Afinal, o número de testes na região de Lisboa é semelhante ao do Norte

Rodrigo Antunes / Lusa

Dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira pela Câmara Municipal do Porto dão conta que o número de testes à covid-19 realizados na região de Lisboa nas últimas semanas é semelhante aos levados a cabo na região Norte do país.

“Nas últimas semanas, o número de testes realizado na Região Norte é semelhante ao número de testes realizado na Região de Lisboa, não sendo por isso atribuível a descoberta de novos casos à realização de testagem acrescida numa ou noutra região”, pode ler-se no comunicado de imprensa, citado pelo jornal Observador.

A autarquia diz que revelou estes dados “com o intuito de esclarecer a opinião pública e tranquilizá-la de que o rastreamento realizado quer em meio hospitalar pelo SNS quer através do primeiro centro de rastreio móvel português, montado no Queimódromo, em parceria entre a autarquia, a Unilabs e a ARS Norte, quer através do sistema privado, continua a ser feito de forma eficaz e ao mesmo ritmo da região de Lisboa”.

Os dados agora divulgados vão em sentido oposto ao que tem dito o Governo e as autoridades de saúde, que têm sustentado que a região de Lisboa e Vale do Tejo tem registado mais casos positivos de covid-19 porque está a testar mais.

O semanário Expresso dava já conta nesta quarta-feira de que há especialistas que discordam do discurso do primeiro-ministro, António Costa, defendendo que o número de testes não podem justificar todas as infeções na região de Lisboa.

“Os especialistas acabaram por desmentir o primeiro-ministro. De forma elegante, mas fizeram-no”, disse ao Expresso fonte que esteve presente na reunião do Infarmed.

“O ambiente não foi o melhor depois das intervenções de Baltazar Nunes [Escola Nacional de Saúde Pública] e Rita Sá Machado [Direção-Geral de Saúde]”, nota outra fonte em declarações ao semanário. “Tentou colocar a hipótese, de forma quase afirmativa. Mas acabou contrariado”, diz outro dos participantes.

Lisboa é agora o epicentro da doença em Portugal

Portugal regista esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 do que na quarta-feira e mais 311 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam 1.549 mortes relacionadas com a covid-19 e 40.415 casos confirmados desde o início da pandemia. Em comparação com os dados de quarta-feira, constatou-se um aumento de óbitos de 0,4%. Já os casos de infeção subiram 0,8%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 17.767 casos confirmados, mais 240 do que na quarta-feira, o que corresponde a 77% dos novos contágios.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que tem maior número de infeções (17.767) e a segunda com maior número de óbitos (453). O Norte regista 17.372 infeções e 815 mortos, o Centro 4.055 casos confirmados e 248 óbitos, o Algarve 15 mortos e 574 pessoas infetadas e o Alentejo regista três mortos e 409 pessoas com covid-19.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O vulcão em erupção na Islândia está agora à venda

O vulcão no sudoeste da Islândia, na Península de Reykjanes, que entrou em erupção no final de março, está agora à venda (e já há várias propostas em cima da mesa). De acordo com o jornal …

Após críticas, Cravinho garante que cartões de Antigo Combatente já estão a ser enviados

O Ministro da Defesa garantiu hoje que os cartões de Antigo Combatente já estão a ser produzidos e alguns já foram distribuídos aos beneficiários, assegurando que o processo vai continuar. João Gomes Cravinho abordou o tema …

Palácio onde Churchill nasceu muda nome do "Quarto Indiano" (para afastar polémica sobre ligações coloniais)

O Palácio de Blenheim mudou o nome da sua “Sala Indiana” para evitar polémica sobre ligações coloniais numa nova exposição sobre Winston Churchill. Uma exposição intitulada "O Grande Britânico" no local de nascimento do líder do …

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …