Depois dos morangos, agulhas chegaram às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas estão a investigar mais de 100 casos por todo o país. Agora, para além dos morangos, as agulhas também já chegaram a fruta como maçãs, bananas e mangas.

A Austrália está a investigar uma série de casos misteriosos em que agulhas de costura foram encontradas dentro de morangos vendidos ao público, com diversas marcas a serem retiradas das prateleiras dos estabelecimentos comerciais no país. Pelo menos seis marcas foram afetadas: Berry Obsession, Berry Licious, Love Berry, Donnybrook Berries, Delightful Strawberries e Oasis.

Dado o alarme social provocado pelos primeiros casos, o consumo de morangos caiu drasticamente nos últimos dias, já foram destruídas várias toneladas do fruto e o preço de venda está abaixo do de produção. Vários produtores até já compraram detetores de metais, de forma a provar que a sua mercadoria é segura.

Agora, segundo o news.com.au, também já foram encontradas agulhas em frutas como maçãs, bananas e mangas. Esta terça-feira, a cadeia de supermercados Woolworths decidiu retirar também as agulhas de costura das prateleiras. “A segurança dos nossos clientes é a nossa principal prioridade”, disse um representante da marca.

De acordo com o mesmo portal, já estão a ser investigados mais de 100 casos por todo o país, muitos do quais se pensam ser reproduções ou brincadeiras de mau gosto.

Esta quarta-feira, uma rapariga de 12 anos admitiu à polícia que tinha colocado uma agulha dentro de um morango para fazer “uma partida” aos colegas de escola. Segundo a revista Visão, um rapaz também foi detido, em New South Wales, depois de admitir que tinha posto agulhas em morangos por brincadeira.

“Isto não é brincadeira que se tenha, nem tem piada. Estão a pôr em risco a vida das pessoas e de muito trabalho, estão a assustar as crianças. São uns cobardes e uns vermes” afirmou o primeiro-ministro, Scott Morrison, citado pela mesma revista.

“É importante que saibam que temos leis e penas de prisão para estes crimes”, acrescentou, fazendo referência a penas que podem ir até aos dez anos de prisão.

Países como a Nova Zelândia também já estão a suspender a venda de morangos de origem australiana. Estes casos estão a acontecer no pico de produção e já estão a ter efeitos negativos nas vendas de uma indústria que vale 130 milhões de dólares por ano.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há-de haver um brincalhão de mau gosto que seria muito útil em apanhá-lo e depois pô-lo atrás das grades por largos anos sustentado apenas a fruta toda ela recheada de agulhas para que o malandro se divertisse diariamente a limpá-la.

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …