/

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

1

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros.

A pedra foi encontrada por trabalhadores que estavam a escavar um poço em casa de um homem identificado apenas pelo nome Gamage que não quis revelar o seu nome completo nem a sua localização da casa por razões de segurança.

Sabe-se apenas que se situa na cidade de Ratnapura — que significa cidade das joias, em cingalês — uma zona rica em pedras preciosas.

“A pessoa que estava a cavar o poço alertou-nos sobre algumas pedras raras. Mais tarde tropeçámos neste espécime enorme”, explica Gamage, em declarações à BBC.

O dono da pedra, que trabalha com estes objetos valiosos, só agora certificou a descoberta depois de ter levado mais de um ano a limpar a pedra, pois esta estava coberta de lama e outras impurezas.

Durante o processo, algumas pedras caíram do aglomerado e foram identificadas como sendo safiras estrela de alta qualidade.

“Nunca tinha visto uma espécie tão grande antes. Foi provavelmente, formada há cerca de 400 milhões de anos”, descreve à BBC o gemólogo Gamini Zoysa.

“É um espécime especial de safira estrela, provavelmente o maior do mundo“, afirma ainda Thilak Weerasinghe, o presidente da Autoridade Nacional de Joias e Pedras Preciosas do Sri Lanka. “Dado o tamanho e o seu valor, pensamos que irá interessar a colecionadores privados ou museus”, acrescenta.

Os especialistas também apontam, no entanto, que embora o espécime tenha um alto valor em quilates, todas as pedras dentro do cluster podem não ser de alta qualidade.

No ano passado, o país faturou cerca de 500 milhões de dólares com a exportação de gemas, diamantes lapidados e joias.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.