” estão sempre contra tudo e todos e, claro que é mais fácil escrever palermices de que fazer alguma coisa de útil!…

  4. Quanto a mim é uma medida bem tomada essa dos refúgios em cada aldeia que já aqui cheguei em tempos a apontar como uma solução certa e que o será certamente se os tais refúgios forem bem concebidos, caso contrário será mais dinheiro deitado ao vento!.

RESPONDER

O envelhecimento celular em humanos foi parcialmente revertido (com o uso de oxigénio)

Investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram uma forma de reverter o processo de envelhecimento celular e podem ter feito um avanço na procura pela juventude eterna. O novo estudo publicado na revista Aging …

Porto 0-0 Man City | Pragmatismo portista garante “oitavos”

O FC Porto está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os “azuis-e-brancos” precisavam apenas de um empate, ou que o Olympiacos não vencesse em França, em casa do Marselha, e ambos os pressupostos aconteceram – …

O céu tingiu-se de roxo na Suécia (e a culpa era de uma plantação de tomates)

O céu ficou misteriosamente tingido de roxo em Trelleborg, a cidade mais a sul da Suécia, por causa da luz vinda de uma plantação de tomate enuma cidade próxima. Há algumas semanas, os moradores de Trelleborg …

Maurícias estão a abater um morcego ameaçado de extinção por interesses económicos

O morcego das Maurícias, em perigo de extinção, é mais uma vez o centro de um polémico abate nas mãos do Governo, para alarme das organizações de conservação da vida selvagem. Sob pressão de agricultores e …

Procurador-geral dos EUA: não há provas de fraude eleitoral generalizada

O procurador-geral dos Estados Unidos da América, William Barr, reconheceu hoje que não houve fraude em dimensão suficiente para invalidar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas. "Nesta altura, não vimos fraude a …

Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de …

Da "política do filho único" aos incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …