O AirCar é um carro que abre as asas para voar (e já concluiu os testes de voo no aeroporto)

A Klein Vision anunciou que a sua última geração de carros voadores, o AirCar, concluiu os testes de voo em aeroportos. O próximo passo é a comercialização. 

Em menos de três minutos, o AirCar consegue transformar-se num veículo aéreo, através de um clique num botão. Com asas retrateis e superfícies de cauda dobráveis, o carro pode funcionar tanto na estrada quanto no céu.

O projeto foi desenhado por Stefan Klein, o fundador da Klein Vision. Recentemente, a empresa anunciou que o veículo completou dois testes importantes no aeroporto Piestany, na Eslováquia, levantando voo e aterrando de forma bem-sucedida. O próximo passo é, portanto, a comercialização.

O AirCar tem dois lugares e pesa 1.100kg, podendo carregar 200kg adicionais de carga. Alimentado por um motor BMW 1.6l de 140 cavalos, tem uma autonomia de viagem de 1.000 km, com um consumo de 18 litros.

Segundo o New Atlas, o veículo consegue levantar voo num espaço de 300 metros, atingindo uma velocidade de 200 km/h. A cauda do novo AirCar estende-se alguns metros no modo de voo para dar espaço às asas e retrai-se no solo para tornar o veículo um pouco mais leve na estrada.

“O mecanismo de implantação/retração da asa e cauda é muito impressionante, convertendo o automóvel num avião. O cockpit, que oferece espaço para o motorista/piloto e um passageiro, é muito espaçoso e bem decorado. A aparência geral do carro voador na estrada e no ar é excelente”, referiu Branko Sarh, investigador técnico sénior da Boeing.

Segundo a empresa, o protótipo voador totalmente funcional foi desenvolvido, desde a ideia inicial até ao produto final de categoria experimental, em apenas 18 meses. Com os testes completos com sucesso, segue-se agora questões burocráticas e certificações das autoridades de aviação.

O preço do veículo deverá rondar os 600 mil dólares.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. mais uma ideia transformada num produtos.
    Ja pensaram que mais de 100 anos descobriram o motor, depois a turbina ou motor de aviao… nada mais … motor termico, vapor…por ai…ou seja em 100 anos nao descobrimos nada melhor… melhoramos e nada mais….tanta fanrarisse por ai e nada d novo….ser humano nao possui inteligencia necessaria no seu tempo de vida para dar pulo tecnologico… aqui ‘e que esta problema…. so com IA poderemos descobrir algo melhor…

    • Nao tem nada a ver com fanfarrisse humana nem a IA vai descobrir népia. O problema está no sistema económico e no poder que alguns alcançam dentro dele. Muitos conceitos interessantes foram enfiados na gaveta. O carro elétrico tem 100 anos, motores a ar comprimido, etc. Só não vão para a frente por interesses das petrolíferas. Abra os olhos.

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …