Afastamento da Rússia das Olimpíadas poderá trazer de volta a… União Soviética

(dr)

Atletas da antiga União Soviética em poster de propaganda de 1956

Uma comissão especial do Comité Olímpico Especial (COI) decidirá se os desportistas russos podem utilizar os símbolos soviéticos nos Jogos Olímpicos de Pyeongchang de 2018 depois de terem sido proibidos de representar o país.

Depois do afastamento da Rússia dos Jogos Olímpicos de Inverno, cabe à comissão especial do Comité Olímpico Especial decidir se a simbologia soviética poderá ser utilizada durante a competição.

A ideia de usar o hino e a bandeira da União Soviética foi sugerida pelos utilizadores das redes sociais, fruto da indignação por o COI ter proibido os atletas russos de representar o seu país, avança a RT.

No passado dia 5 de dezembro, o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, anunciou que a delegação olímpica russa não poderia participar nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

Por outro lado, o COI determinou que os desportistas “limpos” do país poderão fazer parte da competição de forma individual. Esta decisão do organismo olímpico foi uma tentativa de encontrar um equilíbrio entre castigar Moscovo pela alegada “manipulação sistemática das normas anti-doping” e “proteger os direitos dos atletas limpos”.

Por agora, aos desportistas russos que receberam o convite para participar nas competições não resta outra opção que não seja competir com a bandeira olímpica ao peito.

Além disso, também nas cerimónias de entrega de medalhas os russos não vão ouvir o seu hino, nem vestirão o uniforme nacional.

Enquanto que uma parte dos atletas optou por boicotar os Jogos Olímpicos de Pyeongchang, por considerar as condições humilhantes, outros decidirão competir sob as condições apresentadas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E pena que uma organização como o COI esteja a politizar o desporto. Com o doping do amstrong, os eua também nao deveria ser proibido de participar???

    • Não!!
      E essa comparação é, no mínimo, estúpida!…
      Ao contrário da Rússia, o comité olímpico americano não tinha (que se saiba!), uma equipa “espacial” para dopar os seus atletas.
      Relativamente ao Amstrong, os seus troféus não são dos Jogos Olímpicos e só tem (tinha, pois já a devolveu!) uma medalha olímpica (bronze) – mas foi investigado agência antidoping americana, que concluiu que ele se dopava!!
      Portanto, nada em comum com o que se passou (passa) na Rússia!!

  2. Se os russos actualmente recorrem ao doping para que os seus atletas obtenham melhores resultados imagine-se então quando a URSS existia e que era visível e comentado a forma como certos atletas muitos deles demasiado jovens participavam nas provas, por outro lado vir agora com símbolos de uma coisa já morta e que foi uma humilhação e afronta para vários países seria agora relembrar-lhes um passado que jamais pretenderão reviver, certamente haverá outra solução e se têm e devem ser castigados que o façam sem olharem a compadrios só assim se poderá aprender a lição.

    • A sério? Sabe mesmo o que está a dizer?
      Vá, tire lá as palinhas e informe-se antes de mandar bitaites e passar por ignorante.

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …