ADSE perdeu 64 mil beneficiários em três anos

Prefeitura Rio Bonito RJ

O sistema de saúde dos funcionários públicos perdeu 64 mil beneficiários em três anos, mas, apesar da baixa no número de associados, a despesa tem crescido a um ritmo superior ao da receita.

Nos últimos três anos, a ADSE perdeu 64 mil beneficiários, mesmo depois do aumento do número de funcionários públicos. No entanto, avança o Negócios, apesar da perda de beneficiários, a despesa do sistema de saúde dos trabalhadores do Estado tem crescido a um ritmo superior ao da receita, pondo em causa a sustentabilidade do sistema.

Com o crescimento da despesa, volta à discussão o alargamento a novos beneficiários, tema que já se arrasta há dois anos. Esta segunda-feira, o Conselho Geral e de Supervisão volta a discuti-lo, mas, de acordo com João Proença, presidente deste órgão, não há novo parecer sobre esta matéria.

Segundo o jornal, as maiores perdas registam-se ao nível dos cônjuges dos beneficiários, diminuição que é reflexo da regra, adotada há dois anos, que impede maridos ou mulheres de estarem inscritos caso tenham algum rendimento, mesmo que seja mínimo. Na altura, esta medida traduziu-se numa perda de 20 mil pessoas.

Uma das hipóteses que tem vindo a ser discutida é a inscrição de cerca de 100 mil funcionários do Estado com contrato individual de trabalho. Segundo Eugénio Rosa, um dos membros do CGS, “o Conselho Diretivo tem todo o apoio, devia avançar já”.

Os dados já disponíveis, mas ainda provisórios, apontam para um aumento da despesa da ADSE. Numa perspetiva de tesouraria, o excedente da ADSE está a diminuir, tendo caído para 58 milhões no último ano.

Carlos Liberato Baptista, presidente da ADSE, alertou há duas semanas para a possibilidade de este saldo desaparecer caso não sejam aprovadas as novas tabelas de preços a aplicar aos privados.

O jornal aponta para os pagamentos às entidades do regime convencionado (as que têm acordos) mas também do regime livre que subiram 14%, enquanto as receitas de contribuições avançaram 0,6%. Os encargos registados em função da data do ato desaceleraram para 6,63% em 2017.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …