Adolescente com 12 mil anos dá pistas sobre origens dos índios americanos

Adrián Afonso / Flickr

-

Uma adolescente que caiu num buraco há mais de 12 mil anos, na península mexicana de Yucatan, está a dar pistas sobre as origens dos primeiros nativos americanos, anunciaram investigadores esta quinta-feira.

Batizada “Naia” pelos investigadores, o seu esqueleto é dos mais antigos e mais bem conservado das Américas.

Os restos mortais de “Naia” foram encontrados em 2007, quando submergiram numa caverna subaquática, juntamente com ossos de tigres de dentes de sabre, preguiças gigantes e ursos das cavernas, cerca de 41 metros abaixo do nível do mar.

Na altura em que “Naia” caiu, há 12 ou 13 mil anos, a área, denominada Hoyo Negro, era seca e estava acima do solo.

O descongelamento de glaciares fez com que o nível da água do mar aumentasse e cobrisse o poço de água durante os últimos oito mil anos.

A rapariga tinha 15 ou 16 anos e terá caído naquilo que lhe pareceu um furo de água, tal como aos animais que tiveram o mesmo destino.

A pélvis de “Naia” ter-se-á partido no impacto, o que sugere que teve uma morte rápida após a queda, de acordo com o arqueologista e antropologista forense Jim Chatters.

O crânio mostra que “Naia” tinha um rosto estreito e pequeno, olhos grandes, uma testa proeminente e dentes projetados para fora.

A sua aparência era “quase o oposto da dos nativos americanos”, afirmou Jim Chatters aos jornalistas.

No entanto, um marcador genético encontrado numa costela e num dente, demonstram que a herança genética de “Naia” é a mesma de alguns nativos americanos dos dias de hoje.

O relatório, publicado na revista Science, sugere que “Naia” descende de pessoas que migraram da Ásia através do estreito de Bering, por uma zona de terra que era conhecida como Beringia.

“O que este estudo demonstra pela primeira vez é que os paleoamericanos [expressão utilizada para designar os primeiros povos que habitaram o continente americano], com aqueles traços distintivos, podem estar também ligados à mesma população da Beringia que os nativos americanos contemporâneos”, referiu Deborah Bolnick, professora assistente na Universidade do Texas.

Tal vai contra as teorias defendidas por alguns especialistas que dizem que os nativos americanos descem de pessoas que migraram mais tarde, talvez da Europa, do Sudeste Asiático ou da Austrália.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …

Enfermeira norte-americana matou sete doentes num hospital de veteranos com injeções de insulina

Uma enfermeira num hospital de veteranos norte-americanos matou deliberadamente pelo menos sete doentes com injeções de insulina. A mulher, que admitiu o crime, deverá ser condenada a sete penas de prisão perpétua, mais 20 anos …