O AirCar é um carro que abre as asas para voar (e já concluiu os testes de voo no aeroporto)

A Klein Vision anunciou que a sua última geração de carros voadores, o AirCar, concluiu os testes de voo em aeroportos. O próximo passo é a comercialização. 

Em menos de três minutos, o AirCar consegue transformar-se num veículo aéreo, através de um clique num botão. Com asas retrateis e superfícies de cauda dobráveis, o carro pode funcionar tanto na estrada quanto no céu.

O projeto foi desenhado por Stefan Klein, o fundador da Klein Vision. Recentemente, a empresa anunciou que o veículo completou dois testes importantes no aeroporto Piestany, na Eslováquia, levantando voo e aterrando de forma bem-sucedida. O próximo passo é, portanto, a comercialização.

O AirCar tem dois lugares e pesa 1.100kg, podendo carregar 200kg adicionais de carga. Alimentado por um motor BMW 1.6l de 140 cavalos, tem uma autonomia de viagem de 1.000 km, com um consumo de 18 litros.

Segundo o New Atlas, o veículo consegue levantar voo num espaço de 300 metros, atingindo uma velocidade de 200 km/h. A cauda do novo AirCar estende-se alguns metros no modo de voo para dar espaço às asas e retrai-se no solo para tornar o veículo um pouco mais leve na estrada.

“O mecanismo de implantação/retração da asa e cauda é muito impressionante, convertendo o automóvel num avião. O cockpit, que oferece espaço para o motorista/piloto e um passageiro, é muito espaçoso e bem decorado. A aparência geral do carro voador na estrada e no ar é excelente”, referiu Branko Sarh, investigador técnico sénior da Boeing.

Segundo a empresa, o protótipo voador totalmente funcional foi desenvolvido, desde a ideia inicial até ao produto final de categoria experimental, em apenas 18 meses. Com os testes completos com sucesso, segue-se agora questões burocráticas e certificações das autoridades de aviação.

O preço do veículo deverá rondar os 600 mil dólares.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. mais uma ideia transformada num produtos.
    Ja pensaram que mais de 100 anos descobriram o motor, depois a turbina ou motor de aviao… nada mais … motor termico, vapor…por ai…ou seja em 100 anos nao descobrimos nada melhor… melhoramos e nada mais….tanta fanrarisse por ai e nada d novo….ser humano nao possui inteligencia necessaria no seu tempo de vida para dar pulo tecnologico… aqui ‘e que esta problema…. so com IA poderemos descobrir algo melhor…

    • Nao tem nada a ver com fanfarrisse humana nem a IA vai descobrir népia. O problema está no sistema económico e no poder que alguns alcançam dentro dele. Muitos conceitos interessantes foram enfiados na gaveta. O carro elétrico tem 100 anos, motores a ar comprimido, etc. Só não vão para a frente por interesses das petrolíferas. Abra os olhos.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …