Ajuda humanitária (finalmente) a caminho de Ghouta oriental

Mohammed Badra / EPA

Uma criança ferida recebe tratamento depois dos bombardeamentos em Ghouta Oriental, na Síria

O primeiro comboio humanitário “está a caminho” de Ghouta oriental, onde 400 mil civis estão sitiados e submetidos a situações de grande precariedade pelas forças de Damasco, disse esta segunda o Comité Internacional da Cruz Vermelha.

“Finalmente… Um comboio da Cruz Vermelha Síria, do Comité Internacional da Cruz Vermelha e das Nações Unidas transportam ajuda que é necessária a dezenas de milhares de civis. A coluna dirige-se para Ghouta oriental” disse Robert Mardini, chefe de operações da Cruz Vermelha Internacional através de uma mensagem difundida no Twitter.

Os 46 camiões com ajuda médica e alimentos para cerca de 27.500 pessoas, segundo o Departamento de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), são o primeiro comboio humanitário a entrar no enclave.

No entanto, na inspeção de rotina dos camiões, as autoridades rejeitaram material médico, como equipamento para cirurgia e diálise, assim como insulina, disse um porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tarik Jaserevic.

“Por causa disso, três dos 46 camiões que foram enviados para Douma hoje estavam quase vazios”, disse uma responsável do OCHA em Damasco, Linda Tom.

As forças do regime controlam uma parte do bastião “rebelde” de Ghouta oriental, estando em curso uma ofensiva terrestre, disse o Observatório Sírio para os Direitos do Homem.

A organização não-governamental com sede em Londres refere igualmente que os ataques de Damasco desde domingo à noite provocaram a morte de 14 civis em Ghouta oriental.

Os ataques das forças de Damasco contra a região nos arredores da capital da Síria começaram no dia 18 de fevereiro.

De acordo com esta ONG, o Presidente sírio, Bachar al-Assad, está determinado em continuar a ofensiva, que está a ser apoiada pela Rússia com forças e meios no terreno.

O período de tréguas para ajuda humanitária nesta região foi votada, por unanimidade, pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas há cerca de uma semana.

De seguida, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou a instauração de uma “trégua humanitária” diária, das 09h00 às 14h00, para permitir a retirada de civis, porém, no primeiro dia do cessar-fogo, o acordo foi violado e os bombardeamentos continuaram.

Desde o início dos ataques, já morreram cerca de 700 civis, segundo os números divulgados pelo OSDH. A guerra no país já causou mais de 340 mil mortos desde o seu início em 2011.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ajuda Humanitária é, a tal que vai mas é parar às mãos dos terroristas em Goutta que têm milhares de civis prisioneiros e que os usam como escudos.

RESPONDER

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …