Afastadas duas deputadas que acusaram Trudeau de condicionar investigação judicial

Michael Reynolds / EPA

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau

O primeiro-ministro do Canadá afastou duas deputadas do seu partido político depois de estas o acusarem de se intrometer na investigação de um processo-crime envolvendo uma empresa influente.

Jody Wilson-Raybould e Jane Philpott já tinham renunciado aos cargos que ocupavam no gabinete do primeiro-ministro, enquanto ministras da Justiça e da Saúde, alegando preocupações com o caso da SNC-Lavalin. Agora foram expulsas do Partido Liberal de Justin Trudeau, meses antes das eleições gerais no Canadá.

A controvérsia da SNC-Lavalin lançou uma sombra negra sobre a liderança de Trudeau. Andrew Scheer, líder dos conservadores da oposição, disse na terça-feira que o primeiro-ministro traiu a justiça ao remover dois denunciantes da corrupção.

Trudeau falou repetidamente sobre a quebra da confiança entre Wilson-Raybould e Philpott e os membros de sua equipa. “A confiança que existia anteriormente entre essas duas pessoas e a nossa equipa foi quebrada“, disse Trudeau, citado pelo Diário de Notícias. “Se não puderem dizer honestamente que confiam nesta equipa, então não podem fazer parte desta equipa”.

Jane Philpott tem sido voz sobre preocupações com o governo canadiano e deu uma entrevista a uma revista no mês passado em que disse que “há muito mais na história que precisa ser contado”.

Trudeau disse que a sua decisão foi desencadeada pela revelação de que Wilson-Raybould havia secretamente gravado uma conversa que teve com um alto funcionário do Canadá, e que a divulgou publicamente na sexta-feira.

Jody Wilson-Raybould disse que as gravações confirmam a sua afirmação de que os funcionários do governo a pressionaram inadequadamente para proteger a SNC-Lavalin de um processo.

A empresa canadiana é acusada de subornar funcionários na Líbia para ganhar contratos sob o regime de Muammar Kadhafi. A SNC-Lavalin pressionou abertamente para um acordo que permitiria evitar o processo e enfrentar penas ou medidas alternativas, como uma multa.

Wilson-Raybould disse que membros do círculo interno de Trudeau a pressionaram para fechar um acordo e ,quando ela não o fez, foi afastada do seu cargo como ministra da Justiça. Trudeau negou repetidamente que houvesse qualquer irregularidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nasceu o SeeArch, uma espécie de colete salva-vidas para resgates em mar aberto

Se uma pessoa se separar da sua embarcação em mar aberto, permanecer à tona não é o único desafio. Ser visto pelos salvadores é uma missão importante que o novo SeeArch, usável e insuflável, vai …

Há 127 concelhos que vão manter os limites no fim de semana. Saiba quais

Os concelhos que mantém risco muito elevado e extremamente elevado terão de manter até dia 23 deste mês as atuais restrições, incluindo de limitação de circulação ao fim de semana. Houve 27 concelhos que saíram …

Piscina mais profunda do mundo inaugurada na Polónia

Com 45 metros de profundidade, a piscina Deepspot foi recentemente inaugurada na Polónia. Vai servir de zona de treino para mergulhadores, bombeiros e forças armadas. A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada esta semana em …

Mais 6087 novos casos de covid-19 em Portugal. Este é o maior número da semana

Portugal registou este sábado 6087 novos casos e 73 mortes por covid-19. No total, mais de 318 mil pessoas já foram infetadas com o novo coronavírus e 4876 morreram. Nas últimas 24 horas, mais 6165 …

Sedada e com um capuz sobre os olhos, a girafa Asiwa foi resgatada de uma ilha no Quénia

Conservacionistas, autoridades do Governo e membros da comunidade local uniram-se para resgatar oito girafas numa ilha no Quénia. A população de girafas em África tem diminuído nas últimas décadas devido à perda de habitat e à …

Governo mantém restrições. Exceções no Natal, mas no Ano Novo volta a ser proibida a circulação entre concelhos

António Costa falou hoje ao país para anunciar as novas medidas para a quadra festiva. O primeiro-ministro revelou que no Natal as medidas serão aliviadas, como já se esperava, porém voltam a apertar no Ano …

Joe Biden está a planear uma tomada de posse em versão reduzida. Trump pode não marcar presença

A pouco mais de um mês de tomar posse como Presidente dos EUA, Joe Biden anunciou que está a planear reduzir a dimensão da cerimónia para garantir a segurança devido à pandemia. Segundo o Público, Joe …

O Peru enfrenta o maior desafio político desde a ditadura de Fujimori. A responsabilidade está nas mãos de Sagasti

O novo presidente do Peru assumiu o cargo em 17 de novembro em circunstâncias nada desejáveis. O país, que até ao ano passado vinha a ser apontado como um exemplo na área económica, enfrenta agora …

Três anti-histamínicos mostram eficácia a inibir infeção pelo coronavírus

Três medicamentos anti-histamínicos mostraram alguma eficácia a inibir a infeção de células pelo novo coronavírus responsável pela covid-19, segundo os resultados preliminares de um estudo da Universidade da Florida divulgado na sexta-feira. As descobertas sobre os …

"Criminoso, cruel e traiçoeiro”. Sobrinha de Donald Trump diz que tio devia ser preso

A sobrinha do atual Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump, referiu que o tio é “criminoso, cruel e traiçoeiro”, por isso, deveria enfrentar a justiça norte-americana, depois de todos os escândalos que o …