ADSE perdeu 64 mil beneficiários em três anos

Prefeitura Rio Bonito RJ

O sistema de saúde dos funcionários públicos perdeu 64 mil beneficiários em três anos, mas, apesar da baixa no número de associados, a despesa tem crescido a um ritmo superior ao da receita.

Nos últimos três anos, a ADSE perdeu 64 mil beneficiários, mesmo depois do aumento do número de funcionários públicos. No entanto, avança o Negócios, apesar da perda de beneficiários, a despesa do sistema de saúde dos trabalhadores do Estado tem crescido a um ritmo superior ao da receita, pondo em causa a sustentabilidade do sistema.

Com o crescimento da despesa, volta à discussão o alargamento a novos beneficiários, tema que já se arrasta há dois anos. Esta segunda-feira, o Conselho Geral e de Supervisão volta a discuti-lo, mas, de acordo com João Proença, presidente deste órgão, não há novo parecer sobre esta matéria.

Segundo o jornal, as maiores perdas registam-se ao nível dos cônjuges dos beneficiários, diminuição que é reflexo da regra, adotada há dois anos, que impede maridos ou mulheres de estarem inscritos caso tenham algum rendimento, mesmo que seja mínimo. Na altura, esta medida traduziu-se numa perda de 20 mil pessoas.

Uma das hipóteses que tem vindo a ser discutida é a inscrição de cerca de 100 mil funcionários do Estado com contrato individual de trabalho. Segundo Eugénio Rosa, um dos membros do CGS, “o Conselho Diretivo tem todo o apoio, devia avançar já”.

Os dados já disponíveis, mas ainda provisórios, apontam para um aumento da despesa da ADSE. Numa perspetiva de tesouraria, o excedente da ADSE está a diminuir, tendo caído para 58 milhões no último ano.

Carlos Liberato Baptista, presidente da ADSE, alertou há duas semanas para a possibilidade de este saldo desaparecer caso não sejam aprovadas as novas tabelas de preços a aplicar aos privados.

O jornal aponta para os pagamentos às entidades do regime convencionado (as que têm acordos) mas também do regime livre que subiram 14%, enquanto as receitas de contribuições avançaram 0,6%. Os encargos registados em função da data do ato desaceleraram para 6,63% em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catalunha. Manifestações provocam 199 detidos e 289 polícias feridos numa semana

Quase 200 pessoas foram detidas e 289 agentes da polícia ficaram feridos desde a passada segunda-feira nos protestos na Catalunha contra a sentença que condenou 12 dirigentes políticos catalães, segundo fontes policiais. Desde a passada segunda-feira, …

Quase metade do rendimento das famílias na Grande Lisboa é para pagar renda

A prestação derivada da compra de uma casa na Área Metropolitana de Lisboa (AML) representa uma taxa de esforço de 28% para as famílias. Contudo, arrendar é ainda mais dispendioso, com as rendas a representarem …

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …

Benfica e FC Porto doam receitas ao Cova da Piedade e Coimbrões

O Benfica e o FC Porto decidiram entregar a sua receita, correspondente à bilheteira e à transmissão televisiva, aos seus adversários da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na semana passada, jogou-se a terceira eliminatória da Taça …

Nova lei de registo dos animais vai levar freguesias a perderem receita

O objetivo da nova lei é criar uma base única de dados nacional de registo dos animais e acaba com a obrigatoriedade da licença para os cães. O presidente da maior freguesia do distrito de Bragança, …

Vem aí um novo ecoponto (e vai ser castanho)

A partir de janeiro de 2024, todos os Estados-membros da União Europeia vão ser obrigados a ter um quarto contentor para a recolha seletiva do lixo. Desta vez, será castanho e passará a estar nas ilhas …

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …