ADSE paga mais de 20% dos gastos dos hospitais privados

Em 2016, a ADSE suportou 20,8% dos gastos correntes dos hospitais do sector privado, de acordo com a mais recente Conta Satélite da Saúde do INE. No entanto, esta percentagem pode ser ainda maior, tal como explica o Jornal de Negócios nesta quarta-feira.

Segundo o diário de economia, as despesas feitas em hospitais em regime de PPP (parceria público-privadas), no mesmo período, entraram para as contas do SNS – ou seja, como um hospital público. Procedendo a um ajustamento, a percentagem saltará para 25,9%.

Depois de quatro anos em que o peso da ADSE na faturação se manteve estável, 2016 trouxe um aumento de cerca de cinco pontos percentuais. Esta subida, nora o Negócios, deverá estar relacionada com o crescimento da rede dos grupos privados, mas também com a política da ADSE de aumentar a sua rede de prestadores convencionados.

Em declarações ao Dinheiro Vivo nesta terça-feira, o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada avançou com dados um pouco diferentes dos da Conta Satélite da Saúde, sem referir fonte ou ano. “A atividade com a ADSE representa cerca de 18% do total dos hospitais privados. Tratamos cerca de 4 milhões de cidadãos por ano, dos quais cerca de 800 mil são beneficiários da ADSE”, disse Óscar Gaspar.

Em 2017, o grupo Luz Saúde foi o consórcio privado que mais dependeu da ADSE, com o subsistema a gerar 22,5% da sua faturação. Seguiu-se o grupo José de Mello, com 12,9% da sua faturação a ter origem na ADSE. Importa frisar que estes foram os dois grupos já anunciaram a intenção de acabar com os acordos com a ADSE.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …

Descobertos "ingredientes para a vida" em rochas com 3,5 mil milhões de anos

Investigadores descobriram moléculas orgânicas em formações rochosas super antigas na Austrália, revelando o que dizem ser a primeira evidência detalhada dos primeiros ingredientes químicos que poderiam ter sustentado as formas de vida microbianas primitivas da …