Ai Fen, a médica que alertou a China para a pandemia, está desaparecida

Massimo Percossi / EPA

Ai Fen, a médica da província de Wuhan que alertou para a propagação do novo coronavírus, está desaparecida. Na China, há rumores de que a profissional de saúde poderá ter sido detida.

Assim que o novo coronavírus surgiu, as autoridades de segurança pública chinesas puniram oito pessoas por “espalharem boatos” sobre a doença. No mês passado, Ai Fen juntou-se a outros profissionais de saúde para denunciar as condições de saúde pública na cidade, depois de vários colegas terem falecido e de ter criticado as autoridades por tentarem impedir alertas precoces do surto.

“Se eu soubesse o que iria acontecer, não me teria importado com a repreensão. Teria discutido isto com quem quer que fosse, onde pudesse”, disse.

Estas denúncias foram feitas numa entrevista à revista Renwu, que foi rapidamente eliminada das redes sociais pelas autoridades chinesas. De acordo com o El Español, a entrevista foi replicada em código morse e até através de emojis em inúmeras plataformas online, numa tentativa de contornar a censura do Governo chinês.

Ai Fen descobriu a 30 de dezembro o primeiro caso de Covid-19, depois de ver vários doentes com sintomas de gripe que resistiam aos tratamentos de uma gripe normal.

Na altura, a médica foi alertada pelo hospital onde trabalhava de que não deveria divulgar a informação para evitar o pânico, mas aconselhou os colegas a usarem material de proteção, mesmo contra as indicações dos superiores.

Ai Fen não desistiu e, depois de tentar alertar o mundo para a propagação do novo coronavírus, a médica terá desaparecido sem deixar rasto. Segundo o diário espanhol, há rumores de que tenha sido detida pelo Governo chinês.

No início do surto, as autoridades puniram pessoas por “espalhar boatos”. Agora que a pandemia progride incontrolavelmente em todo o mundo, uma médica que tentou alertar para a gravidade da situação desapareceu sem deixar rasto.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante da parte dos chineses
    Ainda agora continuam a mentir ao mundo . Mas lá como cá , uma coisa é igual , tem mascara , mas não podem usar , idêntico ao caso do psp de serviço no hospital de faro .
    Mais um desaparecido , para juntar a outros, de que não sabemos, nem nunca saberemos .
    O habitual , nos países totalitários , sempre foi assim , quando uma mentira é contada inúmeras vezes , passa a ser verdade .
    Cuidem-se

RESPONDER

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …