Pandit olha para as vacas como família e quer produzir “leite ético” para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir “leite ético” para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas.

Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só pelos próprios efeitos que pode ter na nossa saúde — uma questão que divide especialistas —, mas também pelo próprio bem-estar das vacas, que são altamente exploradas para satisfazer a procura do mercado.

Só em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mais de 1.600 quintas produtoras de leite fecharam na última década. No entanto, a VICE conta a história de Nimai Pandit, um agricultor que quer trilhar um novo rumo no mercado do leite e produzir leite para vegans.

A empresa de Pandit, a Gopal Farm, conta com 36 hectares de terra, e tem como base o respeito e o carinho pelo animal. O negócio tem avançado a um bom ritmo e o agricultor natural da Índia — onde as vacas são consideradas divindades — espera que em junho de 2020 tenhas as condições necessárias para produzir aquilo que chama de “leite ético”.

“Comecei a pensar em comida como algo com que nos devemos preocupar: a qualidade, a origem e as razões éticas. Eu queria ter boa comida, não apenas o sabor, mas a qualidade dela”, explicou Pandit.

Pandit argumenta que hoje em dia as vacas são tratadas como máquinas, que “são usadas até se estragarem e depois são reparadas ou deitadas fora“.

O leite da sua empresa corresponde às necessidades dos veganismo, que consiste na prática de abster-se do uso de produtos de origem animal. Na quinta da Gopal Farm, as vacas pastam livremente até à velhice, as crias bebem da teta da mãe e os bezerros machos crescem e tornam-se fortes bois.

O empreendedor indiano acredita que as pessoas vão estar dispostas a pagar mais pelo seu leite, sabendo das preocupações éticas da marca e da qualidade que cunha no produto. Aliás, o preço tem obrigatoriamente de ser mais caro. Alimentação, albergue, custos de veterinários, ordenha, processamento e mão de obra são alguns dos custos inerentes, que se acentuam com a maior longevidade das vacas.

Pandit olha para as vacas como membros da sua própria família e, durante os seus anos na Índia aprendeu várias técnicas que aplica hoje na sua quinta. Usar urina de vaca para aprimorar o solo, esterco de vaca para preservar sementes e óleo de Neem para prevenir pragas.

Nos Estados Unidos, o consumo de leite tem caído abruptamente e Pandit quer oferecer uma alternativa às pessoas que estão a desistir de beber leite devido ao modelo atual com que as empresas funcionam.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é sério?!… E porquê só para vegans?! Mas os vegans já bebem leite?!
    TODO O LEITE À VENDA DEVE SER ÉTICO!!!! Aliás, toda a carne, ovos, todos os animais que vão servir de alimento devem ser eticamente criados, sempre pensando no seu bem-estar!! Tudo aquilo pelo que o animal passa, ansiedades, maus tratos, nós vamos consumir o produto desse stress! Não comam muita carne, limitem muito o seu consumo, pois só assim teremos menos animais a serem criados em massa… comprem a produtores locais.
    Já agora, a quem se interessar, pesquisem a diferença entre A1 e a A2 beta-caseína.

RESPONDER

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …