Afinal, centros de vacinação vão ser apenas 120 (e já não serão necessários tantos enfermeiros)

Carlos Ramirez / EPA

Inicialmente, previa-se que seriam abertos mais de 150 centros de vacinação rápida e maciça em todo o país, mas, afinal, serão apenas 120.

De acordo com uma fonte ligada ao processo, ouvida pelo jornal Público, estes 120 centros de vacinação em massa serão organizados pelas administrações regionais de saúde em conjunto com os agrupamentos de centros de saúde e as autarquias.

Estes locais estão preparados para vacinar pelo menos 600 pessoas por dia ao longo de um período mínimo de 100 dias e obedecem a uma série de requisitos definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos locais com menor densidade populacional, haverá centros de vacinação intermédios com capacidade para inocular pelo menos 150 pessoas por dia.

Além disso, está ainda prevista a vacinação em alguns centros de saúde.

O objetivo desta operação é evitar que as pessoas tenham que se deslocar mais de 20 quilómetros da sua área de residência para serem vacinadas. Além disso, vai permitir reduzir o número de enfermeiros necessários, uma vez que estes profissionais ficam dispensados das tarefas burocráticas que atualmente os impedem de ser mais céleres.

Nestes centros, os enfermeiros já não terão de participar na convocatória e no agendamento das pessoas nem de fazer o registo dos dados, que pode ser efetuado por auxiliares. Assim, será possível que um enfermeiro vacine cerca de 20 pessoas por hora quando num centro de saúde consegue imunizar cinco em cada hora.

Os agrupamentos de centros de saúde (ACES) estão calcular quantos enfermeiros vão ser necessários.

O grande teste da vacinação em massa está previsto para este fim-de-semana, com a administração da primeira dose a perto de 190 mil professores e funcionários dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, e 32 mil trabalhadores das “respostas sociais”, como creches e amas, serviços de apoio domiciliário e centros de atividades ocupacionais.

Esta semana, termina oficialmente a primeira fase da vacinação contra a covid-19, com a conclusão da administração da primeira dose aos idosos a partir dos 80 anos e os doentes de maior risco entre os 50 e os 79 anos.

A partir de agora, o plano de vacinação vai mudar e a idade passará a ser o critério principal. Em paralelo, serão imunizadas pessoas que sofrem de várias doenças com maior risco associado a covid-19.

As soluções de vacinação rápida já estão a ser testadas, mas a operação só arrancará em maio, com a chegada de um grande volume de doses das várias vacinas, prevendo-se que nessa altura seja possível vacinar mais de 100 mil pessoas por dia.

Nessa altura, também já estará a funcionar a plataforma informática que permitirá às pessoas efetuar o agendamento e escolher o dia, a hora e o local da toma da vacina. Esta plataforma deverá ser testada no próximo fim-de-semana.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …