Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Anuradha Sengupta / Flickr

Cabul, Afeganistão

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou na quinta-feira que os ataques aéreos visavam apoiar as forças de segurança afegãs, sem fornecer mais detalhes, noticiou esta quinta-feira o Independent.

Esta ação ocorre numa altura em tropas norte-americanas deixam o Afeganistão. Nas últimas semanas, a administração do Presidente Joe Biden sofreu uma forte pressão do governo afegão, que se sente abandonado pelos aliados ocidentais em face da ofensiva dos Talibãs, que já controlam 85% do país.

O porta-voz do Talibãs, Zabihullah Mujahid, disse à agência Reuters que os ataques ocorreram na noite de quarta-feira, nos arredores de Kandahar, no sul do país, matando três dos seus combatentes e destruindo dois veículos.

“Confirmamos os ataques aéreos e os condenamos com veemência, é um claro ataque e violação do acordo de Doha, pois não poderiam [os norte-americanos] operar depois de maio”, indicou, referindo-se ao acordo entre os EUA e os Talibãs. “Se realizarem qualquer operação, serão responsáveis ​​pelas consequências”, acrescentou.

Os assessores do ex-Presidente Donald Trump assinaram o acordo de paz de Doha após negociações com o Talibãs. As tropas estrangeiras deveriam deixar o Afeganistão em maio, se o grupo cumprisse com as garantias de segurança, mas Biden estendeu o prazo de retirada para 11 de setembro, em memória ao ataque ao World Trade Center, em 2001.

Esta decisão levou os Talibãs a acelerar a sua campanha militar para preencher rapidamente o vácuo de segurança deixado para trás pelas forças dos EUA e da NATO.

Suhail Shaheen, também porta-voz dos Talibãs, disse à agência Associated Press que o grupo não tem planos para uma investida militar em Cabul. Mas avisou que isso pode vir a acontecer, dadas as armas e equipamentos capturados nos distritos recém ocupados.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …