Aeroportos de Lisboa e Faro sem combustível. Aviões podem ficar em terra

Comparsa Fotografia / Flickr

Os Aeroportos de Lisboa e Faro já estão a usar as reservas de emergência, depois da interrupção do fornecimento de combustível por parte das empresas petrolíferas, no seguimento da greve dos motoristas de matérias perigosas. Nas próximas horas, podem ficar mesmo sem combustível, o que afectará os voos.

A ANA – Aeroportos de Portugal anuncia em comunicado que as reservas de emergência de combustível já foram atingidas no Aeroporto de Faro, “estando o fornecimento de combustível suspenso, pelas empresas petrolíferas”, desde segunda-feira à noite.

No Aeroporto de Lisboa, o problema de abastecimento devia começar a sentir-se a partir das 12 horas, de acordo com a ANA.

Não tendo sido assegurados os serviços mínimos, e em função do tempo necessário para a requisição civil [efectuada pelo Governo] ter efeitos práticos, os nossos aeroportos podem ter disrupções de serviço ao nível operacional”, aponta a ANA, frisando que está “a acompanhar a situação em permanência”.

O Governo aprovou, em resolução do Conselho de Ministros na manhã desta terça-feira, uma requisição civil dos motoristas de matérias perigosas que estão em greve. A portaria que efectiva a requisição civil já foi publicada em Diário da República e produz efeitos imediatos até ao dia 15 de Maio.

Em declarações à agência Lusa ao início da manhã, Francisco São Bento, do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), disse que a estrutura sindical previa que ao início da tarde os aeroportos de Lisboa e Faro ficassem sem combustível.

Segundo os dados do Sindicato, ao início da manhã cerca de 40% a 50% dos postos de abastecimento já estavam sem combustível.

Aeroporto do Porto sem problemas

O Aeroporto do Sá Carneiro, no Porto, não enfrenta problemas pelo facto de ser “abastecido por pipeline desde Leça da Palmeira“, como destaca fonte da ANA ao Eco.

Esta circunstância pode tornar-se numa solução para as companhias aéreas que podem optar por ir abastecer ao Aeroporto do Porto, contornando as dificuldades da greve. Nesse sentido, podem também decidir “regressar a Lisboa com os tanques cheios de combustível”, salienta o Eco.

A ANA recomenda aos passagens com voos marcados para os Aeroportos de Lisboa e Faro para se informarem junto das companhias aéreas, lamentando “o transtorno causado” e deixando o desejo de que “a situação seja resolvida com a máxima urgência pelas autoridades competentes”.

A greve nacional dos motoristas de matérias perigosas começou à meia-noite desta segunda-feira e estende-se por tempo indeterminado, com reivindicações do reconhecimento da categoria profissional específica.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se é verdade que os motoristas têm salários de 650€, complementados com outros subsídios que passam ao lado da segurança social e respectivas contribuições, provocando que o valor a receber em caso de doença, desemprego ou reforma seja muito baixo, é de uma grande falha do governo que permite estas fraudes, ou de uma incompetência dos mesmos que raia o ridículo.
    Se é mesmo assim, os motoristas têm toda a razão.
    Infelizmente as greves afectam sempre os que menos culpa têm nos factos que lhe deram origem, é um preço injusto a pagar.
    Isso da requisição civil parece-me uma forma de perpetuar a desonestidade com o apoio do governo.

RESPONDER

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …