/

Airbag para motociclistas? Empresa sueca cria o primeiro modelo

As motos não vêm com airbags. Mas agora há uma solução para proteger os motociclistas: calças de ganga com airbags.

A marca sueca Mo’cycle desenvolveu as primeiras calças de ganga que inflam segundos após uma queda, fornecendo proteção para a parte inferior do corpo em caso de acidente, conta o Interesting Engineering.

Esses airbags possuem cartuchos de CO2, substituíveis, que libertam o gás quando o motociclista começa a cair da moto.

“‘As calças de ganga são tão confortáveis como qualquer outra e são feitas com tecido à prova de água, respirável e resistente à abrasão”, explicou a Mo’cycle na sua página oficial.

Mas para que as calças possam sentir o momento da queda, têm de estar ligadas à moto.

Para tal, a Mo’cycle disponibiliza uma corda elástica que permite ao motociclista mover confortavelmente o corpo enquanto está preso ao veículo. A moto não precisa de qualquer adaptação para ter o cabo ligado.

Quando o motociclista começa a voar do assento devido a um impacto, a corda é puxada para fora e solta-se da calça. Nesta altura, os airbags são ativados.

Essa solução é possível através da libertação de um pistão que fura o cartucho de CO2, libertando o gás e inflando assim o airbag. O processo é extremamente rápido, permitindo que os sacos encham totalmente antes de o motociclista cair.

“O tecido é extremamente resistente à abrasão, mas parece e sente-se como uma calça de ganga normal. Antes da ativação, o airbag é completamente invisível, mas fica instalado em milissegundos após a ativação”, explicou a Mo’cycle.

Após um acidente, o airbag acaba por esvaziar e as calças voltam ao tamanho original, permitindo que o sistema seja recarregado com outro cartucho de CO2.

É de notar que o airbag necessita de uma força de cerca de 40 quilos para ser ativado. Apenas uma queda pode desencadear o processo, explica o DailyMotion.

A calças com airbag custam 499 dólares (cerca de cerca de 467 euros) e estarão disponíveis para encomenda no final deste mês.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.