Adolescente chinês condenado a prisão perpétua por comprar armas de brincar

CNS

As armas de imitação compradas por Liu Dawei

As armas de imitação compradas por Liu Dawei

Há brincadeiras que nunca se esquecem. Que o diga o jovem Liu Dawei de 18 anos, que comprou 24 réplicas de armas de brincar, e que por causa disso terá que passar o resto da vida na prisão.

Segundo o SCMP, Liu Dawei foi detido em setembro do ano passado, em Quanzhou, na província de Fujian, quando atravessava a alfândega com 24 armas de imitação que tinha comorado em Taiwan.

Liu certamente estaria longe de imaginar que a polícia iria considerar 20 das 24 armas de brincar como sendo armas a sério, o que lhe valeu uma acusação de tráfego de armas e a pesada sentença.

O problema não está no entanto na polícia em si, mas sim na definição do que constitui uma “arma real” na China.

A lei chinesa determina que qualquer arma que dispare um objecto com uma energia de 1.8 j/cm2 seja considerada uma arma a sério.

Basicamente, o equivalente a alguém atirar um feijão contra outra pessoa.

A energia cinética de uma arma, medida em joules por centímetro quadrado, é uma medida da potência com que a arma consegue disparar o seu projéctil.

Este valor é substancialmente mais baixo que o que o valor adoptado por outros países, e mesmo na China, até 2008 esse valor era de 16 j/cm2.

CNS

O jovem Liu Dawei, condenado a prisão perpétua por comprar armas de brincar

O jovem Liu Dawei, condenado a prisão perpétua por comprar armas de brincar

O mais absurdo ainda é que a sentença poderia ter sido a pena de morte, mas o juiz terá tido em consideração a juventude a ausência de antecedentes, tendo comutado a pena para “apenas” prisão perpétua.

O jovem Liu Dawei, que já recorreu da sentença, disse por seu turno que se prontificaria desde já a ser fuzilado com as armas que comprou –  e que se morresse, seria a sua admissão de culpa.

ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bem é um pouco exigente por parte das autoridades. Talvez o ter de fazer trabalho comunitário, já fosse jeitoso. Com prisão perpétua, não volta a prevaricar. Por cá, nem repreendido seria.

  2. Olha lá Sr. Manuel Leite qual foi a parte de “ARMAS DE BRINCAR” que não percebeu? É que nem repreensão alguma se coloca sequer em hipótese e é ridículo pensar o contrário, muito menos fazer trabalho comunitário!
    Aquilo são “armas” de airsoft, ou seja, atiram bolinhas plásticas que nem matam uma barata e tendo em conta que qualquer adolescente em Portugal consegue comprar uma carabina de pressão de ar, ou pior ainda, qualquer CRIANÇA de 12/14 anos consegue comprar uma arma de caça submarina, seria o cúmulo do absurdo ser punido de que forma for por ter uma “arma” de airsoft! E mais alguém próximo à minha família perdeu um olho por causa de uma carabina de pressão de ar quando um rapaz que foi fazer a “brincadeira” de colocar um prego no lugar do chumbinho o prego furou-lhe o olho e ficou a menos de dois centímetros do cérebro.
    Trabalho comunitário por possuir armas de airsoft, valha-nos a nossa senhora do bom senso, é com cada uma …

RESPONDER

Alemães e ingleses recolheram pistas em Portugal para tentar chegar ao corpo de Maddie

Elementos das polícias alemã e inglesas estiveram no nosso país, no final de Setembro, para uma reunião com investigadores portugueses com o intuito de recolher dados sobre Christian Brueckner que é suspeito de ter raptado …

“Retificações especiais e centralizadas”. China quer acabar com "caos" na Internet

A Administração do Ciberespaço da China exigiu esta terça-feira aos fornecedores de serviços móveis do país que executem uma série de “retificações especiais e centralizadas”, face a “preocupações sociais” perante o “caos” na Internet. As oito …

Football Leaks. Advogado admite que podia ter emails relacionados com o Luanda Leaks

O advogado e ex-sócio da PLMJ João Magalhães Ramalho admite que pudesse ter documentos relacionados com o Luanda Leaks e com Isabel dos Santos na sua conta de email, que alegadamente foi pirateada por Rui …

Portugal regista mais 3.299 casos e 28 mortes por covid-19

Portugal contabiliza hoje mais 28 mortes e 3.299 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Nas últimas 24 horas, Portugal conta com mais 3.299 …

Argentina levanta restrições na capital. Rússia regista recorde de mortes diárias e aumenta contenção

A Argentina prorrogou esta semana as medidas para combater a pandemia de covid-19 nas zonas mais afetadas do país, ao mesmo tempo que prossegue a reabertura na capital, onde os casos têm vindo a diminuir. Desde …

Maioria dos portugueses defende Orçamento viabilizado à esquerda (e rejeita demissão do Governo)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e a TSF revela que a maioria dos portugueses - cerca de 60% - defende que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) seja viabilizado com …

Ministro Manuel Heitor já não está infetado com covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior já não está infetado com covid-19, depois de ter recebido, esta segunda-feira, um teste com resultado negativo. De acordo com o semanário Expresso, Manuel Heitor recebeu, ao final …

"Só aumentariam as insuficiências". Médicos respondem a carta aberta da Ordem que pede uso dos privados

Um grupo de médicos respondeu à carta aberta assinada pelo atual bastonário da Ordem dos Médicos e quatro ex-bastonários, que defendem uma maior utilização dos serviços de saúde privados para responder à situação gerada pela …

Ensaio clínico de tratamento com anticorpos cancelado por ineficácia

As autoridades norte-americanas decidiriam cancelar um ensaio clínico de um tratamento experimental com anticorpos que estava a ser administrado a doentes hospitalizados com covid-19, justificando que o medicamente não se revelou eficaz na recuperação dos …

Doentes não-covid vão ser encaminhados para setores privado e social

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde admitiu que a pressão no Serviço Nacional de Saúde vai aumentar e garantiu que os doentes não-covid-19 que vejam consultas, exames ou cirurgias serem desmarcados serão encaminhados para os …