Agricultores e PSP envolvem-se em confrontos durante protesto em Évora

1

António Carrapato / Lusa

Os ânimos exaltaram-se hoje na manifestação dos agricultores em Évora, com alguns dos participantes a invadirem o átrio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo

A PSP interveio esta sexta-feira durante um protesto de agricultores em Évora, em frente à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) do Alentejo. Dezenas de pessoas gritavam palavras de ordem contra o Governo e a ministra da Agricultura.

De acordo com o Expresso, as autoridades fizeram um reforço policial junto à entidade após alguns dos participantes terem invadido o átrio.

Os manifestantes queriam entregar um documento ao presidente da CCDR, mas foram barrados pelos agentes. Os agricultores alegam que não foram recebidos e tentaram forçar a entrada. O documento acabou por ser entregue a uma funcionária.

Depois de terem entregado o documento, o grupo de manifestantes tirou uma corrente de um saco e trancou a cadeado duas das portas, o que levou a PSP a intervir para as reabrir. Já com os ânimos exaltados e gritos de “bandidos”, alguns forçaram as portas e entraram.

Na entrada, alguns agentes tentaram conter os manifestantes, que batiam nas portas de vidro e que queriam juntar-se aos que se encontravam no interior, com assobios e a gritarem palavras de ordem contra a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, indicando que esta não tem condições para continuar no cargo.

Os agricultores que se encontravam dentro do edifício acabaram por sair e o protesto deu seguimento. O mote do protesto, convocado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), era “Contra a incompetência de quem nos governa”.

Os manifestantes continuam assim os protestos iniciados em janeiro contra aquilo que consideram ser o desmantelamento do Ministério da Agricultura, na sequência da retirada de competências às Direções Regionais da Agricultura, e o “desnorte governativo” no setor agrícola e florestal.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.