Adolescente detido por planear atentado contra o papa

A polícia federal norte-americana, FBI, divulgou que deteve no passado mês de agosto um adolescente de 15 anos que alegadamente planeava um atentado durante a próxima visita de um alto dignitário estrangeiro aos Estados Unidos.

O canal de televisão norte-americano ABC News indicou esta terça-feira que o alvo do ataque seria o papa Francisco, que deverá chegar aos Estados Unidos a 22 de setembro para uma visita de seis dias, ao longo dos quais irá passar por Washington, Nova Iorque e Filadélfia.

O menor, detido em Filadélfia, no nordeste dos EUA, “inspirou-se no grupo extremista Estado Islâmico e procurou realizar um ataque desenvolvido em solo nacional norte-americano”, referiram o FBI e o Departamento de Segurança Interna norte-americanos, num comunicado conjunto divulgado na segunda-feira.

O atentado planeado “implicava vários ataques, armas de fogo, diversos explosivos e visava um dignitário estrangeiro, por ocasião de um evento de grande nível de importância”, precisou a mesma nota informativa conjunta, que não menciona o nome do papa Francisco.

O jovem de 15 anos adquiriu ‘online’ métodos de fabricação de explosivos, bem como divulgou-os posteriormente na Internet, informou ainda a polícia federal norte-americana.

De acordo com o FBI, este caso ilustra a “vulnerabilidade” de uma pequena parte da juventude norte-americana, que é permeável aos conceitos ‘jihadistas’ promovidos pelo grupo radical sunita.

Fontes consultadas pela ABC News indicaram, no entanto, que o nível de perigosidade do adolescente era moderado, observando que a saúde mental do menor era questionável.

Segundo as mesmas fontes, o menor não representava uma ameaça iminente, uma vez que revelava mais intenção do que desejo de ação.

Esta primeira visita do papa Francisco aos Estados Unidos representa um desafio sem precedentes em matéria de segurança para as autoridades norte-americanas.

A visita vai incluir vários momentos ao ar livre e deverá atrair milhões de pessoas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …