Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência.

Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se high altitude long endurance (HALE) unmanned aerial system (UAS) e foi desenvolvido pela Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA.

A aeronave autónoma é movida a energia solar, pesa pouco mais de 80 kg e pode transportar, com segurança, até 7 kg de carga.

O Swift HALE UAS foi desenhado para voar a 70.000 pés (21.336 metros) e oferece 24 horas de operações persistentes e estáveis ​​na atmosfera superior para vigilância comercial e militar, monitorização, comunicações e aplicações de segurança.

“Desenvolvemos um sistema económico de energia a propulsão que pode suportar temperaturas severas, radiação e condições estratosféricas, fornecendo e armazenando energia suficiente para permitir voos de longa duração“, explicou Andrew Streett, vice-presidente de tecnologia da Swift Engineering, citado pelo In The Know.

Em julho, a empresa concluiu o primeiro voo de teste – no Spaceport America, no Novo México -, que permitiu aos engenheiros verificar que a aeronave cumpre todos os requisitos de segurança e design.

A tecnologia já recebeu duas patentes de tecnologia e certificações de aeronavegabilidade da NASA e um Certificado de Autorização da FAA (Administração de Aviação Federal), que dão autorização ao veículo para voar no espaço aéreo comercial.

“As aplicações desta tecnologia conduzirão a uma nova era de aceleração de dados. A Swift é capaz de oferecer o que nenhuma outra empresa do setor pode para o mercado dos Estados Unidos”, disse Rick Heise, presidente e CEO da Swift Engineering.

A Swift Engineering é uma empresa de inovação com uma história de 35 anos de design, engenharia e herança de construção em sistemas inteligentes e veículos avançados, incluindo sistemas autónomos, helicópteros, submarinos, naves espaciais, veículos terrestres, robótica e compostos avançados para defesa militar, saúde, agricultura e aplicações industriais.

Sediada em San Clemente, na Califórnia, a Swift é reconhecida mundialmente pela sua capacidade de trazer inovações disruptivas ao mercado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …

Parlamento discute propostas para travar preços dos combustíveis e da eletricidade

Os deputados votam esta sexta-feira, no Parlamento, o diploma do Governo para limitar as margens de combustíveis, assim como uma série de outras propostas sobre energia, da responsabilidade de vários partidos. O Governo aprovou em julho, …

Marcelo admite que se "fechou uma página" - mas já deixou recados para o Natal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta quinta-feira que Portugal é visto por outros países europeus como exemplo pela taxa de vacinação e combate à covid-19, mas que este "é um processo …