Depois dos morangos, agulhas chegaram às maçãs e bananas na Austrália

As autoridades australianas estão a investigar mais de 100 casos por todo o país. Agora, para além dos morangos, as agulhas também já chegaram a fruta como maçãs, bananas e mangas.

A Austrália está a investigar uma série de casos misteriosos em que agulhas de costura foram encontradas dentro de morangos vendidos ao público, com diversas marcas a serem retiradas das prateleiras dos estabelecimentos comerciais no país. Pelo menos seis marcas foram afetadas: Berry Obsession, Berry Licious, Love Berry, Donnybrook Berries, Delightful Strawberries e Oasis.

Dado o alarme social provocado pelos primeiros casos, o consumo de morangos caiu drasticamente nos últimos dias, já foram destruídas várias toneladas do fruto e o preço de venda está abaixo do de produção. Vários produtores até já compraram detetores de metais, de forma a provar que a sua mercadoria é segura.

Agora, segundo o news.com.au, também já foram encontradas agulhas em frutas como maçãs, bananas e mangas. Esta terça-feira, a cadeia de supermercados Woolworths decidiu retirar também as agulhas de costura das prateleiras. “A segurança dos nossos clientes é a nossa principal prioridade”, disse um representante da marca.

De acordo com o mesmo portal, já estão a ser investigados mais de 100 casos por todo o país, muitos do quais se pensam ser reproduções ou brincadeiras de mau gosto.

Esta quarta-feira, uma rapariga de 12 anos admitiu à polícia que tinha colocado uma agulha dentro de um morango para fazer “uma partida” aos colegas de escola. Segundo a revista Visão, um rapaz também foi detido, em New South Wales, depois de admitir que tinha posto agulhas em morangos por brincadeira.

“Isto não é brincadeira que se tenha, nem tem piada. Estão a pôr em risco a vida das pessoas e de muito trabalho, estão a assustar as crianças. São uns cobardes e uns vermes” afirmou o primeiro-ministro, Scott Morrison, citado pela mesma revista.

“É importante que saibam que temos leis e penas de prisão para estes crimes”, acrescentou, fazendo referência a penas que podem ir até aos dez anos de prisão.

Países como a Nova Zelândia também já estão a suspender a venda de morangos de origem australiana. Estes casos estão a acontecer no pico de produção e já estão a ter efeitos negativos nas vendas de uma indústria que vale 130 milhões de dólares por ano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há-de haver um brincalhão de mau gosto que seria muito útil em apanhá-lo e depois pô-lo atrás das grades por largos anos sustentado apenas a fruta toda ela recheada de agulhas para que o malandro se divertisse diariamente a limpá-la.

RESPONDER

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …