/

Afinal, o número de testes na região de Lisboa é semelhante ao do Norte

2

Rodrigo Antunes / Lusa

Dados do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira pela Câmara Municipal do Porto dão conta que o número de testes à covid-19 realizados na região de Lisboa nas últimas semanas é semelhante aos levados a cabo na região Norte do país.

“Nas últimas semanas, o número de testes realizado na Região Norte é semelhante ao número de testes realizado na Região de Lisboa, não sendo por isso atribuível a descoberta de novos casos à realização de testagem acrescida numa ou noutra região”, pode ler-se no comunicado de imprensa, citado pelo jornal Observador.

A autarquia diz que revelou estes dados “com o intuito de esclarecer a opinião pública e tranquilizá-la de que o rastreamento realizado quer em meio hospitalar pelo SNS quer através do primeiro centro de rastreio móvel português, montado no Queimódromo, em parceria entre a autarquia, a Unilabs e a ARS Norte, quer através do sistema privado, continua a ser feito de forma eficaz e ao mesmo ritmo da região de Lisboa”.

Os dados agora divulgados vão em sentido oposto ao que tem dito o Governo e as autoridades de saúde, que têm sustentado que a região de Lisboa e Vale do Tejo tem registado mais casos positivos de covid-19 porque está a testar mais.

O semanário Expresso dava já conta nesta quarta-feira de que há especialistas que discordam do discurso do primeiro-ministro, António Costa, defendendo que o número de testes não podem justificar todas as infeções na região de Lisboa.

“Os especialistas acabaram por desmentir o primeiro-ministro. De forma elegante, mas fizeram-no”, disse ao Expresso fonte que esteve presente na reunião do Infarmed.

“O ambiente não foi o melhor depois das intervenções de Baltazar Nunes [Escola Nacional de Saúde Pública] e Rita Sá Machado [Direção-Geral de Saúde]”, nota outra fonte em declarações ao semanário. “Tentou colocar a hipótese, de forma quase afirmativa. Mas acabou contrariado”, diz outro dos participantes.

Lisboa é agora o epicentro da doença em Portugal

Portugal regista esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 do que na quarta-feira e mais 311 infetados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam 1.549 mortes relacionadas com a covid-19 e 40.415 casos confirmados desde o início da pandemia. Em comparação com os dados de quarta-feira, constatou-se um aumento de óbitos de 0,4%. Já os casos de infeção subiram 0,8%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 17.767 casos confirmados, mais 240 do que na quarta-feira, o que corresponde a 77% dos novos contágios.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é a que tem maior número de infeções (17.767) e a segunda com maior número de óbitos (453). O Norte regista 17.372 infeções e 815 mortos, o Centro 4.055 casos confirmados e 248 óbitos, o Algarve 15 mortos e 574 pessoas infetadas e o Alentejo regista três mortos e 409 pessoas com covid-19.

ZAP //

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.