Aeroporto de Lisboa tira um milhão de turistas a Portugal por ano

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, disse que o país está a perder cerca de um milhão de turistas todos os anos devido à lotação do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

“Muito provavelmente, à volta de um milhão de turistas por ano. Sabendo o que cada turista gasta e a transversalidade do turismo, imagine-se o impacto que isto tem”, disse Francisco Calheiros em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

Para o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, o aeroporto de Lisboa é “uma pedra no sapato” do país. Calheiros aponta a falta de capacidade da Portela e o facto de estarem a ser recusados a chegada de voos todos os dias por falta de slots – vagas para movimentação de aviões.

Calheiros recorda que o aeroporto “entupido” está a gerar danos negativos na imagem do país e dá o exemplo das filas criadas no controlo de passaportes. A responsabilidade, diz, é do Governo, a quem pede para não “privilegiar determinados interesses corporativos”.

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal mostra-se ainda preocupado com as decisões que ainda faltam tomar. “Se amanhã se vier a descobrir que determinadas aves podem ficar prejudicadas pelo barulho dos aviões ainda vamos fazer mais um estudo de um ano. Isto não é possível”, explicou.

Montijo só deverá chegar em 2022

A solução prevista para o Montijo só deverá chegar em 2022, data que deixa o sector do turismo preocupado. Francisco Calheiros considera que é urgente tomar uma decisão e fazer avançar o projeto.

“De 2002 para 2009 passou-se de 34 para 36 milhões de dormidas. De 2009 para 2017 passou de 36 para 59 milhões. Isto é incomportável, são mais 20 milhões”, sustentou.

Na entrevista, Francisco Calheiros nota que ainda faltam quatro anos para a base aérea do Montijo estar a funcionar como pista complementar do aeroporto da Portela, caso tudo decorra dentro do previsto. Lembrou ainda que o “o Montijo não é o novo aeroporto, é a expansão da Portela”, reiterou.

“Este sítio é gerido por amadores”

Descontente com as longas filas e demoras no aeroporto de Lisboa, um passageiro norte-americano disse, em declarações ao Diário de Notícias, que o aeroporto “é gerido por amadores”, considerando mesmo esta situação uma “anedota”.

“Os habituais 45 minutos de demora para sair do aeroporto, um funcionário a carimbar passaportes de fora da União Europeia, é uma anedota”. “Os passageiros na fila estão a passar-se, é absolutamente inconcebível, duas pessoas sem fazer nada nas chegadas. Este sítio é gerido por amadores“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … o que tira 1.000.000.000 de turistas a Portugal è a ganancia das politicas das organizações das Autarquias lá com a soberba das TAXAS de 1€ ou de 2€ por este andar vão acabar a comer-se uns aos outros.

RESPONDER

Nu num cavalo branco e de saltos altos. Retrato de Emiliano Zapata gera indignação no México

Centenas de manifestantes invadiram o Palácio de Belas Artes do México, na passada terça-feira, por causa de um retrato do general Emiliano Zapata (1879-1919), considerado um herói revolucionário no país. A obra, pintada pelo artista …

Felipe VI designa Sánchez como candidato a formar o próximo Governo

O Rei de Espanha designou, esta quarta-feira, em Madrid, o secretário-geral do PSOE e primeiro-ministro em funções como candidato a chefe do próximo Governo, anunciou a presidente do Parlamento. "Sua majestade o Rei [...] comunicou-me a …

No Porto, há um painel publicitário que recicla tanto ar como 230 árvores

O painel publicitário da Volvo, instalado na fachada de um prédio entre a Avenida da Boavista e a Rua 5 de Outubro, no Porto, é mais do que publicidade. A tela ajuda a reciclar o …

Governo recua e deixa cair proposta sobre perda de férias em caso de baixa prolongada

O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse esta quarta-feira o líder da Fesap, …

Marta Temido recusa ser "refém" de Centeno e anuncia maior concentração de Urgências até ao verão de 2020

"Eu nunca me senti refém [de Mário Centeno]. Tenho alguma dificuldade nessa leitura. Este reforço de meios também permitirá injetar mais confiança no sistema e criar respostas. Mas não considero que tenho estado refém do …

IVA da luz. Proposta do Governo foi afastada há um ano porque "não tinha enquadramento legal"

Em 2018, o Bloco de Esquerda apresentou a proposta da taxa reduzida do IVA da luz para um primeiro escalão de consumo. O Governo não fez o pedido a Bruxelas - como fez agora -, …

Nenhum dos treinadores do FC Porto ou Belenenses relatou agressões à PSP

Nem Sérgio Conceição nem Pedro Ribeiro mencionaram uma eventual agressão nas suas declarações à polícia. O treinador portista deverá ser ilibado de qualquer acusação. No domingo, os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e …

Estado não cumpre os requisitos mínimos que criou para os cuidados paliativos

A maioria das equipas de cuidados paliativos do SNS não tem cumprido os requisitos mínimos definidos pelo próprio Estado. Há uma grave falta de profissionais nesta área. Os cuidados paliativos em Portugal têm vindo a regredir …

Rússia diz que pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos

Na sequência da exclusão por quatro anos, anunciada na segunda-feira, a presidente do Parlamento russo sugeriu que o país pode organizar os seus próprios Jogos Olímpicos. A presidente do Parlamento russo, Valentina Matviyenko, afirmou que o …

Israel vai voltar às urnas. É a terceira eleição consecutiva em menos de um ano

Israel vai ter o terceiro ato eleitoral consecutivo em menos de um ano, estancado num bloqueio político e com um primeiro-ministro acusado de corrupção. Ao terminar à meia-noite de quarta-feira o prazo do Parlamento para eleger …