Aeroporto de Lisboa tira um milhão de turistas a Portugal por ano

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros, disse que o país está a perder cerca de um milhão de turistas todos os anos devido à lotação do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

“Muito provavelmente, à volta de um milhão de turistas por ano. Sabendo o que cada turista gasta e a transversalidade do turismo, imagine-se o impacto que isto tem”, disse Francisco Calheiros em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1.

Para o presidente da Confederação do Turismo de Portugal, o aeroporto de Lisboa é “uma pedra no sapato” do país. Calheiros aponta a falta de capacidade da Portela e o facto de estarem a ser recusados a chegada de voos todos os dias por falta de slots – vagas para movimentação de aviões.

Calheiros recorda que o aeroporto “entupido” está a gerar danos negativos na imagem do país e dá o exemplo das filas criadas no controlo de passaportes. A responsabilidade, diz, é do Governo, a quem pede para não “privilegiar determinados interesses corporativos”.

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal mostra-se ainda preocupado com as decisões que ainda faltam tomar. “Se amanhã se vier a descobrir que determinadas aves podem ficar prejudicadas pelo barulho dos aviões ainda vamos fazer mais um estudo de um ano. Isto não é possível”, explicou.

Montijo só deverá chegar em 2022

A solução prevista para o Montijo só deverá chegar em 2022, data que deixa o sector do turismo preocupado. Francisco Calheiros considera que é urgente tomar uma decisão e fazer avançar o projeto.

“De 2002 para 2009 passou-se de 34 para 36 milhões de dormidas. De 2009 para 2017 passou de 36 para 59 milhões. Isto é incomportável, são mais 20 milhões”, sustentou.

Na entrevista, Francisco Calheiros nota que ainda faltam quatro anos para a base aérea do Montijo estar a funcionar como pista complementar do aeroporto da Portela, caso tudo decorra dentro do previsto. Lembrou ainda que o “o Montijo não é o novo aeroporto, é a expansão da Portela”, reiterou.

“Este sítio é gerido por amadores”

Descontente com as longas filas e demoras no aeroporto de Lisboa, um passageiro norte-americano disse, em declarações ao Diário de Notícias, que o aeroporto “é gerido por amadores”, considerando mesmo esta situação uma “anedota”.

“Os habituais 45 minutos de demora para sair do aeroporto, um funcionário a carimbar passaportes de fora da União Europeia, é uma anedota”. “Os passageiros na fila estão a passar-se, é absolutamente inconcebível, duas pessoas sem fazer nada nas chegadas. Este sítio é gerido por amadores“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … o que tira 1.000.000.000 de turistas a Portugal è a ganancia das politicas das organizações das Autarquias lá com a soberba das TAXAS de 1€ ou de 2€ por este andar vão acabar a comer-se uns aos outros.

RESPONDER

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …