Adolescente chinês condenado a prisão perpétua por comprar armas de brincar

CNS

As armas de imitação compradas por Liu Dawei

As armas de imitação compradas por Liu Dawei

Há brincadeiras que nunca se esquecem. Que o diga o jovem Liu Dawei de 18 anos, que comprou 24 réplicas de armas de brincar, e que por causa disso terá que passar o resto da vida na prisão.

Segundo o SCMP, Liu Dawei foi detido em setembro do ano passado, em Quanzhou, na província de Fujian, quando atravessava a alfândega com 24 armas de imitação que tinha comorado em Taiwan.

Liu certamente estaria longe de imaginar que a polícia iria considerar 20 das 24 armas de brincar como sendo armas a sério, o que lhe valeu uma acusação de tráfego de armas e a pesada sentença.

O problema não está no entanto na polícia em si, mas sim na definição do que constitui uma “arma real” na China.

A lei chinesa determina que qualquer arma que dispare um objecto com uma energia de 1.8 j/cm2 seja considerada uma arma a sério.

Basicamente, o equivalente a alguém atirar um feijão contra outra pessoa.

A energia cinética de uma arma, medida em joules por centímetro quadrado, é uma medida da potência com que a arma consegue disparar o seu projéctil.

Este valor é substancialmente mais baixo que o que o valor adoptado por outros países, e mesmo na China, até 2008 esse valor era de 16 j/cm2.

CNS

O jovem Liu Dawei, condenado a prisão perpétua por comprar armas de brincar

O jovem Liu Dawei, condenado a prisão perpétua por comprar armas de brincar

O mais absurdo ainda é que a sentença poderia ter sido a pena de morte, mas o juiz terá tido em consideração a juventude a ausência de antecedentes, tendo comutado a pena para “apenas” prisão perpétua.

O jovem Liu Dawei, que já recorreu da sentença, disse por seu turno que se prontificaria desde já a ser fuzilado com as armas que comprou –  e que se morresse, seria a sua admissão de culpa.

ZAP / Os Velhotes dos Marretas

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bem é um pouco exigente por parte das autoridades. Talvez o ter de fazer trabalho comunitário, já fosse jeitoso. Com prisão perpétua, não volta a prevaricar. Por cá, nem repreendido seria.

  2. Olha lá Sr. Manuel Leite qual foi a parte de “ARMAS DE BRINCAR” que não percebeu? É que nem repreensão alguma se coloca sequer em hipótese e é ridículo pensar o contrário, muito menos fazer trabalho comunitário!
    Aquilo são “armas” de airsoft, ou seja, atiram bolinhas plásticas que nem matam uma barata e tendo em conta que qualquer adolescente em Portugal consegue comprar uma carabina de pressão de ar, ou pior ainda, qualquer CRIANÇA de 12/14 anos consegue comprar uma arma de caça submarina, seria o cúmulo do absurdo ser punido de que forma for por ter uma “arma” de airsoft! E mais alguém próximo à minha família perdeu um olho por causa de uma carabina de pressão de ar quando um rapaz que foi fazer a “brincadeira” de colocar um prego no lugar do chumbinho o prego furou-lhe o olho e ficou a menos de dois centímetros do cérebro.
    Trabalho comunitário por possuir armas de airsoft, valha-nos a nossa senhora do bom senso, é com cada uma …

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …