Pandit olha para as vacas como família e quer produzir “leite ético” para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir “leite ético” para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas.

Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só pelos próprios efeitos que pode ter na nossa saúde — uma questão que divide especialistas —, mas também pelo próprio bem-estar das vacas, que são altamente exploradas para satisfazer a procura do mercado.

Só em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mais de 1.600 quintas produtoras de leite fecharam na última década. No entanto, a VICE conta a história de Nimai Pandit, um agricultor que quer trilhar um novo rumo no mercado do leite e produzir leite para vegans.

A empresa de Pandit, a Gopal Farm, conta com 36 hectares de terra, e tem como base o respeito e o carinho pelo animal. O negócio tem avançado a um bom ritmo e o agricultor natural da Índia — onde as vacas são consideradas divindades — espera que em junho de 2020 tenhas as condições necessárias para produzir aquilo que chama de “leite ético”.

“Comecei a pensar em comida como algo com que nos devemos preocupar: a qualidade, a origem e as razões éticas. Eu queria ter boa comida, não apenas o sabor, mas a qualidade dela”, explicou Pandit.

Pandit argumenta que hoje em dia as vacas são tratadas como máquinas, que “são usadas até se estragarem e depois são reparadas ou deitadas fora“.

O leite da sua empresa corresponde às necessidades dos veganismo, que consiste na prática de abster-se do uso de produtos de origem animal. Na quinta da Gopal Farm, as vacas pastam livremente até à velhice, as crias bebem da teta da mãe e os bezerros machos crescem e tornam-se fortes bois.

O empreendedor indiano acredita que as pessoas vão estar dispostas a pagar mais pelo seu leite, sabendo das preocupações éticas da marca e da qualidade que cunha no produto. Aliás, o preço tem obrigatoriamente de ser mais caro. Alimentação, albergue, custos de veterinários, ordenha, processamento e mão de obra são alguns dos custos inerentes, que se acentuam com a maior longevidade das vacas.

Pandit olha para as vacas como membros da sua própria família e, durante os seus anos na Índia aprendeu várias técnicas que aplica hoje na sua quinta. Usar urina de vaca para aprimorar o solo, esterco de vaca para preservar sementes e óleo de Neem para prevenir pragas.

Nos Estados Unidos, o consumo de leite tem caído abruptamente e Pandit quer oferecer uma alternativa às pessoas que estão a desistir de beber leite devido ao modelo atual com que as empresas funcionam.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto é sério?!… E porquê só para vegans?! Mas os vegans já bebem leite?!
    TODO O LEITE À VENDA DEVE SER ÉTICO!!!! Aliás, toda a carne, ovos, todos os animais que vão servir de alimento devem ser eticamente criados, sempre pensando no seu bem-estar!! Tudo aquilo pelo que o animal passa, ansiedades, maus tratos, nós vamos consumir o produto desse stress! Não comam muita carne, limitem muito o seu consumo, pois só assim teremos menos animais a serem criados em massa… comprem a produtores locais.
    Já agora, a quem se interessar, pesquisem a diferença entre A1 e a A2 beta-caseína.

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …