Aeroporto de Lisboa tira um milhão de turistas a Portugal por ano

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, disse que o país está a perder cerca de um milhão de turistas todos os anos devido à lotação do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

“Muito provavelmente, à volta de um milhão de turistas por ano. Sabendo o que cada turista gasta e a transversalidade do turismo, imagine-se o impacto que isto tem”, disse Francisco Calheiros em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

Para o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, o aeroporto de Lisboa é “uma pedra no sapato” do país. Calheiros aponta a falta de capacidade da Portela e o facto de estarem a ser recusados a chegada de voos todos os dias por falta de slots – vagas para movimentação de aviões.

Calheiros recorda que o aeroporto “entupido” está a gerar danos negativos na imagem do país e dá o exemplo das filas criadas no controlo de passaportes. A responsabilidade, diz, é do Governo, a quem pede para não “privilegiar determinados interesses corporativos”.

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal mostra-se ainda preocupado com as decisões que ainda faltam tomar. “Se amanhã se vier a descobrir que determinadas aves podem ficar prejudicadas pelo barulho dos aviões ainda vamos fazer mais um estudo de um ano. Isto não é possível”, explicou.

Montijo só deverá chegar em 2022

A solução prevista para o Montijo só deverá chegar em 2022, data que deixa o sector do turismo preocupado. Francisco Calheiros considera que é urgente tomar uma decisão e fazer avançar o projeto.

“De 2002 para 2009 passou-se de 34 para 36 milhões de dormidas. De 2009 para 2017 passou de 36 para 59 milhões. Isto é incomportável, são mais 20 milhões”, sustentou.

Na entrevista, Francisco Calheiros nota que ainda faltam quatro anos para a base aérea do Montijo estar a funcionar como pista complementar do aeroporto da Portela, caso tudo decorra dentro do previsto. Lembrou ainda que o “o Montijo não é o novo aeroporto, é a expansão da Portela”, reiterou.

“Este sítio é gerido por amadores”

Descontente com as longas filas e demoras no aeroporto de Lisboa, um passageiro norte-americano disse, em declarações ao Diário de Notícias, que o aeroporto “é gerido por amadores”, considerando mesmo esta situação uma “anedota”.

“Os habituais 45 minutos de demora para sair do aeroporto, um funcionário a carimbar passaportes de fora da União Europeia, é uma anedota”. “Os passageiros na fila estão a passar-se, é absolutamente inconcebível, duas pessoas sem fazer nada nas chegadas. Este sítio é gerido por amadores“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … o que tira 1.000.000.000 de turistas a Portugal è a ganancia das politicas das organizações das Autarquias lá com a soberba das TAXAS de 1€ ou de 2€ por este andar vão acabar a comer-se uns aos outros.

RESPONDER

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …

A curvatura do espaço-tempo vai ajudar o WFIRST a encontrar exoplanetas

O WFIRST (Wide Field Infrared Survey Telescope) da NASA irá procurar planetas para lá do nosso Sistema Solar na direção do centro da nossa Galáxia, a Via Láctea, onde estão a maioria das estrelas. O …