Afinal, beber leite faz bem ou mal à saúde?

Os benefícios do consumo de leite por adultos deixaram de ser consensuais entre os especialistas, havendo quem sublinhe os dados científicos que comprovam que há também malefícios associados à ingestão deste produto.

“Contrariamente ao que foi apregoado durante muitos anos, as evidências científicas têm vindo a confirmar que, realmente, também existem malefícios associados à ingestão de leite“, explicou à agência Lusa o nutricionista Nuno Velho Cabral.

Este especialista defende por isso que os adultos devem moderar a ingestão de leite, uma vez que essas evidências científicas associam o seu consumo a problemas de saúde, como doenças coronárias.

O nutricionista salvaguarda, contudo, que os malefícios apontados são proporcionais à quantidade de leite ingerida e que não é certamente por um adulto saudável ingerir um copo de leite por dia que irá prejudicar, à partida, a sua saúde.

“O leite era visto como um alimento algo completo, fonte de proteína, de algumas vitaminas e de cálcio, mas hoje existem muitos outros alimentos com teor de cálcio igualmente elevado como os brócolos, as ameixas, espinafres cozidos ou a sardinha“, explicou.

O nutricionista açoriano contextualiza que o leite surgiu sempre como um bom instrumento para tentar suprir algumas das necessidades em meios subdesenvolvidos e aponta que há também muitos interesses económicos na área da alimentação, como é o caso da indústria dos lacticínios, que incentivam o seu consumo.

“Ao contrário do que durante anos e anos se tem vindo a dizer, que o leite é muito rico em cálcio e previne a osteoporose, o que se sabe hoje em dia é que o nosso corpo tem uma necessidade extrema de deslocar parte do cálcio que já existe nos nossos ossos para ir neutralizar a acidez do estômago provocada por este alimento”, declara.

Sublinhando que esta questão vai muito além da intolerância à lactose, Nuno Velho Cabral refere que as novas gerações fazem hoje outras opções quando procuram os profissionais para se aconselharem, com base na Internet ou revistas da especialidade.

O especialista em nutrição exemplifica que hoje estão na moda as sementes de chia, que são o elemento que se conhece atualmente com o teor mais elevado de cálcio que existe no planeta e que facilmente se pode inserir na alimentação com um iogurte, uma sopa ou uma salada.

“Neste momento, as pessoas cada vez mais procuraram outras opções, incluindo substituir leite por outras bebidas de arroz ou amêndoa, ou ainda à base de soja. Sem sombra de dúvida que se pode fazer uma alimentação equilibrada sem prejudicar a nossa saúde, não bebendo leite”, afirma o nutricionista.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo de leite e produtos lácteos per capita no país teve uma quebra, embora pouco acentuada, entre 2009 e 2013.

Enquanto em 2009 cada português consumia 85,2 quilos de leite, em 2013, últimos dados conhecidos, este valor era de 79,8 quilos.

A conclusão? Beba leite com moderação.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Primeiro a União Europeia acaba com as quotas para o leite e agora vem esses senhores dizendo para não bebê-lo. Afinal, o que querem fazer dos nossos produtores?

  2. Os nossos produtores fazem como tantos outros noutras áreas… desenrrasquem-se! É claro que estou a ser irónico, mas por outro lado basta abrir os olhos e ir lendo os dados… Os produtores, se não andavam com a cabeça enterrada na areia já deviam ter percebido que se ia ‘acabar a mama’. A intolerância á lactose é cada vez maior, cada vez se mais se ouvem vozes contrárias ao consumo do leite… Os sinais andam por aí à algum tempo! Não sou médico, não sei a verdade. Apenas sei que a mim me causa problemas de acidez nos intestinos e quando raramente bebo um pouco de leito noto que o sabor é esquisito. Quando era miúdo ia buscar leite a um produtor e por vezes assistia à ordenha da vaca e o leite ia directamente para o recipiente que levava de casa para transportar o leite. O que hoje compro como leite e dou aos meus filhos pouco ou nada tem a ver com esse líquido que eu costumava ir buscar!

  3. Isto bcada verz mais +++ dá para RIR ahahah deixa-me rirrrrr.
    Hoje anunciam uma coisa ,daqui a poucas horas outra, daqui a semanas outra, daqui a meses outra e daqui a anos outra e assim sucessivamente.
    È claro que se sabe que há organismos,de certos corpos de pessoas humanas, crianças , jovens adultos.as idosos as etcetc que certos alimentos e etcetec não não podem comer, beber etcetc,pois ora lhes faz bem, ora mal etcwetc, mas o certo é que dei e ainda dou a beber as pessoas de todas as idades leite e outros derivados betc, gtantos em escuteiros, escoteiros, cresches , idosos, nos bfogos etcetc e nunca ninguém morreu ou tenha eu vindo a saber de algo que tenha acontecido a quem eu dei esses alimentos. Eu próprio ainda bebo leite e derivados, como yogurtes queijos etcetc e também bebo AOJA e produtos naturais e até cheguei a mamar nas tetinhas das vaquinhas em QUELUZ,junto ao palácio e comi muita laranja da Baía, e limpei muitos dejectos delas em criança e já em adulto, e elas davaqm o ,leitinho quando eu lhes tirava o mesmo das sua tetinhas e que eram bem alimentadas ,porque eu na altura -Sofria de Tosse Convulsa, e o mèdico aconselhou a minha mãezinha a me levar para a VAcaria em Queluz, e foi a minha cura- ao beber leite e a mamar nelas. etcetc.
    è Claro que hoje ,em dia tanto o leite que as frutas e vegetais etcetc, já não são na maioria naturais e teem muitos , e muitas adubos e outros géneros nas suas plantações, e espero que agora, com o VOLTE-FACE da agricultura volte os produtos agrícolas a seu estado natural, sem pesticidas, adubos etcetc, que claro esta, muitas hoje sofrem daquilo que comem, porque muitos géneros alimentaes não são e nem sabem ao que eram antigamente, e que se comiam e tinham o sabor ao bom produto agricola e querem regados, com dejectos da nossas fezes, urina etcetc e naschiam grandes e saborosos, e os mesmos dos animais, parar a terra para estrume,Está-se a querer voltar ao antigo, mas lentamente e claro está vem os produtos caríssimos.
    Dou razão a quem ,aqui escreve e da as suas opiniões,o certo é que continuo a beber leite e nunca até agora me fez mal e a muita gente que conheço.
    Claro que abusar do que se come e bebe , faz mal. Mas se comermos com peso e medida , acho que voltaremos ao antigo,pois parece que a União EUROPEIA faez asneira e agora incentiva á Agricultura, pecuária etcetc, pois , depois de casa roubada -trancas á Porta-infelizmente foi o que deu em nos Unirmos á U.E., vamos a ver o andamentos do os dos barcos no RIO…..
    ENFIM é o que na maioria ou minoria dos as HUMANOS as faz, so NAnha e porcaria e tenta emendar AS ANEIRAS DEPOIS DE TANTA GENTE -sofrer E morrer…
    Esperemos que novos TEMPOS e Tempos venham e bons , assim que o OMNI nos valha e nos dê tudo bom de NOVO…

    A.G.P.

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …