Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

Hostelworld.com

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana passada.

A imagem, numa parede em ruínas junto a um dos canais de Veneza, é a de uma criança a pegar num sinalizador rosa na mão – tocha usada para pedir socorro no Mediterrâneo — que imediatamente foi identificada como sendo o estilo do Bansky, mas nada o garantia.

Entretanto, duas fotografias desse mural publicadas esta sexta-feira na conta de Instagram do artista, vieram confirmar a autoria de que já se suspeitava, ainda para mais porque, na mesma altura, foi feita uma performance artística na rua — que criticava o excesso de turismo -, cujo vídeo foi publicado também no Instagram de Bansky há dois dias.

View this post on Instagram

A post shared by Banksy (@banksy) on

Esse vídeo mostrava um homem de cara encoberta a montar uma banca de arte não autorizada na praça central de São Marcos: uma série de nove pinturas a óleo no estilo veneziano de Canaletto, do século XVIII, que, quando colocadas juntas, retratam um enorme navio de cruzeiro cercado por pequenas gôndolas, abrindo caminho pelos canais de Veneza, refere a AFP. A peça, intitulada “Veneza no Petróleo”, parece denunciar o turismo de massas que está a pôr em risco grande parte daquela cidade.

No final do vídeo, o artista, que aparece sentado e encoberto por um chapéu, um casaco e um jornal aberto, e cujo rosto nunca se vê, é abordado pela polícia que o manda desmontar a banca, por falta de autorização, e seguir o seu caminho.

Na sua conta de Instagram, Banksy escreveu: “A montar a minha banca na Bienal de Veneza. Apesar de ser o maior e mais prestigiado evento de arte do mundo, por alguma razão nunca fui convidado.”

A 58.ª Bienal de Arte de Veneza começou no dia 11 de maio e decorre até 24 de novembro, com o tema “Tempos interessantes”, estando a representação portuguesa a cargo da artista plástica Leonor Antunes. A partir de 14 de junho, a Cordoaria Nacional, em Lisboa, acolhe a exposição “Banksy: Genius or Vandal”, que reúne mais de 70 trabalhos do artista, mas que não tem o seu consentimento.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Platini saiu em liberdade depois de muitas horas de interrogatório

O antigo presidente da UEFA Michel Platini saiu esta quarta-feira em liberdade, depois de várias horas a ser ouvido, no âmbito da atribuição da organização do Mundial de futebol de 2022 ao Qatar. ”A custódia é …

Descoberta bactéria que pode ajudar a criar uma vacina para o stress. Estava escondida na terra

Cientistas isolaram um padrão molecular único que pode, um dia, permitir a criação de uma vacina para o stress. Este padrão estava escondida dentro de uma bactéria que vive na terra. O Mycobacterium vaccae é uma …

Cientistas descobrem uma família de partículas imortais

Desafiando as leis que regem o universo da Física, uma equipa de cientistas acaba de descobrir uma família de partículas (quasipartículas) que, em sistemas quânticos, é capaz de se desintegrar e voltar a renascer numa …

A Via Láctea pode já ter colidido com outra galáxia

Astrónomos predizem que a Via Láctea está em rota de colisão com a Andrómeda e teremos apenas uns milhares de milhões de anos para nos prepararmos para esse impacto. Por outro lado, a nossa galáxia pode …

Teegarden B e C. Descobertos mais dois planetas que podem albergar vida

Cientistas de vários países identificaram mais dois planetas que consideram poder albergar vida, com climas temperados, semelhantes à Terra e que podem conter água líquida à superfície. A equipa da universidade alemã de Göttingen utilizou vários …

Ministério Público abre investigação a Juan Guaidó por corrupção

O Ministério Público da Venezuela anunciou a abertura de uma investigação penal contra Juan Guaidó por suspeita de corrupção relacionada com fundos para assistência a cidadãos venezuelanos na Colômbia. O anúncio foi pelo procurador-geral designado pela …

Cientistas descobrem no veneno de escorpião antibiótico contra tuberculose

Químicos no veneno podem combater estirpes resistentes da tuberculose e a bactéria causadora da pneumonia e septicemia. Veneno pode ainda travar o crescimento de células cancerígenas. Cientistas descobriram no veneno de escorpião antibióticos contra a tuberculose …

Câmara de Lisboa já cobrou 17 mil euros por trotinetas mal-estacionadas

A Polícia Municipal de Lisboa cobrou 17.145 euros em coimas por trotinetas mal-estacionadas, entre fevereiro e o início de junho, tendo removido 1.820 veículos do centro da cidade nos últimos cinco meses. "A verificação das infrações …

Berardo mostra-se "incrédulo com falta de memória" de Constâncio

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP) disse, esta terça-feira, que Joe Berardo mentiu no Parlamento sobre alegadas reuniões entre ambos. O empresário, por sua vez, mostra-se "incrédulo com a sua falta de memória". "Tudo isso é …

Marcelo diz que foi "sensato" não incluir pergunta sobre origem étnico-racial no Censos 2021

O Presidente da República considerou que foi uma decisão sensata não incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, face ao debate gerado, embora a ideia fosse boa. "Acho que foi uma …