Agência DBRS sobe rating português para o nível da Itália

O.I.N. / Wikimedia

A dois dias das eleições legislativas, a agência de notação financeira DBRS subiu o rating atribuído a Portugal, fazendo com que o país passe a ter todos os seus ratings ao nível da Itália.

A agência  de notação financeira canadiana DBRS, que perdeu importância para Portugal desde que as principais agências tiraram as suas notações de “lixo”, decidiu melhorar a notação de risco da dívida portuguesa para um nível BBB+.

“A revisão reflete a melhoria consistente em vários indicadores económicos chave de Portugal”, considera a agência que nunca chegou a cortar o rating da dívida nacional, o que permitiu que Portugal tivesse continuado a beneficiar das medidas de estímulo do BCE mesmo quando S&P, Moody’s e Fitch atribuíam uma notação especulativa (lixo) a Portugal.

“Esta revisão em alta é mais um passo fundamental que traduz a política de credibilização de Portugal a qual é essencial para prosseguir a estratégia de crescimento inclusivo com estabilidade política, económica e social”, indica o Ministério das Finanças em comunicado enviado às redações e citado pelo Observador.

Deste modo, Portugal passa a estar no mesmo patamar de classificação da Itália. Segundo o Público, os investidores dos mercados financeiros já revelam mais confiança na dívida portuguesa do que na italiana, com Portugal a registar já há vários meses taxas de juro da dívida substancialmente mais baixas do que a Itália nas suas emissões.

Ainda assim, ao nível das agências de rating, Portugal ainda procura ultrapassar a Itália. Nesta sexta-feira, deu mais um passo.

As subidas de rating registadas nos últimos anos são um dos motivos por trás da redução das taxas de juro da dívida pública portuguesa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o BCE não tivesse a comprara bilionárias das dividas dos países da UE a muito que Portugal, Itália, Espanha, etc. que já tinham estourado.
    Estas classificações valem o que valem…
    Antes da desgraça de 2008 nos EUA, as empresas que “rebentaram” tinham todas classificações com “A” e depois deu no que deu…

RESPONDER

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …