Afastamento da Rússia das Olimpíadas poderá trazer de volta a… União Soviética

(dr)

Atletas da antiga União Soviética em poster de propaganda de 1956

Uma comissão especial do Comité Olímpico Especial (COI) decidirá se os desportistas russos podem utilizar os símbolos soviéticos nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang de 2018 depois de terem sido proibidos de representar o país.

Depois do afastamento da Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno, cabe à comissão especial do Comité Olímpico Especial decidir se a simbologia soviética poderá ser utilizada durante a competição.

A ideia de usar o hino e a bandeira da União Soviética foi sugerida pelos utilizadores das redes sociais, fruto da indignação por o COI ter proibido os atletas russos de representar o seu país, avança a RT.

No passado dia 5 de dezembro, o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, anunciou que a delegação olímpica russa não poderia participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Por outro lado, o COI determinou que os desportistas “limpos” do país poderão fazer parte da competição de forma individual. Esta decisão do organismo olímpico foi uma tentativa de encontrar um equilíbrio entre castigar Moscovo pela alegada “manipulação sistemática das normas anti-doping” e “proteger os direitos dos atletas limpos”.

Por agora, aos desportistas russos que receberam o convite para participar nas competições não resta outra opção que não seja competir com a bandeira olímpica ao peito.

Além disso, também nas cerimónias de entrega de medalhas os russos não vão ouvir o seu hino, nem vestirão o uniforme nacional.

Enquanto que uma parte dos atletas optou por boicotar os Jogos Olímpicos de Pyeongchang, por considerar as condições humilhantes, outros decidirão competir sob as condições apresentadas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E pena que uma organização como o COI esteja a politizar o desporto. Com o doping do amstrong, os eua também nao deveria ser proibido de participar???

    • Não!!
      E essa comparação é, no mínimo, estúpida!…
      Ao contrário da Rússia, o comité olímpico americano não tinha (que se saiba!), uma equipa “espacial” para dopar os seus atletas.
      Relativamente ao Amstrong, os seus troféus não são dos Jogos Olímpicos e só tem (tinha, pois já a devolveu!) uma medalha olímpica (bronze) – mas foi investigado agência antidoping americana, que concluiu que ele se dopava!!
      Portanto, nada em comum com o que se passou (passa) na Rússia!!

  2. Se os russos actualmente recorrem ao doping para que os seus atletas obtenham melhores resultados imagine-se então quando a URSS existia e que era visível e comentado a forma como certos atletas muitos deles demasiado jovens participavam nas provas, por outro lado vir agora com símbolos de uma coisa já morta e que foi uma humilhação e afronta para vários países seria agora relembrar-lhes um passado que jamais pretenderão reviver, certamente haverá outra solução e se têm e devem ser castigados que o façam sem olharem a compadrios só assim se poderá aprender a lição.

    • A sério? Sabe mesmo o que está a dizer?
      Vá, tire lá as palinhas e informe-se antes de mandar bitaites e passar por ignorante.

RESPONDER

Tancos. Azeredo Lopes teve "exercício perverso" de funções públicas, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP) já terá terminado a acusação do caso de Tancos, na qual sustenta que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes soube de toda a encenação, tendo ainda tentado tirar louros políticos …

Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o …

Eleições na Madeira. A noite em que quem perdeu ganhou e quem ganhou perdeu

Depois de 43 anos de poder absoluto, o PSD perdeu este domingo pela primeira vez a maioria do parlamento da Madeira. O PS, que atingiu um valor histórico na região, também reclamou louros de vitória. …

Jesus "nunca treinou um grande clube da Europa" e "nunca conquistou nada"

O treinador do Grémio, Renato Gaúcho, voltou a criticar Jorge Jesus, dizendo que o técnico português, aos 65 anos, nunca treinou um grande clube na Europa. "O Jorge Jesus ganhou 2/3 títulos portugueses. Saiu de Portugal …

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …

Mourinho confessa que mereceu ser despedido do Manchester United

Depois de ter sido despedido do Manchester United, em dezembro, Mourinho continua sem clube. Contudo, admite que mereceu ser despedido após uma série de maus resultados. Atualmente comentador desportivo na Sky Sports, José Mourinho foi questionado …

PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva. A duas …

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …