Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

Hostelworld.com

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana passada.

A imagem, numa parede em ruínas junto a um dos canais de Veneza, é a de uma criança a pegar num sinalizador rosa na mão – tocha usada para pedir socorro no Mediterrâneo — que imediatamente foi identificada como sendo o estilo do Bansky, mas nada o garantia.

Entretanto, duas fotografias desse mural publicadas esta sexta-feira na conta de Instagram do artista, vieram confirmar a autoria de que já se suspeitava, ainda para mais porque, na mesma altura, foi feita uma performance artística na rua — que criticava o excesso de turismo -, cujo vídeo foi publicado também no Instagram de Bansky há dois dias.

View this post on Instagram

A post shared by Banksy (@banksy) on

Esse vídeo mostrava um homem de cara encoberta a montar uma banca de arte não autorizada na praça central de São Marcos: uma série de nove pinturas a óleo no estilo veneziano de Canaletto, do século XVIII, que, quando colocadas juntas, retratam um enorme navio de cruzeiro cercado por pequenas gôndolas, abrindo caminho pelos canais de Veneza, refere a AFP. A peça, intitulada “Veneza no Petróleo”, parece denunciar o turismo de massas que está a pôr em risco grande parte daquela cidade.

No final do vídeo, o artista, que aparece sentado e encoberto por um chapéu, um casaco e um jornal aberto, e cujo rosto nunca se vê, é abordado pela polícia que o manda desmontar a banca, por falta de autorização, e seguir o seu caminho.

Na sua conta de Instagram, Banksy escreveu: “A montar a minha banca na Bienal de Veneza. Apesar de ser o maior e mais prestigiado evento de arte do mundo, por alguma razão nunca fui convidado.”

A 58.ª Bienal de Arte de Veneza começou no dia 11 de maio e decorre até 24 de novembro, com o tema “Tempos interessantes”, estando a representação portuguesa a cargo da artista plástica Leonor Antunes. A partir de 14 de junho, a Cordoaria Nacional, em Lisboa, acolhe a exposição “Banksy: Genius or Vandal”, que reúne mais de 70 trabalhos do artista, mas que não tem o seu consentimento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …

Desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou esta sexta-feira que a desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável" e enumerou ainda cinco áreas que necessitam de igualdade de género para "mudar o …

Isabel dos Santos comprou casa em Lisboa através de um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo

A empresária Isabel dos Santos utilizou uma empresa com sede no Estado norte-americano de Delaware, considerado um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo, para comprar um imóvel de luxo em Lisboa, que está avaliado …

"Não é aceitável". Alentejo de fora dos descontos nas portagens

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, considera “incompreensível” que a A6 (Autoestrada Marateca-Caia), que atravessa o Alentejo, não esteja incluída na lista das autoestradas que vão beneficiar de uma redução do preço …

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …