Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência.

Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se high altitude long endurance (HALE) unmanned aerial system (UAS) e foi desenvolvido pela Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA.

A aeronave autónoma é movida a energia solar, pesa pouco mais de 80 kg e pode transportar, com segurança, até 7 kg de carga.

O Swift HALE UAS foi desenhado para voar a 70.000 pés (21.336 metros) e oferece 24 horas de operações persistentes e estáveis ​​na atmosfera superior para vigilância comercial e militar, monitorização, comunicações e aplicações de segurança.

“Desenvolvemos um sistema económico de energia a propulsão que pode suportar temperaturas severas, radiação e condições estratosféricas, fornecendo e armazenando energia suficiente para permitir voos de longa duração“, explicou Andrew Streett, vice-presidente de tecnologia da Swift Engineering, citado pelo In The Know.

Em julho, a empresa concluiu o primeiro voo de teste – no Spaceport America, no Novo México -, que permitiu aos engenheiros verificar que a aeronave cumpre todos os requisitos de segurança e design.

A tecnologia já recebeu duas patentes de tecnologia e certificações de aeronavegabilidade da NASA e um Certificado de Autorização da FAA (Administração de Aviação Federal), que dão autorização ao veículo para voar no espaço aéreo comercial.

“As aplicações desta tecnologia conduzirão a uma nova era de aceleração de dados. A Swift é capaz de oferecer o que nenhuma outra empresa do setor pode para o mercado dos Estados Unidos”, disse Rick Heise, presidente e CEO da Swift Engineering.

A Swift Engineering é uma empresa de inovação com uma história de 35 anos de design, engenharia e herança de construção em sistemas inteligentes e veículos avançados, incluindo sistemas autónomos, helicópteros, submarinos, naves espaciais, veículos terrestres, robótica e compostos avançados para defesa militar, saúde, agricultura e aplicações industriais.

Sediada em San Clemente, na Califórnia, a Swift é reconhecida mundialmente pela sua capacidade de trazer inovações disruptivas ao mercado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …