Afinal, Medina não quer acabar com a “galinha dos ovos de ouro” de Lisboa

Miguel A. Lopes / Lusa

  Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa.

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, não pretende, afinal, acabar com o AirBnB na capital. A ideia surgiu no título de um artigo do jornal inglês The Independent, mas está errada. A correcção surgiu depois do burburinho e do desconforto dos empresários de alojamento local.

Em causa está um artigo de opinião do presidente da Câmara de Lisboa publicado pelo jornal The Independent e que foi, inicialmente, intitulado “After coronavírus, Lisbon is getting rid of Airbnb and turning short term holiday rentals into homes for key workers” (“Depois do coronavírus, Lisboa vai livrar-se do Aibnb e transformar arrendamentos turísticos de curta duração em casas para trabalhadores essenciais”).

O título foi, entretanto, alterado para “After coronavirus, Lisbon is replacing some Airbnb and turning short term holiday rentals into homes for key workers” (“Depois do coronavírus, Lisboa está a substituir alguns Airbnb para transformar arrendamentos turísticos de curta duração em casas para trabalhadores essenciais”).

Uma correcção que surgiu após a alegada intenção de Medina acabar com o AirBnB, a plataforma de alojamento local, ter causado tanto espanto como desconforto.

O autarca foi um grande incentivador do alojamento local na capital e este tem sido “a galinha dos ovos de ouro” da Câmara de Lisboa, como realça o jornal i na sua manchete de capa, nesta terça-feira. A suposta intenção de acabar com o AirBnB seria uma “cambalhota de Medina”, como destaca o diário.

Mas, afinal, tudo não passou de um equívoco do jornal inglês.

Em nenhum caracter do texto se fala em acabar com o Airbnb em Lisboa ou extinguir o alojamento local”, realça o gabinete de Medina em nota enviada ao Expresso.

O gabinete também sublinha que o título enganoso foi única e exclusivamente da responsabilidade dos editores do The Independent.

A Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP) já pediu “esclarecimentos à Câmara de Lisboa”, embora notando que “o texto original não fala em acabar com o Airbnb em Lisboa – se fosse verdade era um furo enorme e não vamos arranjar guerras por coisas que não se confirmam”, aponta o responsável da entidade, Eduardo Miranda, em declarações ao Expresso.

No artigo de opinião, Medina defende que é preciso reavaliar as prioridades de alojamento na capital, frisando que com a pandemia de covid-19 “é altura para fazer as coisas de forma diferente”, frisando que o foco tem que estar nos “trabalhadores da linha da frente que ajudaram Lisboa na resposta à crise da covid-19” e não tanto nos turistas.

O autarca reporta-se à intenção de “trazer as pessoas, que são a alma de Lisboa, de volta ao centro da cidade”, destacando, nomeadamente, “os profissionais de saúde, funcionários de transportes, professores e milhares de outras pessoas que prestam serviços essenciais”.

No artigo, Medina chega a notar que a Câmara está disposta a “pagar aos senhorios, com vista a transformar milhares de alojamentos de ‘arrendamento a curto prazo’, em casas de ‘arrendamento seguro’ para os profissionais de serviços essenciais”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …

OE2021. Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previsto

O financiamento das Administrações Públicas (AP) até meio do ano está em linha com o projetado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Face …

24 horas depois, GP da Hungria não tem classificação fechada — mas Hamilton volta a liderar

Na primeira curva da primeira volta do Grande Prémio da Hungria, cinco carros foram afastados da corrida depois de Valtteri Bottas ter colidido com Lando Norris e ter desencadeado um acidente que acabou por afetar …

Baseball e softball de volta. Como são decididas as modalidades Olímpicas?

A liderança do Comité Olímpico apresenta propostas que têm em conta 35 critérios e que são depois votadas por todos os membros. A influência das cidades organizadoras também se faz sentir. Skate, surf, escalada ou karaté …

12 apurados para uma Taça da Liga diferente

Neste domingo ficou fechada a lista das formações que vão estar na fase de grupos de uma Taça da Liga distinta das anteriores. Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, o futebol nacional foi preenchido (além da Supertaça conquistada …