Ai Fen, a médica que alertou a China para a pandemia, está desaparecida

Massimo Percossi / EPA

Ai Fen, a médica da província de Wuhan que alertou para a propagação do novo coronavírus, está desaparecida. Na China, há rumores de que a profissional de saúde poderá ter sido detida.

Assim que o novo coronavírus surgiu, as autoridades de segurança pública chinesas puniram oito pessoas por “espalharem boatos” sobre a doença. No mês passado, Ai Fen juntou-se a outros profissionais de saúde para denunciar as condições de saúde pública na cidade, depois de vários colegas terem falecido e de ter criticado as autoridades por tentarem impedir alertas precoces do surto.

“Se eu soubesse o que iria acontecer, não me teria importado com a repreensão. Teria discutido isto com quem quer que fosse, onde pudesse”, disse.

Estas denúncias foram feitas numa entrevista à revista Renwu, que foi rapidamente eliminada das redes sociais pelas autoridades chinesas. De acordo com o El Español, a entrevista foi replicada em código morse e até através de emojis em inúmeras plataformas online, numa tentativa de contornar a censura do Governo chinês.

Ai Fen descobriu a 30 de dezembro o primeiro caso de Covid-19, depois de ver vários doentes com sintomas de gripe que resistiam aos tratamentos de uma gripe normal.

Na altura, a médica foi alertada pelo hospital onde trabalhava de que não deveria divulgar a informação para evitar o pânico, mas aconselhou os colegas a usarem material de proteção, mesmo contra as indicações dos superiores.

Ai Fen não desistiu e, depois de tentar alertar o mundo para a propagação do novo coronavírus, a médica terá desaparecido sem deixar rasto. Segundo o diário espanhol, há rumores de que tenha sido detida pelo Governo chinês.

No início do surto, as autoridades puniram pessoas por “espalhar boatos”. Agora que a pandemia progride incontrolavelmente em todo o mundo, uma médica que tentou alertar para a gravidade da situação desapareceu sem deixar rasto.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante da parte dos chineses
    Ainda agora continuam a mentir ao mundo . Mas lá como cá , uma coisa é igual , tem mascara , mas não podem usar , idêntico ao caso do psp de serviço no hospital de faro .
    Mais um desaparecido , para juntar a outros, de que não sabemos, nem nunca saberemos .
    O habitual , nos países totalitários , sempre foi assim , quando uma mentira é contada inúmeras vezes , passa a ser verdade .
    Cuidem-se

RESPONDER

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …